(18/12/2011) APARECIDA ACOLHERÁ O III ENCONTRO NACIONAL DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA EM 2015

É com muita alegria que nós Hermelinda e Arturo - Casal Responsável da Província Sul I, anunciamos a cidade de Aparecida-SP como anfitriã do III Encontro Nacional das ENS.

No último dia 15/12 estivemos em Aparecida, juntamente com Padre Miguel (SCE Super Região Brasil), Sônia&Antonio Carlos (Ex-CRR Leste II), para uma visita a Dom Raymundo Damasceno, Cardeal Arcebispo de Aparecida, e comunicamos a ele a escolha da cidade para sediar este importante evento.

D. Raymundo nos acolheu e sempre com aquela simpatia e carinho pelas ENS, nos deu uma atenção especial. Ficou feliz com a escolha, deu boas vindas e, de imediato, confirmou também sua presença no XI EI de Brasília, agradecendo pelo convite.

Em seguida, fomos visitar as obras do Centro de Convenções acompanhado pelo Sr. Diego Samahá, Coordenador geral de Eventos da Basílica de Aparecida. A estrutura que está sendo montada se mostrou muito adequada para a logística do Encontro.

Uma preocupação que foi colocada na reunião foi deficiência na rede hoteleira, mas o Sr. Diego nos deixou otimistas. Disse que até 2015 teremos boas acomodações e lugares suficientes.


Dom Damasceno com Padre Miguel (SCESRB) e Arturo


CRP Hermelinda e Arturo, Dom Damasceno e Padre Miguel


Sr. Diego com Padre Miguel, Hermelinda e Arturo e Antonio Carlos


Visita ao Centro de Convenções


(18/12/2011) DUAS NOTICIAS DA SUPER REGIÃO BRASIL

Novo casal Ligação Zona América

Nosso coração se enche de alegria ao lhes comunicar o nome do futuro Casal Responsável pela Zona América, a partir de 2012 até 2018: GRAÇA E ROBERTO, em substituição ao casal Sílvia e Chico.
A Super-Região Brasil celebra com júbilo o "SIM" do casal que, mais uma vez, se coloca nas mãos de Deus como servos, a exemplo de Maria.

Novo casal ERI

Comunicamos-lhes com alegria que já foi escolhido e anunciado pelo casal Volpini o nome do casal que animará a ERI de 2012-2018, com a graça de Deus. Foi o casal Tó e Zé, o casal português responsável pelas Equipes Satélites, e com quem tivemos o prazer de trabalhar durante um ano. Ele são muito simpáticos, abertos, acessíveis e, sobretudo, muito comprometidos, disponíveis e apaixonados pelo Movimento. Louvamos a Deus por este casal tão especial!

Rezemos por eles e sua missão!

Com carinho e sempre unidos em oração

Cida e Raimundo


(13/12/2011) CONFRATERNIZAÇÃO DOS CASAIS DAS ENS E OS SEMINARISTAS DA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

“Dois outros sacramentos, a Ordem e o Matrimônio, estão ordenados à salvação de outrem. Se contribui também para a salvação pessoal, é através do serviço aos outros. Conferem uma missão particular na Igreja e servem para a edificação do Povo de Deus”. ( Catecismo da Igreja Católica n. 1534)

Estas foram as palavras que me vieram à lembrança, quando na noite de 02 de dezembro passado, tivemos a realização de uma belíssima e fraterna convivência entre o Sr. Bispo, D. Nelson Westrupp, scj, nossos seminaristas diocesanos e os casais das Equipes de Nossa Senhora dos três setores que compõem o movimento em nossa diocese. Um exemplo concreto da fecundidade desses dois fundamentais sacramentos para o serviço ao próximo e ao Povo de Deus, quando juntos colaboram entre si na busca da mesma finalidade: a santificação da família cristã e através desta, da humanidade.
Cada seminarista foi adotado não apenas para receber um presente de natal, como também ser apadrinhado por uma Equipe que rezará por ele ao longo de todo o ano de 2012. Que benção especial Deus nos concedeu com tal evento, a todos, tanto os seminaristas, como os casais.
Pela iniciativa que surgiu pequenina, apenas em uma equipe de base, e que hoje congrega e envolve os três setores, somos gratos primeiramente a Deus e depois ao casal Ruy e Benita, aos casais responsáveis de cada um dos setores e, por fim, aos casais das Equipes de Base que entenderam a importância de tal gesto pedagógico e profético para o bem futuro, seja do Movimento, seja dos padres diocesanos, e através deles, de toda a nossa querida diocese.
Deus os abençoe e recompense concedendo-lhes generosamente graças e bênçãos. Que possamos solidificar a cada novo ano essa aproximação, conhecimento mútuo e convivência fraterna, o que concretamente vai auxiliando-nos a aprender sempre mais a viver como irmãos e a realizar efetivamente uma Pastoral de Conjunto, ou uma Ação Evangelizadora Orgânica.
Que a Santíssima Virgem, Nossa Senhora de Nazaré, que nos traz o autor da Salvação neste Natal, nos reúna a todos como uma grande e bela família diocesana, deixando assim Jesus Cristo novamente nascer em nossos corações neste Natal.
Um caloroso e fraterno abraço em nome do Seminário Maior Diocesano de Santo André e de todos os nossos seminaristas,

Pe. Ademir Santos de Oliveira
Reitor do Seminário de Teologia
Sacerdote Conselheiro Espiritual de Equipe e de Setor

Santo André, 12 de dezembro de 2011 – Festa de Nossa Senhora de Guadalupe

Presença de Dom Nelson

Visão do salão da Paróquia Santa Maria Goretti - Santo André

MAIS FOTOS


(13/12/2011) NOVOS PADRES EM NOSSA DIOCESE

Com muita alegria, informamos a ordenação de 4 novos padres, que cuja celebração foi realizada na Paróquia São João Batista, Rudge Ramos - São Bernardo do Campo, no dia 10 de dezembro às 9:00 hs, pelas mãos do Bispo Diocesano Dom Nelson Westrupp, scj.

Agradecemos imensamente a presença de todos os equipistas, por testemunharem o chamado de Deus a estes novos pastores.

Padre Felipe - Equipe Nossa Senhora da Esperança - Setor ABC II
Padre Márcio - Equipe Nossa Senhora Imaculada Conceição - Setor ABC II
Padre Deyvid - Equipe Nossa Senhora do Sorriso - Setor ABC III
Padre Rinaldo - Equipe Nossa Senhora da Esperança - Setor ABC III

Parabéns a todos, particulamente por já sairem devidamente "Equipados". Que Nossa Senhora os proteja sempre, para que cuidem de seu rebanho, e que encontrem no nosso movimento, muita amizade, aprendizado, e sinais de muito amor.

Benita e Ruy


(5/12/2011) REUNIÃO DO COLEGIADO DA PROVÍNCIA SUL I

Foi realizado nos dias 3 e 4 de dezembro mais uma reunião do Colegiado da Província, no Centro Missionário José Allamano, no bairro do Mandaqui, São Paulo.

Foram tratados assuntos importantes, entre eles a avaliação do Encontro Provincial, a implementação do EEN (Encontro de equipes novas), andamento do XI Encontro Internacional de Brasília, Partilha das regiões, Pontos de Unidade nos EACREs, momento de formação com Frei Ernane (SCER Capital I).

Tivemos duas celebrações eucarísticas, no sábado com Frei Ernane e no domingo com Dom João Evangelista.


(29/10/2011) ENCONTRO DE CONSELHEIROS ESPIRITUAIS EM SANTOS

Foi realizado hoje, tendo com anfitrião o casal Zulmira e Rollo (CRS Santos B), o encontro de SCE da diocese de Santos.

Foram momentos alegres de partilha e troca de experiências, particulamente neste ano onde falamos tanto sobre Formação, em nosso estudo do tema.

Agradecemos a todos os padres presentes e em particular a Dom Jacyr Bispo da Diocese de Santos. Participantes: Frei Lino, Padre Julio, Padre Eniroque, Padre Marco Rossi, Padre Valfran, Padre Lelis, Padre Alex (SCES Santos B), Padre Isac (SCES Santos A), Padre Ailton (SCER São Paulo Sul I).

Além do anfitrião participaram: Vanessa e Ary (CRS Santos A) com o filho Enzo e dois casais convidados: Edneia e Silvio (Santos A) e Heide e Sebastião (Santos B)

Foram tratados, entre outros, os seguintes assuntos: A função do SCE nas Equipes de Nossa Senhora, a necessidade e apoio por parte do movimento às vocações sacerdotais, o XI Encontro Internacional 2012.

Encerramos com um delicioso almoço

Benita e Ruy


(18/10/2011) TEMA PARA O BALANÇO 2011

Algumas equipes de nossa região realizam a reunião mensal logo no início do mês.

Devido a este fato, estamos disponibilizando as questões do tema para a reunião de balanço.

Excelente reunião a todos, e que o Espírito Santo os conduzam para uma Regra de Vida da Equipe, na direção da santidade conjugal.

TEMA 2011


(23/08/2011) NOVO CASAL RESPONSÁVEL DO SETOR ABC I

Queridos Equipistas,

Gostariamos de comunicar a todos o SIM dado pelo casal Mayte e José Ricardo, para o serviço de CRS do setor ABC I para os próximos 3 anos. Queremos parabenizar o casal, que prontamente atenderam ao chamado e que Deus os ilumine para esta nova missão no movimento.

Gostariamos também de agradecer ao casal Rosinha e Humberto, pela dedicação e empenho nestes últimos três anos. Que o Senhor retribua largamente todo o amor que demonstraram, a Deus e ao movimento.

Benita e Ruy


(23/08/2011) INTEREQUIPES OU EQUIPES MISTAS 2011

Queridos Equipistas,

É com muita alegria que enviamos o Tema de estudo para a Reunião de Interequipes/2011 e respectivas perguntas. Lembrando sempre que os objetivos deste evento é de conhecermos a vivencia de outras equipes buscando assim a unidade no movimento. Desta forma a nossa participação deve representar o pensamento da nossa equipe de base e não o pessoal do casal ou do Sacerdote Conselheiro Espiritual.
Para isto, sugerimos que a equipe se reúna em um momento a parte, para discussão desta resposta em comum.

Normalmente esta reunião segue os mesmos tempos da reunião mensal, ou seja, momento da oração, neste ano o momento da partilha dos pontos concretos de esforço, deverá ser respondida a primeira pergunta do tema. Na co-participação é importante partilhar como a equipe se prepara para a reunião mensal (estudo do tema, respostas, preparatória, pauta antecipada da reunião) e a participação dos casais nas paróquias, no movimento em outras instituições enfatizando o que essas experiências trazem de bom para o crescimento espiritual da equipe.Tenham uma ótima Interequipes e que o Senhor realize maravilhas em vossas vidas.

Perguntas do tema

Texto para estudo

Os casais do setor ABC III, pode consultar na sua página no link Interequipes a lista completa. Confira o seu nome e se tiver dúvidas entre em contato com o CRS Maria José e Adelino


(03/08/2011) FORMAÇÃO COM DOM NELSON WESTRUPP, BISPO DA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

No dia 30 de julho – sábado no Colégio Coração de Jesus, Centro de Santo André, realizou-se a formação que Dom Nelson prepara carinhosamente para os casais das Equipes de Nossa Senhora.

Tivemos a presença também do Padre José Ailton, SCE Regional e dos Padres Nivaldo e Padre Leandro, além do diácono Felipe e de Irmã Maurinéia, secretária episcopal

TEMA: A Palavra de Deus na Família

O nosso pastor, antes de iniciar o tema, fez algumas considerações importantes, sobre a ação de Deus, na missão de evangelizar; comparando-se à um mero instrumento disse: “me vejo como um copo – O que vai matar a sede é a água”.

Entrando no tema, fez afirmações profundas sobre a perfeição; inspiração e infalibilidade da Palavra de Deus. E questionou: quem é a Palavra? – “É o próprio Cristo (o verbo que se fez carne); Deus nos fala por meio de seu filho. Nós devemos manifestá-Lo através das nossas atitudes, pois o mundo se ressente dos testemunhos cristãos – o protagonismo do casal na evangelização é de fundamental importância”.

A Igreja doméstica é o ambiente da alegria, do diálogo e do perdão; do exemplo – é o lugar de transmissão da fé: A família cristã sempre foi a principal fonte de transmissão da fé: desde o ventre da mãe, a criança aprende a “ver a luz”; ter contato com o Criador. “A catequese começa no berço”.

Ninguém substitui o papel do pai e da mãe na formação dos homens e mulheres. Temos que perguntar: Porque o ambiente familiar não suscita envolvimento cristão? Será que compartilhamos com os nossos filhos, o que aprendemos na equipe? Na vida de Igreja? Temos iniciativa de convidá-los para que façam parte das nossas orações diárias? Partilhamos as coisas boas que vivemos? Lembrou que com os filhos, “vale mais o diálogo testemunhal do que o doutrinal”.

Muitos pais já sabem que não basta “nascer bem”. É necessário que o ser se reconheça como pessoa, que ele encontre campo preparado para poder viver sua identidade cristã; daí a importância da casa como Igreja doméstica. A necessidade de estar inserido na comunidade.

Há muitos adolescentes que não podem contar com os seus pais; não encontram nestes, as referências que precisam para crescerem e se formarem. “Falta consciência moral na formação familiar – coragem para Ser sal. Ser luz. Ser fermento...”. O que fazer com a falta de encontros em família? Os pais não se encontram mais com os filhos...nas casas, é cada um com as suas ocupações, seu computador, seus contatos. Advertiu sobre o acesso (sem limite) à internet: “Como é que os pais estão se posicionando nesta questão?”. Há pais omissos, indiferentes... Mesmo aqueles que se dizem religiosos, mostram-se confusos – diante das orientações da Igreja (concordam, até certo ponto) ; fazem interpretações particulares e externam opiniões pessoais equivocadas, demonstrando desconhecimento da doutrina.

Encerrou o primeiro momento de sua palestra recomendando a leitura do texto de Mt. 5, 1-12. Para formar consciências.

Após o intervalo retomou, lendo um trecho, na página 77 do livro Verbum Domini. E questionou: Como casal equipista você é capaz de fazer ressoar a Palavra no coração dos filhos? De transmitir a eles o desejo de querer conhecer o Cristo? Citou um versículo do Dt: “Esta Palavra está aí na sua boca e no seu coração”. Portanto ponhas em prática!

Continuando as considerações sobre o livro, destacou 4 características da Palavra:

a)Revelação – está presente desde o ato criador; “coloca ordem no caos”; faz ressoar...

b)Rosto – uma Palavra sem rosto fica incompleta; o que estava invisível, agora tem rosto, tornou-se um de nós. A Palavra se fez carne. E questionou novamente: Como casal equipista, como eu torno o rosto de Jesus conhecido no meu lar?

c)Casa – a casa da Palavra é a Igreja, nela temos o ensinamento dos Apóstolos. A fração do Pão que alimenta e fortalece nossa caminhada. As orações; o amor fraterno. Novamente, dirigiu-se aos casais: Conseguimos ser sinal vivo da Palavra junto aos nossos filhos?

d)Os Caminhos da Palavra - Ela não pode ficar amarrada; parada; precisa ir... o ser humano tem o desejo de encontrar sentido para a vida e é na Palavra que sai da “casa” e se faz caminho que isto se torna possível – “Eis que virão dias em que mandarei a fome (não a fome de pão) da escuta da Palavra de Deus.

A família deve contar com este caminho eclesial para poder dar conta da sua tarefa de formadora. E concluiu anunciando uma Parábola:

“Encerro esta manhã com vocês, com um arranjo a partir da Parábola do Bom Samaritano: Descia uma família pelas curvas tortuosas na estrada de Jerusalém e Jericó (ou São Paulo para o Rio); num cruzamento, foi assaltada por uma quadrilha que se chamava tempos modernos. Não se sabe porque, tinham raiva da família – os ladrões arrancaram e roubaram o tesouro da fé, que a família possuía como herança a mais de 2 séculos. Depois investiram contra a unidade e indissolubilidade do matrimônio. Não contentes, arrancaram a alegria da fecundidade dos filhos, e por último arrancaram os encontros familiares, revistaram e levaram as virtudes e riquezas, deixando as famílias vazias. Passou por ali, um sociólogo, observou e fez seu relatório, sentenciando – realmente está morta a família. Em seguida veio um religioso e advertiu – você deveria saber se defender, saber se preservar; agora é tarde, não dá mais. Veio também um psicólogo e comentou que a família é castradora, oprime. É bom que morra, assim terá espaço para a liberdade. Por último veio o Bom Samaritano, cuidou, deu-lhes atenção, levou-os a Igreja e apresentou a as ENS, dizendo defendam e cuidem da minha esposa – a Igreja.

Niluzia e Geraldo – ENS Imaculado Conceição

A parábola


(19/06/2011) PRESENÇA DA REGIÃO NA VISITA PASTORAL DA SUPER REGIÃO BRASIL

No dia 4 de junho último, casais de nossa região participaram da Visita Pastoral para a Província Sul I. Foi na cidade de Jundiaí.

Presença marcante do nosso SCER Padre José Ailton, que concelebrou com Padre Miguel, SCESRB.

Após a celebração tivemos um momento muito alegre de convivência.



(05/06/2011) BLOGS DOS SETORES

Queremos informar a todos que já estamos com 5 setores de nossa região com blogs ativos

Setor ABC II - http://enssetorabcii.blogspot.com/
Setor ABC III - http://www.setorabc3.blogspot.com/
Setor Arujá - http://www.enssetoraruja.blogspot.com/
Setor Mogi A -
http://ensmogia.blogspot.com/
Setor Mogi B - http://ensmogib.blogspot.com/

Parabéns a todos pela iniciativa, e contarmos com mais um meio de informação desta comunidade viva de casais.


(30/05/2011) ORDENAÇÃO PRESBITERAL E DIACONAL NA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

Vejam nas notícias da Diocese de Santo André


(25/05/2011) REUNIÃO DO COLEGIADO PROVINCIAL

Nos dias 21 e 22 de Maio, o colegiado Provincial se reuniu no Centro Missionário José Allamo, no bairro do Mandaqui em São Paulo.

Foram discutidos vários assuntos entre eles a preparação para a Visita Pastoral da Super Região Brasil, no mês de Junho, um momento de formação com Dom João Evangelista, momentos de formação em geral: PCE's, Retiro, Sessões de Formação, Equipes Antigas, Equipes Novas,e outros. Foram alegres momentos de convivência e de oração, por meio de duas celebrações eucarísticas.

Foram também apresentados os novos casais Regionais que assumem apartir de Agosto, onde tomarão posse no Encontro do Colegiado Nacional em Itaicy.

Região Capital I - Rachel e Fernando
Região Capital II - Iriane e Vander
Região Leste II - Conceição e Nelson



Colegiado da Província Sul I



(25/05/2011) ENCONTRO DOS SACERDOTES CONSELHEIROS ESPIRITUAIS DA REGIÃO

O dia 20 de Maio será marcado pela presença de 22 padres e seminaristas neste momento importante de nossa região. Todos foram acolhidos pelo colegiado regional: Benita e Ruy - CRR, Padre José Ailton - SCER, Maria José e Adelino - CRS ABC III, Luiza e Sandro - CRS ABC II e Rosinha e Humberto CRS ABC I.

Com a presença de Dom Nelson Westrupp, SCJ, Bispo da Diocese de Santo André, que nos falou sobre seu testemunho como SCE em Santa Catarina, e que conheceu pessoalmente Padre Caffarel, em sua visita ao Brasil, quando esteve em Florianópolis.

Tivemos também a presença de Dom João Evangelista, OSB, que falou sobre a função do SCE nas Equipes de Nossa Senhora. Apartir do qual, se formaram grupos para discussão.

Queremos agradecer a todos que contribuiram para o sucesso deste evento, de uma forma mais direta, e também a todos que oraram para que se fizesse a vontade do Pai.


(13/05/2011) MENSAGEM DO CASAL SUPER REGIÃO BRASIL CIDA E RAIMUNDO - 61 ANOS DE ENS NO BRASIL

Há 61 anos o Senhor vem fazendo em nós equipistas - casais e conselheiros espirituais - verdadeiras maravilhas!

Queridos, convém nunca esquecermos que "Toda história humana, aos olhos da fé, é uma história sagrada, onde aparece o dedo de Deus", segundo o Pe. Melanson. Deus, na sua providência, conduziu o Espírito Santo até nós. E Nancy e Pedro Moncau, casal ungido e inspirado, souberam ler os sinais divinos.

Costumamos dizer que o Espírito Santo foi e continua sendo o protagonista dessa história de amor, um duplo amor: o amor a Deus e ao cônjuge.

Então, queridos, queremos compartilhar com essa fecunda ESR nossa alegria em sermos membros desse santo Movimento, que nos inspira a sermos "buscadores de Deus".

Como guardiães do Carisma Fundador, trabalhemos unidos em oração para que as ENS floresçam mais e mais em nosso Brasil e continuem espalhando seus frutos nos lares.

Que a Virgem Maria nos ajude a sempre "fazer o que Ele mandar!"

Vamos celebrar! Hoje é dia de Festa, dia de Agradecimentos, dia de Louvor, dia de Ação de Graças!

Um beijo no coração!

Cida e Raimundo


(05/05/2011) III PEREGRINAÇÃO DAS FAMILIA À APARECIDA

Você não pode perder este grande momento da Familia
no Santuário Nacional de Aparecida no dia 29/Maio

Participe!


As missas serão celebradas no dia 29 de maio, domingo. Veja abaixo, os horários:

5h30 - Dom Salvador Paruzzo (Bispo de Ourinhos-SP)

8h - Dom João Braz de Aviz (Arcebispo de Brasília- DF)

10h - Dom Orlando Brandes (Arcebispo de Londrina - PR)

12h - Dom Murilo Kriegger (Arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil)

14h - Dom Alfredo Schaffler (Bispo de Parnaíba - PI)

16h - Dom Ceslau Stanula (Bispo de Itabuna - BA)

18h - Dom Odilo Pedro Scherer (Arcebispo de SP)

Mais informações no site da Diocese: http://www.diocesesantoandre.org.br/newsite/?p=2355


(20/03/2011) FORMAÇÃO PARA CASAIS LIGAÇÃO

Foi realizado no dia 19 de Março, na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha em Diadema este evento que contou com a participação de 30 casais, sendo que deste total tivemos também a presença de dois casais do Setor de Arujá e um de Mogi das Cruzes

Iniciou-se com a Celebração Eucarística, seguido do café da manhã.

No auditório, Padre Ademir falou sobre a Carta Apostólica, baseadas nas Cartas de São Paulo, e sobre a resposta do tema de estudo "por escrito"

Em seguida, o casal Monique e Gerard Duchene da Capital, ministrou palestra sobre o papel e a importância do CL. Falou também sobre o retiro de silêncio, que todos os anos promovem. Apresentação.

Foram feitos dois grupos de reflexão, e após a plenária falou o CRR Benita e Ruy sobre a Expansão Sustentada. Falou sobre a necessidade de inicialmente expandir em qualidade, papel fundamental do CL, para depois se pensar em expandir em quantidade.

Foi um muito proveitoso para todos, e agradecemos a todos que colaboram para o sucesso deste evento. Os CRSs ABC I, ABC II e ABC III, o pessoal de apoio da cozinha, a Renata Botaro, que gentilmente se protificou a levar e trazer o casal Monique e Gerard.


(21/02/2011) EACRE 2011

Com muita alegria queremos agradecer a Deus, a realização do EACRE deste ano.

Muitos momentos foram marcantes, deste o seu preparo até a missa de envio no domingo dia 6 de fevereiro.

Abaixo seguem as palestras e flashs:

> Campanha da Fraternidade - Dom Airton - Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes
> Tema do ano - Padre José Ailton - SCER - Texto da palestra
> Reunião dos SCE - Presença de 16 Padres
> Testemunho de serviço e XI Encontro Internacional - Osmarina e Toninho - Apresentação
> Orientações 2011 - Casal Provincial Hermelinda e Arturo - Apresentação e texto
Texto para estudo em 2011 - Ecclesia e Testamento Espiritual
Comunicação - Missionária Lourdes - Apresentação
Testemunho de Sacerdote - Padre Isac - SCE Setor Santos A
Testemunho Padre Caffarel - Casal Conchita e Luiz - Texto
Pontos Concretos de Esforço - ENS Setor Mogi A - Apresentação Teatral
CNSE - Tereza - Coordenadora Nacional - Apresentação
EJNS


Colegiado Regional


(04/02/2011) SCER PADRE AILTON VISITA JOÃO PESSOA - PB

Passando férias no Ceará, para visita a familiares, nosso amigo Padre José Ailton extendeu sua viagem a João Pessoa e encontrou-se com o Casal Comunicação Externa da Super Região Brasil, Jussara e Daniel, onde foi muito bem acolhido, com a alegria contagiante que todos os participantes do nosso EACRE do ano passado conheceram.

Por uma feliz coincidência, no dia 18 de Janeiro, nosso querido casal comemorou seus 24 anos de vida matrimonial e Padre Ailton co-celebrou a missa.

Arquidiocese da Paraiba - Padre Ailton com Daniel da Jussara

Agradecemos imensamente a calorosa recepção ao Padre Ailton, que retornou trazendo sua mensagem de alegria, e somente tecendo elogios.

Que o Senhor continue a fazer maravilhas em suas vidas.

Benita e Ruy


(28/12/2010) ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O ENCONTRO INTERNACIONAL 2012 EM BRASILIA

QUERIDOS CASAIS,

Finalmente abriram-se as inscrições para o XI ENCONTRO INTERNACIONAL DAS ENS. Somente pelo site.

Para fazer a inscrição bastar acessar o site das Equipes de Nossa Senhora no Brasil:

http://www.ens.org.br

Depois de entrar, clicar em: Inscrição para o Encontro Internacional

Ler com bastante atenção, marcar a opção " Li e concordo..." e depois "Iniciar inscrição"

É muito fácil, entretanto não podemos descuidar na inserção de nosso código de equipistas:

EXEMPLO: 05 03 07 01 XXXXX

05 – Província (SUL I)
03– Região (SÃO PAULO SUL I)
07– Setor (ABC III)
01– Equipe
XXXXX - número que identifica o casal(5 DÍGITOS)

Depois de seguir estes passos basta conferir seus dados cadastrais com atenção, confirmar, escolher a melhor opção para pagamento, Gerar o Boleto para pagamento da inscrição, e lógico, efetuar o pagamento em tempo hábil.

As inscrições serão efetivadas após o pagamento da Taxa de Inscrição.

Vamos lá, esperamos vê-los, todos, em Brasília 2012.

Quaisquer dúvidas, estamos a disposição.

Abraços fraternos

Carmem Silvia e João Fernando Baciotti

Casal Responsável pelas inscrições na Provincia Sul I


(20/12/2010) MENSAGEM DO COLEGIADO DA REGIÃO SÃO PAULO SUL I

DESEJAMOS A TODOS OS EQUIPISTAS DO BRASIL E MAIS PARTICULARMENTE A TODOS DA REGIÃO SÃO PAULO SUL I

BOAS FESTAS E UM ABENÇOADO ANO NOVO

Colegiado Regional


(02/12/2010) XI ENCONTRO INTERNACIONAL 2012 - BRASILIA

Queridos irmãos da ESR

Para conhecimento e divulgação, informamos, mediante e-mail de Maria Carla diririgido às Super-Regiões e Regiões ligadas à ERI, que, a partir do dia 1º de dezembro, terça-feira, foi aberto oficialmente o "site internacional" de Brasília.

Carinhosamente e sempre unidos em oração,

Cida e Raimundo

Queridos amigos:

O site internacional de Brasília ( www.brasilia2012.com / www.brasilia2012.com.br ) estará disponível, on line, a partir de 1º de dezembro de 2010.

Pedimos que, no vosso serviço de responsabilidade, consultem este site com frequência para ficarem a par das últimas novidades ligadas ao Encontro.

Nós vos pedimos igualmente para difundirem a todos os equipistas da vossa Super-Região e Regiões a abertura e o endereço do site, porque ele será o lugar "virtual"onde todos os membros das ENS poderão encontrar-se para acompanhar, passo a passo, todas as etapas que nos conduzirão ao XI Encontro Internacional.

Finalmente, pedimos que cada um acompanhe esta caminhada para Brasília, com uma oração contínua a fim de que o Senhor nos guie e ilumine nas decisões a tomar.

Nós vos abraçamos afetuosamente, unidos em oração.

Carlo e Maria Carla - ERI


(02/12/2010) XI ENCONTRO INTERNACIONAL 2012 - BRASILIA - LOGOMARCA

A criação do logotipo do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora inspirou-se na pesca milagrosa no rio Paraíba, quando os pescadores recolheram em sua rede a estátua de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Uma pesca na origem da devoção à Virgem de Aparecida.

A rede de pesca com a imagem de Nossa Senhora Aparecida no alto de Brasília 2012, o local do Encontro, invoca a intercessão da Virgem Aparecida em favor de todos os participantes do Encontro.

A cruz sobre a proa do barco destaca o sinal de Cristo à frente do Movimento das Equipes de Nossa Senhora.

O casal de mãos dadas dentro do barco simboliza a experiência e a vivência da espiritualidade conjugal, uma espiritualidade encarnada na vida quotidiana que conduz os cônjuges a caminhar juntos sustentando-se reciprocamente nas alegrias, nas esperanças e nas dificuldades da vida.

O barco quer dar um outro sentido: os cônjuges que “navegam juntos” na vida, que trabalham juntos na busca da espiritualidade, na missão e no serviço à Igreja e ao mundo. Nós estamos acostumados a pensar no caminho de um casal e então nós retomamos frequentemente um casal em marcha, na montanha. Mas também o barco é rico de símbolos. Ele desliza sobre um mar calmo, que faz ondas ou se agita, ele é um ponto de apoio ao qual se agarrar. O barco, assim como a vida, movimenta-se num mar que acolhe, que lança à frente, no qual é preciso se empenhar para flutuar num mar rico de variadas experiências, de adversidade, de dificuldade, de tentações, mas também de fartura, de abundante colheita de dons e de frutos.

A rede de pesca quer representar o mundo inteiro, onde nós todos somos chamados a viver partilhando as necessidades, as urgências, os projetos de uns e de outros, sem nenhuma diferença, pelo único fato de pertencer à humanidade, amada e salva por Deus.

O zero de 2012 é formado pelo entrelaçamento de duas alianças para simbolizar o sacramento do matrimônio, a união do casal que se funda no amor de Deus.

As cores verde, amarela e branca que formam a rede são uma referência às cores do Brasil, país que acolherá o XI Encontro Internacional das ENS.

Enfim, a parte inferior apresenta o logotipo oficial das ENS, no formato de um peixe; ele representa a “internacionalidade do Movimento que se reúne como comunidade ao redor do Cristo.


(11/11/2010) ENCONTRO PROVINCIAL - PROVINCIA SUL I

Realizou-se nos dias 05,06 e 07 de novembro, no Centro Pastoral SANTA FÉ ,o nosso encontro da Província São Paulo Sul I.

A coordenação do encontro esteve sob a responsabilidade do Casal Provincial Hermelinda e Arturo e do Sacerdote Conselheiro da Provincial Padre José Roberto Palau. sempre auxiliados pelos casais Responsáveis das Regiões. Participaram também, os casais responsáveis das 08 Regiões e 54 casais Responsáveis de Setores e de 21Conselheiros Espirituais e 02 Diáconos permanentes.

Estivemos num clima de ORAÇÃO, FORMAÇÃO E TROCA DE EXPERIENCIAS absorvendo as orientações do Casal Provincial para o ano de 2011.

LEMA :” SEDE POIS IMITADORES DE DEUS COMO FILHOS AMADOS’

TEMA-“ FORMAÇÃO PARA AMAR E SERVIR COMO JESUS”.

A principal orientação é : FORMAÇÃO...

NOSSA RESPONSABILIDADE É FORMAR UM POVO , NÃO INDIVIDUOS.

NÃO BASTA RECEBER OS ENSINAMENTOS É NECESSARIO AGIR.

AÇÕES

1- Formação de Equipes
2- Acentuar o pré-eacre
3- Proporcionar momentos de formação
4- Estudar os documentos da Igreja
5- Revitalização da reunião da Equipe
6- Combater a rotina

As ENS é um movimento VIVO é sendo um movimento VIVO que está em construção a cada dia, graças a ação de cada um de seus membros.
PADRE José Roberto Pallau , dentro do seus ensinamentos salientou:

Nós pertencentes as ENS , temos que ter identidade CRISTÃ.

- Cristão e o outro Cristo para o mundo.
- O espaço para Cristo em nosso coração depende de nós.
- Humildade e o caminho de Deus.
- Somos o que rezamos.
- Maria caminho que nos conduz a Jesus.
- Sem disciplina nada feito.

Um marcante do Provincial foi a entrevista gravada em vídeo com a D.Nancy, que com sua sabedoria e vivência nos relatou todos os momentos do movimento no Brasil.

Foi realizada a cerimônia de posse dos novos CRS, e de nossa região estavam: Luiza e Sandro (ABC II), Márcia e Agnaldo (Arujá), Cláudia e Lourival (Mogi A) e Helena e Ciro (Mogi B)

Em 2012 teremos a XI Encontro Internacional no Brasil e a cidade escolhida foi Brasília. A comissão organizadora estima num comparecimento de 10.000 mil equipistas. Vamos nos preparar para estarmos lá.

No domingo tivemos o testemunho muito emocionante do Padre Anderson (Paróquia de Campo Limpo - SP), de como a sua vida e o seu crescimento está marcada por influência do movimento das ENS, tanto como sacerdote e como pessoa.

E num clima de muito amor tivemos na Capela ,a cerimônia do ENVIO, com a homilia dirigida por Dom João, que como Jesus enviou os seus apóstolos para pregarem, nós também apóstolos de hoje, saímos confiantes e felizes para levar a Palavra de Jesus.

Zulmira e Rollo - CRS Santos B

Fotos do evento


(23/10/2010) A REGIÃO SÃO PAULO SUL I REALIZA O 2º ENCONTRO DA COMUNICAÇÃO

Com o objetivo de partilhar experiências entre os casais no sentido de melhorar a comunicação, tanto interna, como externamente, no movimento das ENS e trocar experiências sobre as novas tecnologias e as consequências de seu uso. O local foi o salão do Mensageiro de Santo Antonio, em Santo André, no período da manhã.

Tivemos a participação de 85 pessoas de nossa região e também de dois casais da Região Leste II, inclusive o ser CRR Sônia e Antonio Carlos. Foram abordados temas como: A comunicação no movimento das ENS, A carta mensal, O Boletim Informativo dos Setores, O site, a Internet, as Mídias Sociais, A ética na Internet, A comunicação e a Igreja.

Na primeira parte foi feita uma explanação pelo CRR Benita e Ruy sobre a comunicação no movimento das ENS e do insubstituivel elo existente entre os casais, através do contato pessoal. Desde a reunião de equipe, passando pelo CRE, pelo CL, pelo CRS e assim por diante nos diversos níveis.

Assistimos a uma mensagem do Casal Comunicação Externa da Super Região Brasil, Jussara e Daniel, que diretamente de João Pessoa, nos passou uma mensagem de congratulações pela realização do Encontro e de incentivo para que como equipistas, anunciemos a Boa Nova em todos os lugares que estivermos presentes, inclusive no mundo virtual.

Passamos para o momento de partilha sobre como cada setor trata da questão do Boletim informativo: Grupo de trabalho, Envio de matérias, Seleção da matérias, Diagramação, Impressão, Distribuição, Recursos financeiros. Ao final foi salientado a importância deste serviço no setor, e foi feito um agradecimentos a todos os casais, que além de seus compromissos com a sua equipe de base, se dedicam a este serviço com muito a amor, dedicação e esforço, afinal a grande maioria não é profissional nesta área e todo o trabalho é feito com espírito de doação.

Na segunda parte foi mostrado os resultados da pesquisa feita na região sobre este assunto e a frequência com que os casais equipistas tem contato com os meios de comunicação: TV, Rádio, Carta Mensal, Boletim Informativo, Site, E-mail, Redes Sociais, mostrando que as novas tecnologias ainda não atingem a totalidade dos participantes do movimento. Comentou-se sobre o objetivo/proposta de que cada setor criasse e alimentasse um blog, para que fosse linkado com o site da Região. Comentou-se sobre a praticidade do uso do e-mail, mas foi salientado que não deve ser o único caminho, justamente para se evitar a exclusão digital. Durante a explanação tivemos a colaboração de dois convidados que são da área de TI (Tecnologia da Informação), para assessoria e eventuais dúvidas. O Marcelo e Roberto que participam da Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Paraiso de Santo André.

Na terceira parte, foi convidada a Missionária Lourdes, jornalista e responsável pela revista O Milite, da Milicia da Imaculada, para falar sobre a ética e processo de evangelização, através dos meios digitais, tão solicitada pela nossa Igreja, através do Papa Bento XVI. Por meio de uma linguagem clara e direta, nos fez refletir sobre como as novas tecnologias estão cada vez mais presentes em nossas vidas, e de forma irreversível. Tomarmos consciência de nosso papel de apóstolos, como equipistas, sendo testemunhas dentro deste novo mundo virtual, que é uma realidade.

Por ser o último evento promovido pela região este ano, para finalizar, foi feita uma homenagem aos Casais Responsáveis de Setor, que vão deixar a este serviço, após 3 anos, no mês que vem: Feliza e Adhemar (Setor Arujá), Célio e Isabel (Setor Mogi A), Carmem e Amauri (Setor Mogi B) e Vilma e Manoel (Setor ABC II). E uma despedida e agradecimento especial também para o Casal Ligação Regional Mônica e Sérgio

Fotos do Encontro

Apresentações utilizadas

Ficha de autorização para publicação de foto no site


(28/9/2010) REGIÃO SÃO PAULO SUL I ACOLHE PROVÍNCIA PARA A REUNIÃO SEMESTRAL

No dia 25 de setembro foi realizada reunião da Provincia Sul I no Espaço Mirassol, na cidade de Santo André.
Foram momentos importantes para a definições sobre o Encontro Provincial em Novembro e as prioridades para 2011.
Tivemos na hora do almoço a alegre compania de Dom Nelson Westrupp, scj Bispo da Diocese de Santo André e da secretária episcopal Irmã Maurinéia.
Acompanho-nos também o Padre Jose Airton SCER e os seminaristas Leandro e Rinaldo.

Após a reunião todos se dirigiram para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde fomos recebidos pelo Padre Renatinho, para a celebração em comemoração dos 35 anos de movimento no ABC.

 


(13/9/2010) FORMAÇÃO DE CASAL PILOTO EM SANTOS

Foi realizado no dia 11 de Setembro, com inicio as 07.00hs da manhã até as 13:00 horas no auditorio do Colegio Liceu Santista , à Av. Francisco Glicerio 642, na cidade de Santos, com a participação de 21 casais, incluindo um casal da cidade de Mogi das Cruzes.

Evento
Fotos
Download da Apresentação


(31/8/2010) ENCONTRO DO COLEGIADO NACIONAL

Foi realizado nos dias 20, 21 e 22 de Agosto, no Centro Pastoral Santa Fé, no Bairro de Perus, São Paulo

Organizado pela Equipe da Super-Região Brasil, e participação de 49 casais regionais e 33 Sacerdotes representando as Regiões.

Foram momentos de oração, aprendizado, convivência, com o lançamento do tema de 2011 - Formação para amar e servir como Jesus e o Lema "Sede pois, imitadores de Deus como filhos amados" (Ef 5.1), e também do Encontro Internacional de 2012 em Brasilia.

As palestras foram proferidas pelos casais e sacerdotes: Cida e Raimundo (Orientações para 2011), Padre Miguel (Tema de Estudo), Graça e Roberto (XI Encontro Internacional), Silvia e Chico (Zona America), Padre Mario (Testemunho de SCE) e Nilza e Nivaldo (Testemunho de casal)

Fotos do Evento


(3/8/2010) SESSÃO DE FORMAÇÃO COM DOM NELSON WESTRUPP

Queremos agradecer ao nosso querido Bispo Dom Nelson, pelo carinho e atenção e pelas palavras iluminadas, mais uma vez na manhã de formação, aos casais das ENS do ABC I ABC II e ABC III, onde o tema foi: Discipulado no Casal.

Sabemos que o amor do casal deve ser enxertado no amor de Deus; mas muitas vezes esquecemos e não deixamos Deus vir para o nosso meio.

Sabemos que somos instrumentos, copos da graça do amor de Deus; mas muitas vezes somos copos frágeis demais, para passar adiante esta graça.

Sabemos que não podemos julgar uns aos outros, mesmo assim, por muitas vezes, não permitimos que o amor floresça, pois o veneno que há em nós, deixa-nos cegos para o julgamento.

Sabemos que o amor é decisão e não sentimentos, mas infelizmente muitas vezes deixamos que o sentimento domine o nosso ser.

Com tanta essa riqueza, recebida nesta formação, que possamos espremer cada vez mais forte nosso coração e tirar dele a cada dia mais amor.

Quem não esteve presente; não aproveitou deste momento, de crescimento e fortalecimento no ser e no casal.

Com todo nosso Carinho
Vilma e Manoel
Setor ABC II

Texto lido na parte final


(3/8/2010) NOSSA REGIÃO NO ENCONTRO NACIONAL EJNS

Foi realizado nos dias 22 á 25 de Julho em Mariápolis - SP com a participação dos jovens equipistas de Santo André

Se reuniram mais de 200 jovens do Brasil inteiro, juntamente com casais acompanhadores, conselheiros Espirituais e quase todos jovens responsáveis nacionais, desde do ínicio das EJNS no Brasil.

Cada momento, cada partilha, interequipe, reflexão e tudo mais que aconteceu foi único, com certeza Deus e Nossa Senhora estava presente conosco todos os dias e em todos os momentos.

Jovens que tinham acabado de se conhecer, mas que já pareciam ser amigos desde a infância. Também tivemos a honra de conhecer nossa fundadora aqui do Brasil, a Cathy, pois através do Espirito Santo, ela foi enviada a nos mostrar este movimento, onde crescemos, em graça e sabedoria. Por isso queridos irmãos equipistas não deixe se desanimar, pois foi através de vocês casais, juntamente com Deus, que nosso movimento pode ser criado, e nós jovens de hoje, seremos os futuros casais de amanhã, para que assim nossos movimentos nunca acabem. Somos fortes quando todos somos um!!! Um grande Abraço e que Maria Santissima sempre nós ilumine

Elquinho
Responsável das EJNS SANTO ANDRÉ


(31/7/2010) NOVOS CASAIS RESPONSÁVEIS DE SETOR

Com alegria anunciamos o nome dos novos CRS, assim como SCES, que tomarão posse no Encontro Provincial em Novembro.

Queremos desejar a todos, muito êxito nesta nova missão, e que o SIM que deram ao serviço a Deus seja largamente recompensado.

Benita e Ruy
CRR


(26/7/2010) TEMA DE ESTUDO PARA A REUNIÃO DE INTEREQUIPES

Segue abaixo o texto base e as perguntas para serem respondidas pelo casal na interequipes.

Perguntas

Texto base


(10/6/2010) Comemoração dos 60 Anos em Aparecida

Em dia de muito sol e calor humano, estiveram em Aparecida, aproximadamente 3000 pessoas das Equipes de Nossa Senhora, encontro
comemorativo e de ação de graças pelos 60 anos do Movimento no Brasil.
A missa foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno e teve a também a presença do nosso CR Super-Região, Cida e Raimundo.
Na homilia, Dom Damasceno, que também é SCE do movimento, ressaltou a importância desta data para o movimento com um marco na sua caminhada e o grande crescimento que o movimento teve no Brasil neste período.
Falou ainda da importância das ENS para os casais e para as familias e também dos PCE, como ferramenta primordial que o movimento oferece aos casais, para ajudar na caminhada e na busca da santidade.
No final, as equipes se reuniram no refeitorio para um lanche.

Bete e Reinaldo
ENS Esperança - Setor ABC III


(04/6/2010) Retiro Setores de Santos

Data: 29 a 31 de outubro 2010
Local: CEFAS
Vagas Limitadas

Reservas:
ENS MÃE DE JESUS: Isabela e Fábio: (13) 32895077
ENS LOURDES: Denise e Ricardo : (13) 32511804


(04/6/2010) Sessão de Formação - Nível l em Santos

Realizou-se hoje da Sessão de Formação Nível I, iniciando às 7:30h com a santa missa e terminoàs 17:00h, no Colégio São José, em Santos.

Foi brilhantemente conduzida por Padre Paulo Renato, de São José dos Campos, Sacerdote Conselheiro Espiritual da Provincia Sul I. Ele nos conduziu a uma viagem imaginária, junto a caminhada do povo de Deus.

Todos os casais sairam muito satistisfeitos, e conscientes que este evento serviu com incentivo para que os casais, com mais tempo, dediquem mais tempos para conhecimento mais aprofundados, da caminhada do povo de Deus e da nossa Igreja.

A coordenação do evento, esteve a cargo dos CRS Vanessa e Ary e Zulmira e Rollo e do CLR Neli e Jonh. Além dos casais de Santos participaram o CRS Maria José e Adelino e Sara e Natal do Setor ABC III.


(20/5/2010) RETIRO PARA VIÚVAS, VIÚVOS E PESSOAS SÓS EM SETEMBRO

Público Alvo:

1 – Viúvas, Viúvos e Pessoas Sós das Comunidades N. Senhora da Esperança.
2 – Viúvas, Viúvos e Pessoas Sós pertencentes à Paróquias e ou conhecidas,parentes, etc
3 – Viúvas e Viúvos das Equipes de Nossa Senhora.

Data: 10, 11 e 12 de setembro de 2010
Local: Centro Pastoral Santa Fé – Via Anhangüera saída 26B (J. Britânia / Retorno)

CUSTO: R$150,00 por pessoa. (quarto para 2 pessoas)
R$240,00 (quarto individual).

Obs.: Pagamento parcelado em (3X), cheque ou dinheiro.

Data limite para inscrição: 20/08/2010
Dirigente Espiritual: Pe. João Zago

Interessados falar com TEREZA (Eq.Nossa Senhora Imaculada Conceição, ABC 3)
Fone (11) 4123-5903 ou e-mail famshoshima@gmail.com


(15/5/2010) Sessão de Formação - Nível l no ABC

Realizou-se hoje da Sessão de Formação Nível I,iniciando às 7:30h com a santa missa e horário previsto para terminar às 17:00h, no Centro Comunitário Padre Capra, em Santo André. Agradecemos muito a acolhida, Padre Jacob e Padre Danilo.

Participaram 40 casais convidados, além dos CRS Rosinha e Humberto (ABC I), Vilma e Manoel (ABC II), Maria José e Adelino (ABC III), e como apoio os casais Sara e Natal e Diomar e Fernando do Setor ABC III e do CRR Benita e Ruy

As palestras foram muito bem conduzidas pelo Padre Gonise e que através de reuniões de grupos, pudemos tirar muitas lições a respeito do ser Cristão e a caminhada do povo de Deus.

História da Salvação
Sacramentos
Igreja e Espiritualidade

Fotos


(28/4/2010) Missão irrenunciável da Igreja também é anunciar Cristo na Internet, diz o Papa Bento XVI

VATICANO, 24 Abr. 10 / 11:22 am (ACI).- Ao receber este meio-dia (hora local) os participantes do congresso nacional "Testemunhas digitais. Rostos e linguagens na era digital", promovido pela Conferência Episcopal Italiana, o Papa Bento XVI ressaltou que a missão irrenunciável da Igreja também é anunciar a Cristo na Internet, mostrando a todos a verdadeira dignidade da pessoa criada Por Deus para que com Ele chegue à sua plenitude.

Ao iniciar seu discurso em italiano, o Santo Padre fez um breve diagnóstico sobre as novas realidades virtuais, em meio das quais "aumentam os perigos de homologação e controle, de relativismo intelectual e moral" e expressou seu desejo de que este congresso aponte a "reconhecer os rostos, supere essas dinâmicas coletivas que podem fazer desaparecer a percepção da profundidade das pessoas e ficar em sua superfície: quando isto acontece, convertem-se em corpos sem alma, objetos de mudança e de consumo".

Ao falar logo do caminho de humanização, Bento XVI recordou sua encíclica Caritas in veritate na que assinala a necessidade de que os meios estejam centrados em "a promoção da dignidade das pessoas e os povos, estejam animados pela caridade e postos ao serviço da verdade, do bem e da fraternidade natural e sobrenatural".

"Somente com tais condições a passagem de época que estamos atravessando pode revelar-se rica e fecunda de novas oportunidades. Sem temor queremos entrar no mar digital, confrontando a navegação aberta com a mesma paixão que há dois mil anos governa a barco da Igreja. Mais que os recursos técnicos, que são necessários, queremos nos qualificar habitando também este universo com um coração crente, que contribua a dar uma alma ao ininterrupto fluxo comunicativo da rede".

Esta, continuou o Papa, "é nossa missão, a missão irrenunciável da Igreja: a tarefa de todo crente que obra nos meios é a de ‘aplainar o caminho a novos encontros, assegurando sempre a qualidade do contato humano e a atenção às pessoas e suas verdadeiras necessidades espirituais, oferecendo aos homens que vivem este tempo ‘digital’ os sinais necessários para reconhecer o Senhor’".

"Queridos amigos, também na rede estamos chamados a colocar-nos como ‘animadores de comunidades’, atentos a ‘preparar caminhos que conduzam à Palavra de Deus’ e a expressar uma particular sensibilidade para quantos ‘estão desesperançados e têm no coração desejos de absoluto e de verdade não esgotados’. A rede poderá assim converter-se em uma espécie de ‘pórtico dos gentis’ aonde se ‘faça espaço também para quem Deus é ainda um desconhecido’".

Depois de animar o trabalho dos meios católicos na Itália, o Santo Padre exortou a "todos os profissionais da comunicação a não deixarem de nutrir-se no próprio coração daquela sã paixão pelo homem que se converte em tensão assim como a aproximar-se sempre mais a suas linguagens e a seu verdadeiro rosto. Ajudar-nos-á nesta tarefa uma sólida preparação teológica e sobre tudo uma profunda e alegre paixão por Deus, alimentada no contínuo diálogo com o Senhor".

Ao finalizar, Bento XVI alentou a todos a "percorrerem, animados pela coragem do Espírito Santo, os caminhos do continente digital. Nossa confiança não está posta acriticamente em algum instrumento da técnica. Nossa força está no ser Igreja, comunidade crente, capaz de testemunhar a todos a perene novidade do Ressuscitado, com uma vida que floresce em plenitude na medida em que se abre, entra em relação, doa-se com gratuidade".

 


ABC (23/4/2010) FOI REALIZADO O MUTIRÃO NO SETOR ABC II

Acessem o link Diocese de Santo André


ABC (19/4/2010) ACONTECEU O RETIRO NO SETOR ABC I

Acessem o link Diocese de Santo André


(11/4/2010) Sessão de Formação - Nível l em Mogi das Cruzes

Realizou-se da Sessão de Formação Nível I, no dia 10 de abril (sábado), iniciando às 7:00h com a santa missa e horário previsto para terminar às 17:00h, no Instituto Anna de Moura

Participaram 35 casais convidados, além dos CRS Isabel e Célio (Mogi A), Carmem e Amauri (Mogi B), Feliza e Adhemar (Arujá), do CLR Mônica e Sérgio e do CRR Benita e Ruy

As palestras foram muito bem conduzidas pelo Padre Ilário e que através de reuniões de grupos, pudemos tirar muitas lições a respeito do ser Cristão e a caminhada do povo de Deus.

Foi a primeira experiência, na realização deste tipo de evento, por Diocese.


(16/3/2010) Ônibus para a peregrinação à Aparecida dia 22 de Maio - Aniversário de 60 anos das ENS no Brasil

Acessem o link Diocese de Santo André

(14/3/2010) REUNIÃO DA PROVINCIA SUL I

Nos dias 13 e 14, a Provincia Sul I esteve reunida na cidade de Jundiaí, na Casa de Encontros São Carlos.
Teve como casal animador o CRR Cidinha e Vail, e foram tratados vários assuntos como: Avaliação dos EACREs, Expansão Sustentada, Peregrinação Nacional à Aparecida no dia 22 de Maio além de momentos de formação sobre a Responsabilidade do CRR e sobre liturgia, muito bem repassada pelo Padre Paulo Renato, Sacerdote Conselheiro Espiritual da Província


(6/3/2010) DDA

Foi realizado no dia 6 de Março, em Mogi das Cruzes, do DDA (Dia de Aprofundamento), destinado aos Casais Ligação e demais Casais Convidados a Serviços do Setor.

Local: CENTRO ANA MOURA - TEL.:(11) 4727-4122
Endereço: Rua Vasco Cinquini, 53 - Jardim Aeroporto I - Mogi das Cruzes - SP
Horário: das 8:30 às 15:30 horas

Palestras:
Tema do ano - SCER Padre José Ailton - Texto completo
Orientações gerais para a Região: Formação, Expansão Sustentada e Comunicação - CRR e CLRs

Responsabilidade nas ENS e Cristã - Dom Airton
Reunião de grupos para troca de experiências
Dever de sentar-se relativo ao serviço CRS


(28/2/2010) MAIS EACRE 2010

Vejam a reportagem do dia 7/2/2010 sobre o EACRE, pois acrescentamos o roteiro da palestra do Padre Flavio Cavalca e também a letra do Forró do Mutirão (Jussara e Daniel)


(7/2/2010) EACRE 2010

Nos dias 6 e 7 de fevereiro no Centro Pastoral Santa Fé, realizou-se o EACRE de nossa região.

Foram momentos fortes de oração, partilha, alegria e testemunho dos casais cuja missão de fé, é de levar os casais da sua equipe de base a uma busca maior de Deus para o ano de 2010

Palestras:

Tema do Ano - Padre Flavio Cavalca Castro - Roteiro da Palestra
Orientações 2010 - CP Hermelinda e Arturo
Painel 60 anos das ENS no Brasil - Maria Alice e Ivahy, Maria Helena e Orlando, Eunice e Sidnei, Osmarina e Toninho, Ruth e Luis Walter (Todos Ex- CRR)
Planejamento para a Região - Benita e Ruy
Comunicação ENS - Casal Responsável pela Comunicação Externa Super Região Jussara e Daniel (João Pessoa - PB) - Forró do Mutirão
Conjugalidade - Maria José e Adelino (ABC III)
Dever de Sentar-se - Zulmira e Rollo (Santos B)
Campanha da Fraternidade - Dom Airton - Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes

Animação:
Carmem e Amauri (Setor Mogi B)
Eva e Anivaldo (Setor ABC I)

Canto: Marcia e Agnaldo (Setor Arujá)

Imagens do eacre


(05/12/2009) LOGOMARCA DOS 60 ANOS DAS ENS NO BRASIL

Foi apresentado na reunião do Colegiado Provincial, hoje, em Limeira, a logomarca, criada pelo casal de nossa Província, da Região São Paulo Sul II, e CRS Sorocaba B Claudete e Vanderlei Testa. Eles foram também responsáveis pela Comunicação do II Encontro Nacional da ENS em Florianópolis.

 


(30/11/2009) ALEGRIA NO SETOR ABC II

O imenso Jardim do Setor ABC II esta em festa, Sabem porque?
Nasceu a Maria Cecilia, a mais nova Equipista!

Para a alegria de todos, especialmente para Mamãe Iris o Papai Flávio e o Vovô Ivo, mais uma florzinha, um lindo botão de rosa, no meio do nosso Jardim, o nosso coração esta em festa e agradecemos muito por mais esta benção do Senhor.
No céu a alegria e a festa também é grande, pois la esta a Cida, vovó da Maria Cecília.

Seja bem vinda Maria Cecília, Parabens Iris e Flávio "Que o Senhor continue a derramar bençãos sobre esta linda família ".



Com todo Carinho
Vilma e Manoel


(24/11/2009) EXPANSÃO NO SETOR ABC II

Com muita alegria anunciamos o SIM de uma nova equipe. Sejam todos bem vindos e que no Movimento das Equipes de Nossa Senhora encontrem o que todos buscamos, a santidade conjugal conhecendo melhor a Jesus Cristo. Parabéns.

Vilma e Manoel
CRS ABC II

Equipe 16 Nossa Senhora Imaculada Conceição- SCE Pe. Antonio Guimarães

Amanda Cristina Raimundo Ferrarini
Bruno Ferrarini

Edeni Galli Giovanetti Nunes
Evaldo G. Nunes

Geralda Cristina Lopes Alvarenga
Antonio Aparecido de Alvarenga

Joseane Nunes Marques
João Paulo dos Santos Marques

Letícia Ravieri da Luz
Jair José da Luz

Márcia Masae Takahashi Magno
Luiz Antonio Magno

Walquiria Batista dos Santos
Ricardo Cesar dos Santos


(16/11/2009) RETIRO DOS SETORES ABC I, ABC II E ABC III

Aconteceu nos dias 13,14 e 15 de Novembro o Sétimo Retiro onde reuniu e uniu casais dos três setores: ABCI, ABCII e ABCIII.
Quanta alegria pelo reencontro e pelo fortalecimento Espiritual no coração de cada um que lá esteve, o orientador Pe. Rogério, foi muito iluminado ao escolher o tema: Exortação Apostólica da Família Cristã no Mundo, e principalmente em nos direcionar nos valores, nos deveres e na vocação do tema apresentado. O testemunho de sua fé, sua vivência, sua convicção, seu amor e seu carinho a Deus e ao Movimento das Equipes de nossa Senhora foi contagiante e emocionante.
As ricas Celebrações as musicas, bem direcionadas a cada momento. Com tudo isso, os casais voltaram a seus lares, com propostas concretas de regras, que descobriram através do dever de sentar-se neste ambiente iluminado, maravilhoso e Favorável.

Somos muito gratos a Deus, pela oportunidade, a Jesus e ao Espírito Santo, pela presença e pela luz. A nossa senhora, pela intercessão, ao Pe. Rogério, por se fazer instrumento desta Luz.
Felizes todos nós, que nestes dias, paramos e sentamos aos pés do Senhor!

Com Carinho
Vilma e Manoel
ENS Rainha das Famílias
CRS ABC II


(8/11/2009) ENCONTRO PROVINCIAL - NOVIDADES INTERNACIONAIS E DE NOSSA REGIÃO

Todas as palestras foram muito ricas de conteúdo mas em particular o anúncio em primeira mão, através do casal Silvia e Chico, Casal Ligação Região América, do local do Encontro Internacional das ENS em julho de 2012 no Brasil, a cidade de Brasília.

Foi feito também o anúncio na reunião do colegiado da Região, os novos casais que nos auxiliarão como Casais Ligação Regional, cujo serviço será detalhado no nosso EACRE, a ser realizado nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2010, no Centro Pastoral Santa Fé.

Diocese de Mogi das Cruzes - Mônica e Sérgio - Setor Mogi A
Diocese de Santo André - Neide e Fábio - Setor ABC I
Diocese de Santos - Neli e Jonh - Setor Santos A

Sacerdote Conselheiro Espiritual da Região

Desde que fomos chamados para assumirmos o serviço de Casal Regional, tivemos muitos contatos por telefone e finalmente estivemos reunidos com Dom Airton, juntamente com o casal Ruth e Luis Walter, para externarmos o desejo que ele nos acompanhassemos como Sacerdote Conselheiro Espiritual da Região.

Sua resposta sempre foi que estaria disponível com muita alegria ao movimento, mas que devido aos seus muitos compromissos, esta ajuda seria limitada, e que já havia comentado anteriormente com o casal Ruth e Luis Walter, a necessidade de buscarmos o nome de um padre, para que tivesse um preparo adequado que este serviço exige.

Dom Airton disse também de sua disposição em auxiliar neste preparo se achassemos necessário, assim como continuar a colaborar com nossa região, nos EACREs, Sessões de Formação, e com a sua presença em outros eventos, quando possivel.

Alguns meses se passaram, e apartir de reflexões e orações, juntamente com o Casal Provincial Hermelinda e Arturo, achamos por buscar um nome e fazer o convite.

Portanto anunciamos o nome do Padre José Ailton - ENS Rosa Mística (ABC I) e ENS Guadalupe (ABC III). Que Deus o ilumine nesta missão e que juntos possamos aprender e discernir as atitudes necessárias para ajudar na santificação nossa e dos equipistas de nossa região.

Nosso muito obrigado a Dom Airton pela demonstração de amor e carinho ao nosso movimento e ao seu tempo muito escasso e precioso, dedicado todos estes anos. É para nós muito confortante saber que podemos contar com seu apoio e ajuda dentro de suas possibilidades.

Benita e Ruy - Casal Regional


(8/11/2009) ENCONTRO PROVINCIAL - PROVÍNCIA SUL I

Neste final de semana, estiveram reunidos no Centro Pastoral Santa Fé, todos os CRS de nossa Província, onde tomaram posse 3 novos casais de nossa Região: Setor ABC III, Maria José e Adelino, Setor Santos A, Vanessa e Ary, Setor Santos B, Zulmira e Rollo. Que Deus ilumine os seus caminhos nesta nova missão que assumiram.

Estiveram presentes também todos os CRS atuais: Setor ABC I, Rosinha e Humberto, Setor ABC II, Vilma e Manoel, Setor Mogi A, Isabel e Célio, Mogi B, Carmem e Amauri, e agradecer especialmente o casal Felisa e Ademar do Setor Arujá, pela presença num momento muito difícil em suas vidas.

Contamos com a presença de 46 CRS, 8 CRR e o Casal Provincial Hermelinda e Arturo, juntamente com o SCER Padre Paulo Renato, além dos SCES, particularmente o Padre Israel, Padre Lobato, Padre Flavio Cavalca, e da Região São Paulo Sul I, o Padre Isac do Setor Santos A, que presidiu a celebração eucarística de Domingo pela manhã.

Podemos destacar as palestras sobre As Orientações para 2010, Tema do Ano, Ênfase no PCE: Dever de Sentar-se, além dos testemunhos de vários casais. As reuniões de grupo foram muito ricas em troca de experiência. Tivemos também um momento descontraido e alegre de confraternização, onde celebramos novamente nossa festa de casamento. (Nossa que dizer, de todos os casais presentes)

O tema para 2010 será: "Casamento, Sacramento do dia a dia" e o Lema: " Vida Matrimonial, uma Celebração Permanente"

Queremos agradecer a todos os casais que se revezaram na vigilia e através da oração intercederam para o sucesso deste evento.

Benita e Ruy - Casal Regional


(19/10/2009) TEMA DE BALANÇO 2009

Queridos Casais Equipistas,
Paz e Bem.

Mais um ano está se encerrando e é justo e divino agradecer a Deus tudo o que dele recebemos. Particularmente este ano para o nosso movimento, onde tivemos a realização do Encontro Nacional em Florianópolis, com momentos fortes e emocionantes da ação de Deus nos lares, com testemunhos e palestras muito ricas. Sentirmos a alegria de pertencer a uma Equipe de Nossa Senhora. Em um momento de maturidade, ao ser anunciado o Brasil como anfitrião do Encontro Internacional em 2012.

Após estudarmos durante o ano um tema tão profundo, onde tivemos oportunidade de voltarmos às fontes, e perceber porque Padre Caffarel, fundador de nosso movimento, foi inspirado pela ação do Espirito Santo, em suas palavras, atuais até hoje. E é justamente por isto ele é chamado de profeta do século XX e se deu início o processo de beatificação.

Deus nos colocou numa comunidade onde somos desafiados a sair de nós para partilharmos o amor e vivermos a entre - ajuda, o perdão e a correção fraterna. Queremos que reflitam, discutam e partilhem toda a caminhada vivida durante o ano. As questões 1 e 2 foram enviadas pela Super Região Brasil, e portanto teremos a mesma pergunta para todo o Brasil.

1. Comente 3 aspectos da vida do Movimento que, em 2009, mais contribuíram para o seu crescimento como casal.
2. Comente 3 aspectos que mais contribuíram para o seu comprometimento com os membros da pequena comunidade Equipe.
3. Quais sessões de formação promovidas pelo movimento vocês já participaram? (Nivel I, II e III). Quais, apesar de terem participado, gostariam de participar novamente?

Desejamos que a “revisão de vida” proporcionada pelo balanço anual transforme-se numa grande ação de graças a Deus pelas oportunidades de fortalecimento da nossa aliança conjugal.

Pedimos que entreguem cópia das respostas ao CRE, que encaminhará ao CRS, pois necessitamos de ainda este ano.

Desejamos a todos, um bom balanço, pedindo que Deus os abençoe e que o exemplo fiel da Virgem Maria nos ajude a perceber a vontade de Deus em nossas vidas.


Benita e Ruy
CRR São Paulo Sul I


SETOR ABC II (19/10/2009) RETIRO DESTE FINAL DE SEMANA

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, tivemos o retiro do ABC II, na casa de retiro das irmãs japonesas no pico do Jaraguá, o pregador foi o Padre Ademir, pároco da Igreja Bom Jesus do Piraporinha em Diadema e Conselheiro Espiritual do setor. Ele palestrou sobre o livro de estudo desde ano “Textos Escolhidos Padre Caffarel”, são eles DESEJAR, ALIMENTAR-SE, REZAR, LUTAR, CONSTRUIR O CASAL, CONSTRUIR A EQUIPE, VIVER O QUOTIDIANO E PREOCUPAR-SE COM OS OUTROS. O retiro foi conduzido em um clima de silêncio e meditação, onde os casais puderam fazer suas orações a todo momento.

Obrigado ao Padre Ademir por proporcionar estes belos momentos


SANTOS A (09/10/2009) BOAS VINDAS A NOVA EQUIPE DE SANTOS A

Com muita alegria e na certeza que Jesus faz maravilhas, gostariamos de comunicar que a experiência comunitária iniciada com os pais da catequese e outros casais convidados se tornou equipe pilotada:

ENS DESATADORA DOS NÓS

CASAL PILOTO: Solange e Machado
SCE: Pe. Marco Antonio

Casais:
Daniela e Michel
Fabiana e Robert
Fernanda e Emerson
Kátia e Wellington
Rosemary e Alexandre
Viviam e Marcelo

Que Jesus e Maria os fortaleça na caminhada!

Neli e John


(29/09/2009) SESSÃO DE FORMAÇÃO PARA CASAIS LIGAÇÃO


SETOR ABC III (18/09/2009) CONTINUA A EXPANSÃO NO SETOR

Nasceu a Eloisa filha do casal Elaine e Ernani ENS da Esperança, ela nasceu com 3.150kg e 50cm; tanto ela como a Elaine estão bem.
Segue em anexo duas fotos para vocês conhecerem a lindinha...
Lene e João Carlos -ENS da Esperança.



SETOR ABC II (05/09/2009) MUTIRÃO 2009

No último domingo dia 30/08/2009, foi realizado o Mutirão do Setor ABC II. Com o estudo do livro do Pe Henry Caffarel - Discurso de Chantilly - O carisma fundador das ENS, os casais passaram o que estudaram de várias formas, como teatros, cantos, aprensentações com cartazes e power point. Foi uma tarde muito abençoada, tivemos a presença de pelos menos um representante de cada equipe e a companhia do Padre Ademir, nosso conselheiro espiritual do setor.
Local: Quadra da Capela Imaculada Conceição
Endereço: Rua Copacabana, nº 720 - Jd Hollywood
São Bernardo do Campo-SP.

Segue anexo algumas fotos do evento.


MOGI B (12/08/2009) ENCONTRO DE PARTILHA PÓS FLORIANÓPOLIS

Deixamos aqui registrado, o encontro que ocorreu no dia 01/08/2009,das 19:00h às 22:00h na paróquia São Pedro Apóstolo em nosso Setor Mogi B, a partilha pós-2 ° Encontro Nacional

FOTOS


REGIÃO (08/08/2009) TEMA PARA INTEREQUIPES

A interequipes ou equipes mista, se realizam tradicionalmente no mês de setembro na Região São Paulo Sul.

A questão a ser respondida no estudo do tema já se encontra disponível.

Interequipes 2009


(03/08/2009) RETIRO NOS SETORES DO ABC

Informamos que todos os retiros dos três setores do ABC no segundo semestre, estão com sua capacidade esgotada (30 casais) e existe até uma lista de espera.

Devido a solicitação de algumas equipes, que ficariam sem fazer este fundamental ponto concreto de esforço, os três setores do ABC em conjunto estão reunindo os nomes de casais interessados na data de 13, 14 e 15 de Novembro de 2009.

Favor contatar o CRS e fazer a reserva com urgência, para fecharmos esta data com a casa de Retiros da Irmãs Franciscanas.


(31/07/2009) PRIMEIRA SESSÃO DE FORMAÇÃO NACIONAL EM FLORIANÓPOLIS

Por iniciativa do Colegiado da Super Região Brasil, realizou-se a 1ª Sessão de Formação Nacional, logo em seguida ao Encontro Nacional, de 19 a 22 de julho.

Esta é uma idéia que foi tirada do exemplo dos Encontros Internacionais, que aproveitando-se da presença de casais e sacerdotes de várias localidades, pode-se fazer um grande troca de experiência. E no Encontro que acabou de se encerrar, particularmente do casal da ERI, Maria Carla e Carlo Volpini, do SCE da ERI, Padre Epis, e de todo o Colegiado da Super Região Brasil.

O casal animador foi Eneida e Alvaro (Casal Provincial Nordeste), e através das palestras, celebrações, grupos de estudo, os privilegiados participantes puderam conhecer melhor o nosso movimento, em seus estatutos, mas principalmente da espiritualidade. Este privilégio vem acompanhado de uma grande responsabilidade que é o compromisso de levar todo o conhecimento e entusiamo a suas equipes de base, Setor, Região ou Provincia. Tivemos ao total 56 casais e 13 sacerdotes participantes.

O local não poderia ter sido melhor. Foi no Recanto Champagnat, em Florianópolis, no Morro da Lagoa da Conceição.

FOTOS DO EVENTO

PROGRAMA COM PALESTRAS E HOMILIAS


(22/07/2009) ENCERRAMENTO DO 2º ENCONTRO NACIONAL EM FLORIANÓPOLIS

Com um sentimento de muitas saudades, por parte de todos os participantes, encerrou-se este 2º Encontro Nacional, com a Missa de Envio

Texto resumo deste Encontro

Homilia do Frei Avelino

Homilia de Dom Tarcisio do dia 19

Homilia de Dom Dimas

FOTOS


(18/07/2009) TERCEIRO DIA DO 2º ENCONTRO NACIONAL EM FLORIANÓPOLIS

Não existe como expressar em palavras os momentos que estão sendo vivenciados neste Encontro. Uma coisa é certa, vamos incentivar todos os equipistas de nossas equipes de base e setor, a participarem destes maravilhosos momentos que estamos vivenciando.

Iniciamos o dia com a celebração da Santa Missa, e para falarmos do tema do dia "Casal Cristão, Dom de Deus para os filhos" foi convidado o casal Silvia e Francisco Pontes.

Texto da palestra de Silvia e Francisco

Em seguida tivemos o testemunho do casal Maristela e Márcio França.

Texto deste testemunho

Após o almoço, foi realizado o ato público, com uma caminhada até a Catedral da cidade de Florianópolis para a entrega da pedra, abençoada pelo Papa Bento XVI, simbolizando a fé de todos os equipistas em Deus e na missão da família.

No retorno ao Centro de Convenções, tivemos uma nova reunião de grupos, para partilharmos o tema do dia.

Em seguida tivemos um momento de confraternização com show musical

Fotos do dia

Mais fotos e detalhes, acessem o blog do encontro

www.2encontronacionalens.blogspot.com


(17/07/2009) SEGUNDO DIA DO 2º ENCONTRO NACIONAL EM FLORIANÓPOLIS

Teve início com a celebração da Santa Missa, com homilia do Padre Epis

Homilia do Padre Epis

seguida de excelente palestra com o casal ERI, Maria Carla e Carlo Volpini, que no dia de ontem já haviam anunciado que o local do Encontro Internacional da ENS de 2012 será em terras brasileiras. Após esta grande novidade, vamos desde já nos preparando em espírito, nas orações, para recebermos bem os equipistas do mundo todo.

Texto da palestra do Casal Maria Carla e Carlo Volpini

Na sequência tivemos o testemunho Mariola e Eliseo

Texto do Testemunho

E após o almoço, a palestra do Padre Flávio Calvalca, sobre a importância dos textos e ideais deixados por Padre Caffarel, não só para o movimento como para o mundo.

Texto da palestra do Padre Flávio

Na parte final da tarde, nos reunimos em grupo, para refletirmos sobre a palestra da manhã sobre a casa.

Imagens do dia de hoje


(16/07/2009) A REGIÃO SÃO PAULO SUL I PRESENTE NO 2º ENCONTRO NACIONAL EM FLORIANÓPOLIS

Hoje tivemos a abertura deste 2º Encontro, com a presença de mais de 5000 pessoas, no Centro de Convenções em Florianópolis.
Com a presença de diversas autoridades civis e eclesiais, foi feita a abertura dos trabalhos que se estenderão até domingo.

Ruy da Benita

PRESENÇA DE NOSSA REGIÃO

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA


(10/07/2009) MAIS UMA NOVA EQUIPISTA NO SETOR ABC III

É com grande alegria que anunciamos o nascimento do Miguel, filho do casal Leni e Edson da ENS Conceição Aparecida.

Nossos parabéns, e que bençãos seja derramadas sobre esta familia


(10/07/2009) O SCE DA REGIÃO, DOM AIRTON, É RECEBIDO PELO PAPA BENTO XVI

Na Audiência Geral das Quartas-Feiras (Festa de São João Batista, 24 junho 2009), celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano, foi recebido pelo Papa nosso Bispo de Mogi das Cruzes, Dom Airton Jose dos Santos, que, juntamente com o Bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, se encontra em Roma preparando a "visita ad limina" dos Bispos da CNBB Regional Sul I, que deve ter lugar no final do ano 2009.

Noticia tomada no site: http://suzanochacara.blogspot.com/


Foto de Dom Airton com o Papa Bento XVI no dia 24 junho


(08/07/2009) ORAÇÕES NO ENCONTRO NACIONAL EM FLORIANÓPOLIS

Os participantes do setor Santos A serão "Anjos de Equipe"

Eles estarão em Floripa rezendo por nós!
Todos serão " Anjos da Guarda" no período de 16 a 19 de julho.

Neli e John: ENS Rainha do Lar - ENS Lapa - ENS Guadalupe
Jane e Tenório: ENS Auxiliadora - ENS Luz - ENS Lourdes
Odete e Orlando: ENS Bom Parto - ENS Carmo
Mirinha e Ubaldo: ENS Confiança - ENS fátima
Margarida e Celso: ENS Aparecida - ENS Prazeres
Ana e Adelino: ENS Graças - ENS Rosário de Pompéia

Com as orações de todos, Jesus se fará presente em nosso meio.

Fiquem com Deus e na proteção de Maria

Neli e John


(08/07/2009) ORDENAÇÃO EM SANTOS




(07/07/2009) MAIS UMA NOVA EQUIPISTA NO SETOR ABC III

É com grande alegria que informamos o nascimento da filha do casal Denise e Keller, CRE da ENS GUADALUPE do Setor ABC III. A Livia nascida em 29/06/2009 as 15:17 hs. com 2.495kg com 45,5cm. Um presente de Deus ao casal. Que Deus abençoe a vida desta família.


(2/7/2009) RETIRO NO MÊS DE JUNHO DO SETOR DO ABC III

Foi realizado o retiro entre os dias 19 e 21 de junho, sendo a organização ficando sob responsabilidade das ENS Graças e ENS Esperança.

O pregador foi o Padre Almir (ENS Amor Divino), que com sua forma serena, buscou conduzir os casais a um verdadeiro diálogo com Deus.

Fotos e depoimentos


(28/6/2009) MUTIRÃO NO SETOR DE ARUJÁ

No dia 31 de Maio, o Setor Arujá realizou o Mutirão sobre os temas do Vem e Segue-Me, iniciou-se com a participação dos casais na Santa Missa, celebrada na Matriz e posteriormente nos dirigimos para a Escola Municipal Dalila Barbosa Garcia, com excelentes instalações e acomodações que foi gentilmente cedida pela Secretaria da Educação de Arujá e pela Diretora Sra. Simone, a qual nos acolheu com seu habitual entusiasmo e carinho.

Cada Unidade do Vem e Segue-me foi apresentada por uma Equipe na seguinte ordem:

Unidade I - Comunidade - E.N.S. da Paz
Unidade II - Espiritualidade Conjugal - E.N.S. de Sion
Unidade III - Atitudes de Vida (Verdade – Encontro – Comunhão) - E.N.S. Esperança
Unidade IV - Orientação de Vida - E.N.S. das Graças
Unidade V - Vida de Equipe - E.N.S. Aparecida
Unidade VI - P.C.Es - E.N.S. de Lourdes
Unidade VII - Partilha - E.N.S. de Fátima
Unidade VIII - Atitudes de Vida (PCEs) - E.N.S. Guadalupe
Unidade IX - A Responsabilidade no Movimento - Casais Ligações
Unidade X - Missão e Engajamento - Casais Ligações

Cada Equipe demonstrou que houve muito empenho para a realização de suas atividades, pois, a maioria apresentou seu trabalho na forma de peça teatral que exigiu vários encontros para os ensaios, e também não mediram esforços para compor seus personagens com caracterização conforme o tema e a época, utilizando-se inclusive de trajes típicos.
Da mesma forma constatamos que cada casal buscou superar suas próprias limitações para fazer as encenações, tendo surgido vários talentos que estavam guardados a sete chaves e causou grande surpresa a todos, em razão da timidez que anteriormente era habitual e visível e jamais poderíamos imaginar a desenvoltura apresentada.
Cada Unidade foi explorada de forma diferente, sendo utilizado as mais diversas dinâmicas, encenações ou mesmo leituras, que além de facilitar a compreensão do Tema, tornou-se bastante atraente e descontraído, também foram utilizadas várias músicas relacionadas com o assunto, sendo que as letras e melodias passaram mensagens maravilhosas, propiciando melhor reflexão.
Não podemos deixar de destacar a colaboração dos casais Sonia e Vicente, Edviges e Geraldo, que apesar de não serem Equipistas, mais uma vez se colocaram a Serviço da Ajuda Mútua e com toda disposição nos prepararam o cafezinho e um saboroso almoço.
O Empenho de cada Equipe e seus Casais teve fundamental importância para a realização do Mutirão, temos certeza que Deus e as Nossas Senhoras Padroeiras de cada Equipe alegraram-se e enviaram suas Bênçãos para todos.

Marta e Élson - Casal Ligação


Fotos do evento


(21/6/2009) FORMAÇÃO EM SANTOS


(16/6/2009) O MAIS NOVO EQUIPISTA

O LUCA CHEGOU!!!!!!!!!!!!! Olha só que Fofo!!!!!!!!!!! é o novo Pérsinho

Os Equipistas do ABC estão muito felizes, pois nasceu o Luca, filho da Aline e Pérsio e Neto da Osmarina e Toninho, todos nós estamos nos sentindo um pouco tios e avós, deste pequeno ser que é a grande Benção de Deus, para toda a família.



Seja bem vindo, LUCA!
Parabéns a mamãe ALINE e ao papai PÉRSIO e aos avós Osmarina e Toninho
Que o Senhor continue os Abençoando a cada dia!


(16/6/2009) MISSA DE ENVIO NO ABC PARA O ENCONTRO NACIONAL

Os Setores ABC I, II e III os convidam para a Missa de Envio para o “2° Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora”

Data: 03/07/2009
Horário: 20 hs
Local: Igreja Matriz de Santo André
Endereço: Praça Getúlio Vargas s/nº – Vila Assunção - Santo André/SP


(15/6/2009) MUITA ALEGRIA NO SETOR SANTOS A


(15/6/2009) PARTICIPAÇÃO DOS CASAIS DO SETOR SANTOS A NA ABERTURA DA SEMANA MISSIONÁRIA

 


(12/6/2009) RETIRO ANUAL DO SETOR ABC II NOS DIAS 29, 30 e 31 DE MAIO DE 2009.

Sempre que aceitamos participar de um retiro espiritual, somos agraciados pelo entusiasmo, pelo conhecimento, renovamos nossas forças espirituais por mais um ano, e nesse retiro não foi diferente. Além da alegria do reencontro com nossos irmãos equipistas, e de cumprir um importante PCE, tivemos a graça de conhecer o Pe. Hilário, um ser iluminado e de um conhecimento e clareza de idéias que contagiou a todos. Dois pontos importantes nos foram colocados:
A importância da oração e da reflexão a partir do Sinal da Cruz
Que o nosso sinal da cruz seja meditado, para que compreendamos o seu significado.
Em nome do PAI: Dai-nos pai a inteligência para entender, dai-nos o conhecimento.
Em nome do FILHO: Abrir nosso coração para aceitar, e amar a todas as coisas com Jesus em nosso coração.
Em nome do ESPÍRITO SANTO: Abrir nossos braços para agir, iluminados por tua luz e sair em missão.
Enfim, poderíamos ficar falando horas sobre tudo o que aprendemos nesse retiro, mas o que mais nos tocou, foi a importância da oração para nós cristãos, e principalmente para nós equipistas que temos a obrigação de sermos testemunhas em todos os lugares que freqüentamos. Afinal como tão bem nos colocou o Pe. Hilário. Ser santo é não deixar de viver o mundo real. Mas vivendo nesse mundo, termos condições de sermos diferentes, valorizando cada detalhe e agradecendo todas as graças recebidas, não só quando oro, mas nas atitudes corriqueiras, no nosso dia a dia. Ser Santo é ter um modo de vida admirável, é ser de carne, mas não viver como a carne.
“Pecado não são só as coisas erradas que fazemos, mas principalmente as coisas certas que deixamos de fazer”.

Rosa e Francisco.
Equipe Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Setor ABC II.


(10/6/2009) MUTIRÃO NO ABC III

É com muita alegria que informamos o sucesso do Mutirão do setor ABC III.
Foi realizado no confortável e amplo Auditório do Colégio Coração de Jesus, no centro de Santo André, ao qual agradecemos imensamente o oferecimento do local. Após um farto café da manhã, iniciamos às apresentações, tendo como casal animador Vânia e Nivaldo, que juntamente com as equipes por eles ligadas preparam tudo com muito empenho e carinho.

Como tema tivemos os 60 anos dos Estatutos da ENS e em seguida cada casal ligação, juntamente com as equipes por eles ligadas, apresentaram cada uma 3 dias do livro "Orar 15 dias" do Padre Henri Caffarel.

Foram apresentações muito dinâmicas, com muita alegria e simplicidade, lembrando sempre que o objetivo foi de partilha entre as equipes e não uma demonstração de conhecimento, ou disputa da melhor equipe.

Queremos parabenizar a todos e destacar um ponto importante. Como as apresentações foram feitas pelas equipes e tendo como coordenador o seu casal ligação, houve uma integração, harmonia e muitos casais tiveram a oportunidade de conhecer melhor outros casais de outras equipes.

Ao final foi aberto um espaço para a divulgação do movimento das Equipes Jovens de Nossa Senhora, e no encerramento a presença sempre marcante do Padre Vanderlei Ribeiro, que celebrou a missa. Nosso muito obrigado ao Padre Vanderlei, sempre com muita disposição, quando se trata de ajudar nos eventos de nosso movimento.

Benita e Ruy - CRS ABC III


(05/6/2009) MISSA PELO 59º ANIVERSÁRIO DAS E.N.S. NO BRASIL

Setores Arujá – Mogi A e Mogi B

No dia 13 de Maio comemorou-se o 59º aniversário das E.N.S. no Brasil, com a Celebração de uma Santa Missa na Catedral de Sant’anna em Mogi as Cruzes, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Airton, que também é Sacerdote e Conselheiro Espiritual da Região São Paulo Sul 1, tendo sido concelebrada pelos Padres Marco Aurélio, Dioclécio e Claudiomir.
Não a bastasse a brilhante e fortalecedora homilia que fez referência à importância das Equipes de Nossa Senhora e a responsabilidade dos casais como Evangelizadores, pudemos mais uma vez perceber o carinho, entusiasmo e dedicação de Dom Airton pelo Movimento.
Não podemos deixar de citar o empenho e dedicação dos Padres Marco Aurélio, Dioclécio e Claudionir, para que pudessem também participar da Santa Missa e que certamente foi motivo de alegria para todos nós em poder contar a presença dos mesmos, devido aos compromissos de cada um.
Ao final da Santa Missa antes da Benção Final, tivemos outro forte momento de Fé, quando recebemos as “Indulgências Especiais” concedidas por Dom Airton, em comemoração ao ano Paulino.
Nesta celebração certamente o saudosismo foi enorme, tendo que há tempos o Setor Arujá e os Setores Mogi das Cruzes A e B não participavam de um momento tão importante em conjunto e com grande participação dos S.C.E. dos Setores e dos Casais de cada Setor.
Não pode faltar também o reencontro de grandes amizades e as boas lembranças de outros momentos vivenciados quando todos ainda pertenciam ao Setor Mogi das Cruzes, a quem seremos eternamente gratos por nos incentivado e dado todo apoio para a multiplicação das E.N.S., iniciando pela Coordenação Arujá e posteriormente Setor Arujá.

Marta e Élson – Casal Ligação – Setor Arujá

FOTOS DO EVENTO


(29/5/2009) SETOR MOGI A MARCARÁ PRESENÇA NO ENCONTRO NACIONAL EM FLORINÓPOLIS


(19/5/2009) MISSA DE ANIVERSÁRIO DAS ENS EM SANTOS


(13/05/2009) MAIS UMA NOVA EQUIPISTA

É com grande alegria que informamos o nascimento da filha do casal Reginaldo Brianesi e Simone de Souza Dias Brianesi, da ENS GUADALUPE do Setor ABC III. A mais nova participante da equipe é Maria Eduarda Dias Brianesi, nasceu no dia 08/05/09 às 10h e 52 min, pesando 3.250 kg, com 49 cm.Um presente de Deus anciosamente aguardado pelo casal. Que Deus abençoe a vida deles!


(04/5/2009) NOVO CASAL RESPONSÁVEL PELA REGIÃO SÃO PAULO SUL I

Com grande alegria queremos comunicar-lhes que após o discernimento ocorrido no colegiado da nossa Região, com cada um de vocês, e depois posteriormente o nosso discernimento juntamente com Dom Airton e finalmente o discernimento da Província juntamente com o Casal da Super Região Brasil, temos a grata alegria de poder comunicar o nome do nosso novo Casal Regional, que será empossado oficialmente no Encontro do Colegiado Nacional, em Agosto de 2009.

São eles, nossos amigos e irmãos, Benita e Ruy que sob a luz do Espirito Santo foram escolhidos para este serviço à frente das Equipes de Nossa Senhora para os próximos quatro anos.

Desejamos a eles, nossos parabéns, pedindo que o Senhor faça maravilhas em suas vidas.

A nosso exemplo, que eles recebam muito, para poderem dar ainda mais.

Nosso abraço e nossas orações a eles.

Ruth e Luiz Walter