EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA

10ª REUNIÃO - MOTIVAÇÃO: "O PROJETO DE DEUS E A CONDIÇÃO HUMANA" 5ª Parte

ROTEIRO

1. CANTO INICIAL
2. INVOCAÇÃO À TRINDADE / ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
3. ORAÇÃO: - Texto - Gn 1, 26-28
- Ler: "Matrimônio e família à luz da Aliança" (a ser distribuído na reunião. Leitura pelo casal coordenador)
- Releitura silenciosa
- Oração espontânea sobre o texto
- Intenções particulares / "AVE MARIA"
4. CO-PARTICIPAÇÃO
Houve modificação em suas vidas depois desse contato mais íntimo com a palavra de DEUS? Quais foram essas mudanças? Se não houve deve ser porque a Palavra não calou fundo no coração de vocês. O que impediu?
5. TEMA DE ESTUDO - "O POVO DA ALIANÇA
De acordo com o texto refletido em casa (conforme tarefa de casa), que nos fala do povo da aliança, de que maneira o seu amor conjugal pode ser vivido como sinal da ALIANÇA? O que mais o tocou nestas reflexões? Houve dúvida? Quais?
6. TAREFA DE CASA
- Pesquisar sobre JESUS: O HOMEM DE NAZARÉ
- Trazer cartazes, figuras, enfim o que acharem interessante, que possa revelar um pouco desse incrível HOMEM DE NAZARÉ. Na próxima reunião faremos um mural sobre ELE, personagem central das nossas próximas reuniões.
7. - AVISOS
8. CANTO
9. ORAÇÃO FINAL
10. LANCHE


Texto 13

MATRIMÔNIO E FAMÍLIA À LUZ DA ALIANÇA

A grandeza do matrimônio e da família não se encontra neles mesmos, mas no fato de se inserirem numa história ampla. Os grandes personagens de Israel não são grandes por si mesmos. Eles são vocacionados, sempre em função do povo. A dignidade das pessoas, dos casais e das famílias pertence exatamente ao fato de serem membros do Povo da Aliança. Fatos pessoais são relativamente secundários tornam-se significativos na medida em que ajudam construir o Reino de Deus, tarefa primordial e comunitária.
Na família do Povo de Deus a felicidade das pessoas e das comunidades só pode ser conseguida como resultado da comunhão por uma causa. É diferente da concepção "família" em que cada um busca a sua felicidade.
No contexto da Aliança o que deve unir a família e empolgá-la é exatamente um plano que ultrapassa e que tem alguma coisa muito especial, que brota da consciência de cada um, pelo fato de estarem contribuindo todos para uma mesma causa. É uma tarefa que aponta para a necessidade de realizar também a partir da família, o seu projeto de participação na construção do Reino de Deus. Cada família com o seu projeto irá fazer o PROJETO MAIOR.
É na tentativa de solucionar os problemas pessoais da família que cada um dará a sua parcela de colaboração para a solução dos problemas maiores. É preciso que se abra o coração aos outros, levando o que se tem de bom e de positivo, para ajudá-los a crescer na fidelidade aos ideais da Aliança que Deus fez com seu povo.