A Região SP SUL I das Equipes de Nossa Senhora, promoveram nos dias 15 e 16 de março a Sessão de Formação Nível II – Ser Igreja, no Colégio Leão XIII. A iniciativa reuniu cerca de 20 casais que fazem parte do Movimento.

Sacerdote Conselheiro Espiritual do Setor Santos A, e da Região, Pe. Isac Carneiro da Silva abriu o encontro e trouxe um histórico dos documentos da Igreja Católica, como as encíclicas e cartas apostólicas, dedicados ao matrimônio e à família,ressaltou a riqueza da participação dos leigos na Igreja e no trabalho pastoral voltado às famílias, já que são o santuário doméstico e exigem uma atenção especial.

Para fechar esse momento, os casais se dividiram em grupos para debater possíveis ações e atividades nesse sentido paraserem desenvolvidas nas equipes e comunidades que frequentam.

Após o almoço, o SCE da Equipe Rosa Mística, Setor Santos B , Alexander Marques da Silva, explanou sobre a importância dos equipistas conhecerem os documentos da Diocese de Santos – Documentos da Igreja Particular.

Na manhã do dia seguinte, o diácono Antonio Eduardo Martins, da Paróquia São Tiago Apóstolo, em Santos, destacou a responsabilidade do matrimônio e de doação para com o cônjuge– “ Vocação e Missão do Casal e da Família” . Boa parte da fala foi voltada à necessidade de os casais se dedicarem à família, que é a base de tudo, pois molda o caráter dos filhos e onde se aprende o essencial.

Após nova dinâmica entre os casais sobre o conteúdo absorvido ao longo do final de semana, o mestre em Teologia e integrante da assessoria de comunicação da Diocese de Santos, Francisco Suriam, fechou o encontro.

Durante a apresentação, ele ressaltou que os documentos da Igreja Católica “devem servir de lentes” para que possamos refletir sobre alguns assuntos e situações. Suriam sugeriu ainda que os leigos façam a leitura desse material em grupo e ajude a divulgá-lo por meio de ações nas paróquias.

O Movimento das Equipes de Nossa Senhora é um movimento de espiritualidade conjugal católico, leigo e constituído por casais que buscamno e pelo Sacramentodo Matrimônio um ideal de vivência cristã.

Sob a proteção de Nossa Senhora e por meio de pontos concretos de esforços (PCEs), os equipistas procuram progredir, como casal e família, no amor a Deus e ao próximo.

Louise e Sandro – ENS Schoenstatt
Setor Santos A