EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA

7ª REUNIÃO: MOTIVAÇÃO "O PROJETO DE DEUS E A CONDIÇÃO HUMANA" 2a Parte

ROTEIRO

1. CANTO INICIAL
2. INVOCAÇÃO À TRINDADE SANTA / ORAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
3. ORAÇÃO: - Texto Ef 4, 17-24
- Meditação comunitária
- Oração espontânea sobre o texto
- Intenções particulares / oração litúrgica
4. COPARTICIPAÇÃO
Como você viveu sua proposta de conversão? (Resposta individual)
5. TEMA DE ESTUDO ("O PROJETO DE DEUS E A CONDIÇÃO HUMANA")
Cada um deve colocar para o grupo, o que mais chamou sua atenção no texto.
6. TAREFA DE CASA
- Ler e refletir a dois, marido e mulher, o texto que receberam hoje: "A BÍBLIA - UMA HISTÓRIA DE AVENTURA ENTRE DEUS E O HOMEM".
- Vocês vão lendo e grifando o que acharem importante e anotem as dúvidas que surgirem, para podermos tira-las na reunião.
- Procurem colocar a Bíblia em lugar de destaque este mês, valorizando-a como palavra de Deus e procurem, na medida do possível fazerem a sua "escuta" a dois ou com os filhos, mesmo que seja cada dia ou cada vez um único versículo, mas que cada um possa manifestar o que Deus lhe quis dizer.
7. AVISOS
8. CANTO
9. ORAÇÃO FINAL
10. LANCHE


Texto 10

A BÍBLIA UMA HISTÓRIA DE AVENTURA ENTRE DEUS E O HOMEM

A Bíblia é o livro da história de Deus e dos homens. De Deus que ouve o clamor de sua criatura e quer salva-la, e do homem, que busca a face de Deus na expectativa da eternidade. Talvez nem se possa dizer que a Bíblia seja mais de Deus que do homem ou vice-versa. Ambas as histórias aparecem nela tão entrelaçadas como alma e corpo.
Sem confundir-se nem separar-se, homem e Deus participam de uma mesma história comum, que chamamos de sagrada e da qual são ao mesmo tempo atores e platéia, porque o homem é criatura de Deus e deus é o Criador do homem.
A história da Bíblia é a escuta de Deus hoje e essa "escuta" deve ser feita com o coração, sentindo-se membro daquele povo com a inteligência, que leva a ter os pés no chão, ao mesmo tempo que vai ao encontro da realidade hoje.
A Bíblia é o ponto de entrada para o conhecimento de Deus. Ela é a Sua Palavra.
Observando a ilustração abaixo percebemos que não podemos ler a Bíblia como uma história que apenas foi vivida, porque Deus nos fala hoje.
O TEXTO é o que se lê. O CONTEXTO é a comunidade de que viveu o que está escrito e descrito. O PRÉ-TEXTO é a realidade da vida de cada um de nós; portanto tudo deve ser colocado na perspectiva da nossa realidade.
BÍBLIA
ESCUTAR DEUS HOJE
CONTEXTO PRÉ-TEXTO
Assim, ler a Bíblia é como ler o jornal: buscamos saber o que está acontecendo, conhecendo a realidade da vida das pessoas, sendo um deles.
A Bíblia não é uma fotografia que se olha, admira, observa, busca detalhes... Não é uma fotografia da realidade, mas uma radiografia, que revela o interior, o oculto, o desconhecido, que busca causas, raízes. Ela revela e quer ser interpretada à luz da fé, buscando o significado dos acontecimentos que o autor quis transmitir.
A Bíblia é como um ovo: vemos o conteúdo se o abrirmos (gema e clara), que é a palavra de deus e a casca, que é a linguagem dos homens daquele tempo...
A Bíblia não é um livro de receitas. Ela tem a memória de um povo, sua experiência religiosa. Nela está escrito tudo o que precisamos saber e pratica, para fazer de nossa história uma história de salvação.
Ela é um conjunto de 73 que foram escritos por muitos autores e em tempos diferentes. Mas antes de ser escrita a Bíblia foi vivida pelo povo. Por ser ela a Palavra de Deus, ela corrige nossos erros e nos forma na justiça. Ela é uma palavra educadora. É a televisão de Deus. Como a TV precisa de energia elétrica para funcionar, a Bíblia precisa de energia do Espírito Santo para iluminar a tela (cada página da Bíblia). Como a Tv precisa de sintonia, para se ler a Bíblia é preciso estar em sintonia com Deus através da oração, do sil6encio, do recolhimento, da entrega, para a verdadeira escuta.
Ela se divide em duas partes: o Antigo Testamento (AT) e o Novo Testamento (NT). O AT foi escrito antes de Cristo e o NT depois de sua vinda a terra. Cada livro da Bíblia está dividido em capítulos e cada capítulo tem os versículos (pequenas frases). O AT conta história do Povo de Deus e o NT continua a narração tendo como figura central o Cristo, que veio fazer cumprir as promessas do AT. A maioria dos textos bíblicos foram escritos em hebraico, havendo também trechos em aramaico e grego.
No Antigo Testamento encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu, para fazer com Ele uma aliança, mostrando qual o projeto de Deus para a humanidade.
Vendo como Israel foi ou não fiel a este projeto e como Deus agiu no meio do povo, poderemos nos aproximar com mais confiança da outra parte da Bíblia: O Novo Testamento, quando Jesus se encarna na história do povo de Israel, assumindo suas tradições, cultura e religião.
Jesus fez do Antigo Testamento a inspiração e a norma de suas palavras e ação: realizar o projeto do Pai.
E foi com a luz do AT que os primeiros cristãos compreenderam o significado da pessoas de Jesus: prometido pelo Pai.
A mesma tarefa de compreender Jesus cabe a nós, para podermos assim continuar a colocar em ação a Palavra de Deus na história, que é uma grande aventura, pois encerra a vida do homem, criado ã imagem e semelhança de Deus.
CONTEÚDO BÍBLICO
No AT temos 46 livros.
Os 5 primeiros formam o Pentateuco. São: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Os livros históricos são divididos em grupos:
I Josué, Juízes, Rute, Samuel I e II, Reis I e II
II Crônicas I e II, Esdras, Neemias
III Tobias, Judite, Éster
IV Macabeus I e II
Os livros poéticos e sapienciais são 7:
• Jó
• Salmos
• Provérbios
• Eclesiastes
• Cânticos dos Cânticos
• Sabedoria
• Eclesiástico
Os livros proféticos são 18:
• Isaías, Jeremias, lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
O primeiro livro é o Gênesis e deve ter sido escrito há 1900 anos antes de cristo.
O Gênesis tem duas partes: Capítulo de 1 a 11 que fala da origem do mundo e da humanidade.
Capítulo 1 e 2: Criação do mundo e do homem por Deus – mostra lugar e a import6ancia do homem e da mulher, dentro do projeto de Deus. Eles são o ponto mais alto, o centro da criação.
Capítulo 3 a 11: História dos homens dominada pelo mal e ao mesmo tempo amparada pela graça. Não se submetendo a deus, o homem rompe a relação consigo mesmo, com o irmão, com a natureza e com a comunidade, reduzindo a história ao caos (dilúvio) e a sociedade a uma confusão (Babel).
Capítulo 12 a 50 que fala da Origem do Povo de Deus. Conta a história dos patriarcas. O Povo será o portador da Aliança entre Deus e a humanidade.

No NT temos 27 livros:
São 4 Evangelhos (que falam da vida de Jesus e seus ensinamentos).
Atos dos Apóstolos que conta a experi6encia deles após a volta de Jesus ao Pai.
13 Epístolas (Cartas) de São Paulo às comunidades cristãs.
01 carta aos Hebreus.
01 Epístola de Tiago, 02 de Pedro, 03 de João e 01 de Judas.
Livro do Apocalipse, que revela simbolicamente a vitória do bem sobre o mal e a vinda gloriosa de Cristo novamente a Terra.
OBS: No AT (tradução hebráica) faltam 7 livros – protestante; grega – católica.