ÚLTIMAS NOTICIAS DA REGIÃO

(A RESPONSABILIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE, SÃO DOS CASAIS INFORMATIVO DOS SETORES E DOS CASAIS RESPONSÁVEIS DE SETOR, QUE NOS ENVIAM AS MATÉRIAS.


Retiro do setor Santos B

Retiro do setor Santos B, pregado pelo Frei Lino, nos dias 19, 20 e 21 de outubro.
Tema: Sal da terra, luz do mundo.
27 participantes, no CEFAS.


Encontro dos Equipistas com o nosso Bispo Diocesano Dom Pedro Cipolini

Na última sexta-feira, 28 de setembro de 2018, os equipistas de Santo André estiveram em companhia com o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipolini para uma formação.
No primeiro momento o CRR Gláucia e Marcelo Bianchi apresentaram uma retrospectiva sobre o Encontro Internacional ocorrido em Fátima (França) e posteriormente apresentaram a realidade do nosso movimento atualmente (estrutura, número de equipistas, SCE, atividades e projeções futuras).
Posteriormente Dom Pedro Cipolini, nos relembrou sobre o tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.











Noite de Espiritualidade do Santos A e B

A noite de espiritualidade do Santos A e B, foi um terço pela Canonização do nosso querido padre Caffarel. Ao final fizemos uma coleta, que enviaremos para a conta designada.
É sempre um momento de alegria e de confraternização entre os casais dos dois setores, a organização desta vez foi a cargo da Ens das Graças, do setor Santos A e ocorreu no colégio Coração de Maria em Santos.








Para divulgação
É muito importante nos conscientizarmos e divulgarmos esta “manobra” que está em andamento para aprovar o aborto em nosso país. Muito obrigado e Deus te abençoe!


http://www.cnbb.org.br/comissao-para-vida-e-a-familia-da-cnbb-mobiliza-cristao-na-luta-contra-a-legalizacao-do-aborto/



"Levanta-te, toma a tua cama e anda" Jô 5,2-9
Foi o lema do ENF, ocorrido nos dia 18 e 19.08.2018, ocorrido no Instituto Cristóvão Colombo, Ipiranga.

Espírito de amizade, troca de experiências e alegria das equipes participantes, foram os ingredientes para ajudar a renovar as forças e em equipe partir para uma nova jornada. Os formadores foram como o Espírito Santo agindo no corações de todos. Agradecemos a presença integral do padre Edvaldo, que nos acolheu no instituto, falou sobre um capítulo da exortação apostólica "Amoris Laetitia", e juntamente com o padre Jailson e padre Diógenes realizaram as Celebrações Eucarística.





Boletim especial do "Correio da ERI" com as palavras iniciais do novo Casal Responsável da ERI e do seu novo SCE.





"Um peregrino sabe que antes de se por a caminho é preciso preparar-se"
Dessa forma o setor São Caetano, organizado pela ENS das Familias e seu SCE Pe. Jailson, no dia 14.06.2018 realizou uma noite de oração - reza do terço, no salão paroquial Santa Maria Goretti, Utinga - Santo André.



"Turistas em busca de sensações? Não. Mas peregrinos em busca de Deus." - Pe. Caffarel - CM 1959.
"A peregrinação é do movimento... e por ser uma iniciativa coletiva, todos os que ficam são também peregrinos".
Em 19 de junho, o Setor Santos A, através ENS Rosário da Pompéia, realizou a missa mensal, com a participação também dos casais de Santos B, transformando em missa de envio. Na capela Maria Imaculada, Boqueirão - Santos, celebrada pelo SCE Pe. Élcio.

Glaucia e Bianchi - CRR Região São Paulo Sul I
Pe. Jailson - SCER SP SUL I






Com muita alegria partilhamos o SIM dos Novos Casais Responsáveis dos Setores:

Santo André B - Lucimara e Marcos


Santos A - Andrea e Anderson


Durante os próximos 3 anos, irão : "Animar. Ligar e Formar " os casais de seus respectivos setores.

"A disponibilidade para servir é um dos mais maravilhosos dons que se encontram na vida comunitária. Segundo a lei do Senhor, os que servem são aqueles que amam, perdoam, escutam, são fiéis, entreajudam-se e rezam uns pelos outros."
Que Nossa Senhora Aparecida continue abençoando as Equipes de Nossa Senhora.
Louvamos e agradecemos a Deus pelo Sim desses queridos casais.
E que Nossa Senhora esteja sempre à frente conduzindo e iluminando-os nessa missão.

Glaucia e Bianchi - CRR Região São Paulo Sul I
Pe. Jailson - SCER SP SUL I


Peregrinação da Província São Paulo Sul I em 19.05.2018

No dia 19 de maio, ocorreu como em todos os anos, a peregrinação da província São Paulo Sul I das equipes de Nossa Senhora.
Nós equipistas com um balão de coração, representando a "Missão do Amor" estávamos aproximadamente em 2.500 pessoas, segundo informação da polícia militar.
Às 10h30 iniciamos o terço e após, seguimos em procissão para a missa às 12h00, já na catedral, o tempo mudou, chuva e ventos fortes; momentos de agradecimentos, com a homilia do Pe. Fabio, que exaltou as bençãos que o movimento traz na vida matrimonial, na família e na igreja.

Tudo organizado com tanto carinho, agradecemos a todos os casais que estiveram presentes, aos SCEs da nossa região, Pe. Jailson, Pe. Felix, Pe. Marcio, Pe. Rafael e Pe. Daniel. É sempre muito bom estarmos juntos.

E aos que não puderam estar presentes, estiveram em nossas orações.
Que Nossa Senhora Aparecida continue abençoando as Equipes de Nossa Senhora.

Glaucia e Bianchi - CRR Região São Paulo Sul I
Pe. Jailson - SCER SP SUL I




Discernimento Santos A e Santo André B

“Uma responsabilidade espiritual é sempre um chamado do Senhor e não pode ser deturpada. Quer dizer, é preciso manter a união com Cristo que no-la confiou”. Padre Roger TANDONNET

Extraído do Guia das ENS 2010 p. 40

No mês de maio, passamos por 2 discernimentos em nossa região, no setor Santos A e no setor Santo André B.
Participaram o colegiado dos setores, que compõe os casais ligação, casais pilotos, casaisexperiência comunitária e os casais responsáveis de equipe desse ano.
O padre Luiz Alfonso, SCES Santos A, o padre Marcio, SCEs Santo André B estiveram presentes, além no Padre Jailson SCER.

Os casais fizeram suas indicações por escrito, em um dever de sentar, depois colocaram junto a Jesus Eucarístico, em uma Hora Santa.
“Se alguém aceita um serviço, que veja nisso um chamado de Deus” (1Pd 4,11).
Aguardamos ansiosos o sim do novo casal responsável do Setor Santos A e o Setor Santo André B.





Formação Nacional para Novos Responsáveis

Nos dias 4, 5 e 6 de maio, nós como CRR, Benta e Belmonte CRS São Caetano, Valéria e Ricardo CRS Santo André A, participamos da "Formação Nacional para Novos Responsáveis" em Itaici - SP.
Tema: "Nunca deixeis de vos formar!" (Pe. Caffarel, 07/07/1957)
Lema: Dedique à disciplina o seu coração e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento. (Provérbios 23, 12)
Estávamos em 275 pessoas, todas as províncias do Brasil, âmbito Nacional, para os novos responsáveis que assumiram a missão no 2º semestre de 2017.
Nos animando para o exercício da responsabilidade, momento de evangelização e de troca de experiências.
Acontecerá a cada ano, para os responsáveis de setor e região.
Foram muitos momentos marcantes, um deles, lavamos as mãos uns dos outros, recebendo um abraço desejando força e perseverança no serviço.
Reforçando nosso compromisso com Jesus Cristo.
A troca de experiências, com casais de diferentes realidades, mas que nos tornamos iguais em unidade e ao amor por esse movimento, que nos traz tantas graças.
O Poderoso fez em nós maravilhas.
Com carinho.

Glaucia e Bianchi - CRR Região São Paulo Sul I
Pe. Jailson - SCER SP SUL I




SEÇÃO DE FORMAÇÃO NÍVEL III

Participar da Seção de Formação Nível III, além de nos deixar mais preparados para o serviço dentro do movimento, foi um ótimo momento de relembramos alguns pontos importantes, que com o tempo vão caindo no esquecimento.
Foi um privilégio ter a presença do casal Hermelinda e Arturo. As palestras que ministraram foram ótimas e cheias de conhecimento, sabedoria e amor pelo movimento.
Obrigada pela oportunidade!

Testemunho do Casal Daniela e Rodrigo Chagas – ENS Rainha da Paz – São Caetano do Sul




Visita Pastoral da Super Região Brasil na Província Sul I.

Nós da Região São Paulo Sul I, tivemos a imensa alegria, em receber a visita pastoral da Super Região Brasil, em 07 de abril de 2018, na cidade de Santos.
Foram alguns meses de preparação, que envolveram os 6 setores, empenhados em acolher com muito carinho os casais de todas as províncias do Brasil, juntamente com o CRSRB Hermelinda e Arturo e Pe. Paulo Renato, além dos casais apoio, que servem ao movimento com tanta alegria e disponibilidade.
Iniciamos esse momento de convivência, com a Santa Missa, na bela Catedral de Santos, presidida pelo Pe. Paulo Renato, concelebrada pelos Sacerdotes: Pe. Jailson (SCRR São Paulo Sul I), Frei Lino (SCES Santos B), Pe. Alfonso (SCES Santos A), Pe. Felix (SCES São Caetano) e Pe. Isac (até o ano passado esteve como SCRR e acompanha 2 equipes em Santos). Pe. Paulo Renato em sua homilia, nos disse que seremos sinal de ressurreição, somente quando estamos reunidos, por isso que como Equipe de Nossa Senhora, se faz necessário estarmos sempre em unidade para que não percamos a experiência de fazermos o encontro com o Ressuscitado.
Nas palavras de Hermelinda e Arturo, transmitida com tanta alegria e entusiasmo, testemunhando a coragem e o estímulo, que os levou a aceitar ao chamado para a nova missão, ser casal ligação da zona América, nos animaram ainda mais, a servir e ser útil aos casais, ao movimento e à igreja. Nos emocionou, ao falar do amor dedicado à missão de animar a SRB e nos apresentando o casal Lu e Nelson (CRP Centro Oeste), que conduzirá nos próximos 5 anos o movimento nesse imenso Brasil.
No momento da convivência, comemoramos com a SRB, os 60 anos das Equipes de Nossa Senhora em Santos, com a presença do Sr. Fernando Martins da Idalina (in memoriam), homenageado por pertencer a ENS Monte Serrat, 1ª equipe do setor. Em seus 95 anos de vida, esbanja sabedoria e muito conhecimento do movimento, colaborador com textos mensais no blog do setor; respeitado e admirado por todos.
Na alegria do encontro, no abraço sincero, no sorriso de cada um presente, sentimos naquelas poucas horas que passamos juntos, o espírito de fraternidade, que nos anima e fortalece nossa caminhada e que ficaram gravadas em nossa memória e em nosso coração.
Glaucia e Bianchi - CRR São Paulo Sul I
Pe. Jailson – SCER São Paulo Sul I


   

   



   


Os setores Santo André A, Santo André B, São Bernardo/Diadema e São Caetano participaram no dia 06 de abril, no Cenforpe em São Bernardo do Campo, da Cerimônia de entrega da Constituição Sinodal da Diocese de Santo André, com a missão de acolher cerca de 2 mil pessoas, juntamente com as pastorais e outros movimentos. Tantas bençãos para nós equipistas, por termos a oportunidade de participar desse momento tão importante da nossa Igreja. Agradecemos aos casais que se disponibilizaram a estar conosco nesse serviço para nossa Igreja.

EM BELA CERIMÔNIA, DIOCESE ENTREGA CONSTITUIÇÃO SINODAL.

Após aproximadamente um ano e meio de trabalho do clero, dos religiosos e dos leigos da Diocese de Santo André, foi entregue a Constituição Sinodal, na noite desta sexta-feira, dia 6 de abril, em Cerimônia que lotou o Cenforpe em São Bernardo, e contou com cerca de 2mil pessoas, que receberam o Documento Final com as três prioridades eleitas:

- Ação Missionária permanente para fortalecer a presença da Igreja junto aos mais pobres das periferias, aos cristãos afastados, aos doentes, e aos grupos mais necessitados de motivação acolhida;

- Acolhimento em suas duas dimensões importantes (Cultura e Espiritualidade);

- Uma igreja em saída em estado permanente de Missão, com aprofundamento da Iniciação à Vida Cristã e inclusão, com abertura, para todos, por meio de comunidades humanizadas e humanizadoras.

Além do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, anfitrião da noite, participaram convidados como o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, o Arcebispo Metropolitano de Campinas e Presidente da Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Airton José dos Santos, o bispo de Guarulhos e presidente da Sub-região Pastoral SP2 da CNBB, Dom Edimilson Amador Caetano, e o bispo de São Miguel Paulista, Dom Manuel Parrado Carral (Clique aqui para ler o que eles disseram).

Dom Pedro destacou a importância da Constituição Sinodal. “Este documento brotou do chão e do coração da Igreja de Santo André, repleto de fé e de amor”, disse o bispo, que destacou a Igreja em saída. “Estamos em novos tempos, de mudança no Grande ABC, com diversidade religiosa maior que em outras épocas”, disse.

Ele ainda agradeceu à participação de todos, pelo empenho na construção do documento. “Agradeço a todos pelo belo trabalho deste Sínodo, que aconteceu. Assim como Deus nos ajudou, Ele vai nos ajudar a colocar em prática tudo”, frisou o pastor do Grande ABC. O Vigário Episcopal para a Pastoral e responsável pelo Sínodo, Pe. Joel Nery, também parabenizou a todos. “É gratidão pela participação de todos. Agora temos o desafio de colocar em prática”, emendou o sacerdote.

Evento

Os participantes, logo que chegavam ao Cenforpe, eram recebidos por atores que interpretavam todos os bispos da Diocese de Santo André, sendo que cada um falava uma frase que remontavam à história da Diocese. Já no palco, todos foram recepcionados pelas bandas Arroios, da Comunidade Católica Shalom, e Estrela da Amanhã, da Paróquia Bom Pastor.

Em seguida, foi a vez dos convidados (Leia aqui) e anunciado a criação do Conselho Regional de Pastoral da Região Ribeirão Pires / Rio Grande da Serra. Antes da entrega da Constituição Sinodal, houve uma apresentação teatral em que contou a história da Diocese.
(texto do site www.diocesesa.org.br)

   
   


FORMAÇÃO DE CASAL PILOTO REALIZADA em 17/03/2018.



Testemunho do Casal Fabiana Saueia e Robert Souza
CRE da ENS Desatadora dos Nós e Casal Piloto da ENS de Fátima.


No final do último ano de 2017, o nosso Casal Responsável do Setor - Santos A, Ana e Adelino, nos convidou para que, neste ano de 2018, fizéssemos a Pilotagem e Repilotagem de uma equipe aqui Santos/SP. Dizemos Pilotagem e Repilotagem, pois, na referida equipe, haviam saído três casais, porém, para “honra e glória do Senhor”, outros três casais estavam terminando a Experiência Comunitária, e, portanto, formou-se uma nova equipe, ou melhor, reformou-se a antiga equipe.
Refletimos, oramos e, mais uma vez, dissemos: “Eis nos aqui Senhor” para esta missão evangelizadora a serviço do movimento das ENS.
Como ainda não tínhamos feito a Formação do Casal Piloto, já que a mesma seria em março 2018, e, até então servimos ao movimento apenas como Casal Ligação, no início deste ano, começamos a nos preparar: lemos o Manual da Pilotagem, participamos da reunião inicial, tiramos dúvidas com o CRS, fomos ao EACRE, descobrimos sobre a necessidade da leitura do Estatuto das ENS, nova diretriz adota pelo movimento, antes do início do “Vem e Segue”, iniciamos duas reuniões do Estatuto junto à Equipe e, finalmente, chegou o momento da Formação de Casal Piloto.
Assim, no dia 17/03/2018, participamos da Formação de Casal Piloto, promovida pela Região São Paulo Sul I, na cidade de Santo André/SP. A Formação foi excelente!
Todos os pregadores dominavam os assuntos abordados, foi um momento riquíssimo onde tiramos nossas dúvidas, que não foram poucas, pois, na prática já estamos vivenciado a Pilotagem.
A grande lição que tivemos da formação foi essa: a Pilotagem, sempre guiada pelo Espírito Santo, deve ser bem feita, sem pressa, sem atropelo, com muita calma, para que todo o casal tenha ciência da razão de ser das Equipes de Nossa Senhora. Podemos, metaforicamente, relacionar a Pilotagem como quando começamos a andar de bicicleta sem rodinhas, ou seja, no começo há o apoio das rodinhas, casal Piloto, depois se tira uma rodinha, posteriormente a outra, alguns tombos, mas, depois, você não se esquece como se faz. A Pilotagem é isso, momento em que o casal que iniciará no movimento deverá ter um aprendizado sólido para não esqueça o que é a uma ENS.
Continuemos em oração para que o Espírito Santo abençoe a todos os casais equipistas, para que não sejamos apenas inquilinos, mas, construtores do movimento das ENS e assim sermos testemunhas, neste mundo que tanto sucumbi na vida religiosa, da vivência do carisma fundador do movimento, ou seja, da Espiritualidade Conjugal.
Assim, não tenham medo quando forem chamados para serviço no movimento.


RETIROS EM 2018 NOS SETORES DA REGIÃO

RETIRO DO SETOR SÃO CAETANO
1º Retiro – 27, 28 e 29 de Julho
Local: CASA DE RETIRO DAS IRMÃS JAPONESAS – Jaraguá – São Paulo
Organizadora: ENS de Guadalupe
Contato:
CRE: Celite e Orlando - (11) 4226-4751 / (11) 9.9986-0515 / (11) 9.9903-9696
E-mails: celite.k@hotmail.com - orlandokruk@terra.com.br

2º Retiro – 28, 29 e 30 de Setembro de 2018
Local: CASA DE RETIRO DAS IRMÃS JAPONESAS – Jaraguá – São Paulo
Organizadora: ENS do Rosário
Contato:
CRE: Vera e Celso - (11) 4177-1810 / (11) 9.9214-4996 / (11) 9.8903-0431
E-mails: veralavorato@hotmail.com - celsolavorato@gmail.com - celso@abdferros.com.br

RETIRO DO SETOR SANTOS A
28, 29, 30 de Setembro
Local - CEFAS - Santos/SP
Contato:
Walter Vieira Neub - (013) 981150450

RETIROS DO SETOR SANTOS B
1º Retiro - 08, 09 e 10 de Junho
Local - CEFAS - Santos/SP
Contato:
CRE Moraima e Sergio (ENS Pep. Socorro): (13) 3301-9660 / (13) 99740-7122 / (13) 99101-2481
E-mails: mmarsiglia@uol.com.br / sflima@uol.com.br

2º Retiro - 19, 20, 21 de Outubro
Local - CEFAS - Santos/SP
Contato:
CRS Roselei e Waldir: (13) 33011927 / (13) 99693-4964 / (13) 99695-4963 E-mails: rwramalho@uol.com.br / waldiramalho@gmail.com

RETIROS DO SETOR SANTO ANDRÉ B
IPIRANGA: 08, 09 e 10 de Junho (já estamos com lista de espera)
Responsabilidade:
Solange e Marcelo (ENS Desatadora de Nós): (11) 4316-4883 / (11) 97594-1989 / (11) 95128-6496
Kátia e Sérgio (ENS Paz): (11) 2548-1810 / (11) 98219-3744 / (11) 98197-4710

IRMÃS JAPONESAS: 17, 18 e 19 de Agosto
Thais e Alexandre (ENS Guadalupe): (11) 4545-9024 / (11) 97343-5696 / (11) 99530-7133
Carla e Eduardo (ENS Fátima): (11) 4748-0658 / (11) 99786-1049 / (11) 99890-8866

RETIROS DO SETOR SANTO ANDRÉ A
Centro Santa Fé - será nos dias 17, 18 e 19 de Agosto
Contato:
Andréia e Sérgio - ENS da Defesa: (11) 2564-6709 / (11) 95853-2521 / (11) 99107-3405
Érica e Josimar - ENS do Sorriso: (11) 4455-5620 / (11) 95150-3000 / (11) 94715-4278

RETIROS DO SETOR SÃO BERNARDO / DIADEMA
06, 07 e 08 de Abril - Seminário do Ipiranga
Contato:
Patrícia: (11) 99806-9924

20, 21 e 22/julho - Irmãs Japonesas
Contato:
Erika e Amarildo: (11) 2669-6734
Ana e Rogério: (11) 4339-3690


ATRASO NO RECEBIMENTO DA CARTA MENSAL - MARÇO 2018

Informativo CRP.

A Carta Mensal de Março foi normalmente postada no final de fevereiro como previsto.
Temos recebidos questionamentos de que ela ainda não chegou ao equipista.
Como todos estamos acompanhando os Correios passam por uma fase bastante complicada e totalmente fora de nosso controle.
Reforçamos que a Carta Mensal de Março está disponível no site ens.org.br desde o início do mês.
Logo na falta da Carta em papel recomendamos o uso da Carta digital que pode ser acessada em computador, tablet e telefones smart para leitura ou para ouvir.
As instruções para seu uso também estão no site na opção Carta Mensal no Brasil.
Pedimos o favor de fazer com que essa mensagem chegue até as equipes de base.

Obrigado
A Paz e Alegria de Jesus!

Abraço
Fernanda e Martini
CR Carta Mensal ENS


27 e 28 de Janeiro de 2018 - EACRE

Nos dias 27 e 28 de janeiro aconteceu o EACRE da Região São Paulo Sul I. E nós, que já participamos de diversos EACREs como CRE, Casal Ligação e Casal Piloto, sentimos cada um deles como único e contagiante. Mas, nestes três últimos anos, como CRS, pudemos vivenciar um outro lado: o de servir! E o amor por este evento cresceu ainda mais. Neste ano de 2018, nosso último como CRS, tivemos a alegria de servir como animadores. Isso nos empolgou muito e veio junto com uma grande responsabilidade e muitas “borboletas” no estômago...

Desafio aceito, começamos a trabalhar nesta direção. Foram tantos detalhes: slides, captação de fotos, lembrancinhas para os apresentadores, dinâmicas, filmes, ensaios... E, para ilustrar o tema do ano, fizemos um grande coração para decorar o auditório, com aproximadamente 700 borboletas. Elas, enfim, foram migrando do nosso estômago para o painel! E assim, fomos nos apaixonando por essa “Missão do Amor”.

Outro ponto que nos trouxe muito contento foi preparar a homenagem para os SCE. Ficamos sempre comovidos ao falar de nossos padres, que se dispõem de seu precioso tempo para se dedicar à causa de nossa santificação e trazem o Cristo para o nosso meio. E uma grande alegria foi ver tantos sacerdotes equipistas neste EACRE e receber deles esse amor que extrapola nossas reuniões mensais.

A cada palestra, um novo olhar para o tema abordado. Tudo era novidade... tudo era estímulo e incentivo para aqueles que estarão a serviço das equipes!

O padre Octávio apresentou o tema do ano e nos fez apaixonar por este livro e também pela dinâmica dos algodões coloridos, em que cada casal deveria ofertar ao cônjuge o que tinha de melhor; o padre Jaílson, nosso SCER, incentivou a todos para a importância da Escuta da Palavra; também nos foi apresentada a CF e a triste realidade da violência que assola nosso país; aprofundamos no papel do leigo com abordagem sobre o Ano do Laicato e tantas outras palestras que nos enriqueceram. Tivemos também a presença de nosso CRP Sandra e Valdir que passaram as orientações de 2018; e nosso CRR, Gláucia e Bianchi, que em seu primeiro ano como Regional, nos orientaram e estiveram presentes a cada serviço que estava sendo organizado.

O clima de unidade foi percebido a todo momento: casais de Setores diferentes almoçando juntos e se entrosando muito bem; as reuniões de grupo com uma rica troca de experiências; e a alegria contagiante no momento da Convivência no sábado à noite.

E tudo aconteceu para a honra e glória do Senhor!

Este EACRE deixará saudades!!!

CRS Vania e Nivaldo
SCES Pe. Márcio Pontes
Setor Santo André B
O amor de Cristo nos uniu!


Queridos equipistas!
Agradecemos a Deus, a missão que nos foi confiada pois, será a nossa oportunidade de amar mais! Foi assim que nos sentimos nos dias que passamos no Encontro do Colégio Nacional, em Itaici, de 25 a 27 de agosto.
Foi um acontecimento muito especial, com a presença do Padre Paulo Renato, SCE da Super Região Brasil, representando na Celebração Eucarística, o Cristo, cabeça da igreja e ao lado Hermelinda e Arturo, CR Super Região Brasil, simbolizando a caminhada do movimento, juntamente com a Sandra e Valdir, CRProvíncia SP Sul I, Pe. Otacvio, SCE Província Sul I e os casais regionais de todo o Brasil, em meio à oração, à luz do Espírito Santo, nós e o Pe. Jailson assumimos a responsabilidade de conduzir a Região São Paulo Sul I.

O amor de Deus por nós é imenso não temos dúvidas disso; "É o amor do Pai que nos faz crescer, nos perdoa" (Lc 7, 9-11), "que nos dá tantas coisas boas" (Mt 7, 9-11), "que nos dá o dom por excelência que é o Espírito Santo" (Lc 11,13).
Nessas Palavras que refletimos no retiro que realizamos em setembro, afirmamos com alegria, a missão que nos foi dada.
Nós queremos servir a Deus, segui-Lo e honrá-Lo. Nos últimos tempos temos mais preocupações e andamos agitados com muitas coisas, mas por nos sentir assim, passamos a rezar com mais intensidade e deixamos que o Espírito Santo nos diz o que fazer.
Fazer de forma que possamos, com os dons que Deus nos deu e nossa disponibilidade de servir, animar os setores a não desviarem do carisma, do método e da pedagogia do movimento, praticando a escuta e a percepção de suas necessidades, estando sempre próximos.
Contamos com a oração de todos!
E que o Espírito Santo nos acompanhe durante todo o tempo que estaremos a serviço da região São Paulo Sul I.
Fraternalmente
Glaucia e Bianchi
CRR SP SUL I



24/02/2018 - Formação Casal Informador e Experiência Comunitária

Nessa Formação foi possível sentirmos um grande desejo em nossos corações à irmos para águas mais profundas e fazermos mais pela propagação de Nosso Senhor Jesus Cristo dentro daquelas famílias/casais que inda não tiveram o despertar para a vivência e querência de uma vida que os leve ao primeiro amor a Cristo e aos irmãos.
Vemos que a Experiência comunitária é um serviço extremamente genuíno e abraça com muito carinho os que querem abrir-se ao amor dentro de determinado grupo de pertença para depois mergulhar no Mistério sagrado de trazer Cristo primeiramente para a vida em comum, onde o “Eu” não existe, mas a exemplo dos primeiros cristãos: que partilhavam tudo dentro daquela comunidade e assim almejar com maior maturidade de fé a possibilidade futura de ingressar na mística/carisma das ENS ou engajamento pastoral.
Concluímos mais uma vez a grandiosidade das ENS onde enxerga a necessidade de acolhida aos casais/famílias e sobretudo na fidelidade em prestar também um serviço a nossa Igreja Católica Apostólica Romana, onde não restringe somente as ENS, mas sim aberto para um futuro trabalho pastoral desses casais em suas Paróquias/comunidades de base.

Liliane e Ademar

Eq. Nossa Senhora das Famílias - Setor São Caetano


30/07/2017 FORMAÇÃO PERMANENTE - ENCONTRO NOVO FÔLEGO

Estivemos reunidos, a Região SP SUL I , nos dias 29 e 30 de julho, para a Formação Permanente - Encontro Novo Fôlego - com as equipes com mais de 10 anos de caminhada no movimento. Encontro onde a proposta é para que a Equipe retorne ao impulso inicial. O Encontro novo fôlego oferece a possibilidade de dar o "passo decisivo", chamando toda a equipe a refletir sobre seu percurso e a sua evolução futura, para se renovar.

Com 26 casais participantes com a equipe de 5 formadores e os 6 CRS ,que foram maravilhosos em todo apoio da organização do Evento.

Nosso abraço a todos.

Neli e John

Segue abaixo Testemunho de 3 casais:

HAJA FÔLEGO!

Queridos irmãos equipistas, gostaríamos de partilhar com todos o que foi, para nós, o Encontro de Formação Novo Fôlego (ENF), do qual participamos no mês de julho de 2017 e, com o qual, ficamos LITERALMENTE IMPRESSIONADOS”.
Aconteceu que, quinze dias após o Retiro Anual, nossa equipe foi convocada para mais um Encontro de Formação, desta vez “ Novo Fôlego”.
Como havíamos sido responsáveis, juntamente com outra equipe pelo Retiro, com um mês de preparação, podem imaginar as mais diversas reações da equipe: datas muito próximas, cansaço, falta de saúde, trabalho, que seria encontro para idosos, etc.
Como CRE não foi fácil convencer cada um da necessidade de participação. Detalhe: “Teria que ser TODA a equipe”. E assim, vencendo obstáculos, dando um ponto aqui outro ali, embora cansados lá fomos nós.
Quantas surpresas nos aguardavam! Como Deus é perfeito em tudo o que faz!
Para começar, a organização do evento nos deixou encantados! A equipe de trabalho parecia uma orquestra em sintonia! Nenhum detalhe passou desapercebido. A cada palestra e testemunho íamos sendo envolvidos por eles, de tal modo, que íamos amando cada vez mais o Movimento e abraçando cada vez mais a nossa equipe.
O testemunho que nos transmitiram é que tudo precisa ser feito com muito amor, entrega, acolhida e oração.
Rimos, choramos, cantamos, dançamos.
A alegria se completou ao conhecermos novos irmãos de caminhada vindos de Piracicaba, Taubaté, São José dos Campos, Votorantim, Santos, além da nossa querida ABCD.
Alguém comentou: “Nunca mais vou me esquecer deste Encontro.” E só não falamos mais, prá não perder o encanto das surpresas e para que todos , quando chamados, aceitem imediatamente o convite.
Sem nenhuma dúvida, nossa equipe saiu deste Encontro mais fortalecida, unida e com novos projetos, mesmo testemunho de todos os casais participantes.
Deus seja louvado por tudo, e principalmente pelos SCE que se doam pelas nossas causas, por todos os abraços e bênçãos que nos dão!
Que o esforço de todos os Casais Formadores seja recompensado e que Maria Santíssima derrame sobre cada um e suas famílias todas as graças que lhes são necessárias.
“Meu amigo, meu cumpadre, meu irmão, escreva sua história pelas suas próprias mãos.”

Cacilda e Júlio CRE Eq. Santíssima virgem

SETOR SÃO BERNARDO E DIADEMA


Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo convite para a Formação Novo Fôlego!
Simplesmente adoramos! As palestras, os palestrantes, os tópicos foram muito bem escolhidos!
Foram momentos que paramos para repensar de como estamos quanto equipe!
Como casal tivemos a oportunidade da Renovação do Matrimônio, refletimos sobre a evolução da vida em casal, se nossos projetos se realizaram e também refletimos sobre o caminho percorrido... Como equipe tivemos a oportunidade de apresentar as nossas faltas e o desejo de melhorar, analisamos como evoluiu a equipe ao longo dos anos, pudemos pensar nas formas de afastar a rotina e seguir em frente com um novo impulso! E finalmente depois de tantos conhecimentos e ensinamentos firmamos o compromisso de que a nossa equipe despertou para a importância de uma leitura mais efetiva de documentos da igreja e do movimento, a fim de fortalecer e enriquecer o nosso conhecimento espiritual, em casal e em equipe. Simplesmente nossa equipe voltou da Formação Novo Fôlego renovada!

Verônica e Hilário - ENS Auxiliadora das Vitórias

SETOR SÃO CAETANO


Deus nos presenteia a todo instante, neste final de semana, recebemos como presente o Encontro Novo Fôlego. Foram momentos de muita oração, reflexão e testemunhos, que nos ajudaram a voltar as origens e redescobrir o caminho para alcançar a santidade em casal e em equipe. Obrigada a todos que se dedicaram na preparação do ENF. Deus os abençoe sempre.

Doroti e Anisio - ENS Auxiliadora das Vitórias.

SETOR SÃO CAETANO


25/05/2017 EVENTO NA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

A Diocese de Santo André conta com um Tribunal Eclesiástico em funcionamento desde o ano passado.

Você sabe para que serve? Como é o seu funcionamento?

Venha conhecer. Você é o nosso convidado

Pastoral Familiar - Comissão Diocesana


26 /04/2017 NOVO CASAL RESPONSÁVEL DA REGIÃO SÃO PAULO SUL I

"A alegria do Senhor é a nossa força" (Ne 8,10)

No movimento das ENS, toda a responsabilidade é um serviço, colocamo-nos a serviço dos irmãos e somos convidados a "Amar mais os irmãos, amar mais a Igreja".

Com muita alegria, após o discernimento realizado,partilhamos com todo o SIM do novo CRR SP Sul I, Gláucia e Bianchi, que irão animar e conduzir a Região no período de 2018-2021.

O novo SCER que também deu o seu SIM é o Padre Jailson. Nosso muito obrigado

Assim, agradecemos a doação e o sim de vocês. E sempre contem com nossas orações e apoio. Vivam o sim com muita alegria, saboreando a bondade de Deus e apoiando-se inteiramente e com total confiança na ação do Espírito Santo.

Com carinho, nosso abraço a todos

Neli e Jonh
Padre Isac


21/04/2017 PRIMEIRO ENCONTRO DAS FAMÍLIAS EM SANTO ANDRÉ


21/04/2017 SESSÃO DE FORMAÇÃO NÍVEL III

A Região SP Sul I e os seis CRS que dela fazem parte, organizaram a formação que ocorreu nos dias 1 e 2 de Abril na Casa de Retiros e Eventos Irmãs Cabrini em São Paulo.

Esta formação, recebeu 20 casais participantes, CRP Sul 1 Sandra e Valdir, SCESRB Padre Paulo Renato, SCE Setor SCS Padre Jaison.

Os pregadores Sandra e Valdir e o Padre Paulo Renato dirigiram esta formação abordando alguns temas como: Visão histórica, Estatutos, Carisma, Mística e Espiritualidade, Estrutura do Movimento, Ingresso e Formação Inicial.

Este evento trata da formação de quadros, portanto o objetivo e o testemunho foram assuntos muito significativos neste momento. Outro tema abordado pelo Padre Paulo Renato foi a Eclésia, no qual todos puderam compreender um pouco mais sobre a inserção de cada equipe na Igreja. O quanto o casal pode compreender mais e mais a sua vivência cristã dentro da família e dentro da equipe. Que somos verdadeiramente uma igreja dentro da Igreja, portanto, que compreendamos nosso papel e façamos dele um compromentimento cada vez maior.

Esta formação trouxe um novo ânimo para todos, a certeza de que estamos no caminho certo e que Deus nos orienta e nos cumula de bençãos, ajudando-nos a descobrir a Sua vontade e perceber Sua presença no munde de hoje.

Percebemos, nos momentos de plenário, a sede dos casais em conhecer mais profundamente o Movimento: cada assunto que havia sido abordado nas palestras, cada dúvida levantada e o interesse de todos por compreender mais e mais.

O momento de estudos nos grupos foi de muita interação e partilha, em que todos se beneficiaram com a troca de experiências e de testemunhos.

É muito lindo ver casais que nunca se encontraram, relacionando-se com familiaridade e amizade, uma das maravilhas que Deus faz nas ENS.

E para coroar este encontro, nos unimos no sábado e no domingo na Celebração Eucarística, onde todos puderam se alimentar com o pão e com a Palavral.

Nossa alegria em servir.

Vânia e Nivaldo
CRS Santo André B

 


12/02/2017 ORIENTAÇÕES 2017 - ÊNFASE NO PCE RETIRO

Queridos casais e SCE

No ano de 2017 daremos uma importância maior ao Ponto Concreto de Esforço Retiro Anual. A construção de pontes e não muros, passa inicialmente por nossa relação individual e em casal com Deus.

Já está disponível em nosso site, no link RETIROS, as datas, assim como as informações para que você faça a sua inscrição e já deixe reservada a sua vaga. Procure a data do retiro de seu setor, ou aquela que seja mais conveniente.

 


11/02/2017 EACRE 2017

Foi realizado nos dias 28 e 29 de janeiro, no Espaço Santa Fé, Perus, SP, o EACRE da Região SP Sul I, com o Tema CONSTRUIR PONTES NÃO MUROS - Os desafios pastorais da Família na nova Evangelização. E com o lema: "Abri, abri a estrada, aplainai-a! Retirai do caminho de meu povo todo obstáculo! (Isais 57,14).

Contamos com a presença e a organização de todo o colegiado da região e com todos os Casais Responsáveis de Equipe, Casais Ligação e Casais Pilotos para o ano de 2017.

Agradecemos a todos que colaboraram para que este evento tivesse um grande êxito. Particulamente aos Sacerdotes Conselheiros Espirituais, presentes na reunião a eles destinados. E em especial ao Padre Jailson, Padre Fernando e ao Padre Vanzela (este da região Leste II, e que proferiu duas palestras), pela formação e as celebrações realizadas neste evento.

Os assuntos abordados este ano foram:

- Orientações 2017 - Casal Provincial Sandra e Valdir
- Tema do ano - Padre Jailson
- Retiro anual - Padre Vanzella
- O documento Amoris Laetitia e as Equipes de Nossa Senhora - Padre Vanzela
- Trilogia - Formação Inicial dos casais equipistas - Casal Regional Neli e Jonh

Nosso abraço carinhoso e um beijo no coração.

Neli e Jonh - CRR

FOTOS E VIDEOS DO EVENTO

Imagens tiradas e cedidas pelo casal Agda e Oliveira


25/11/2016 FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DAS ENS COM OS SEMINARISTAS DA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

Aconteceu hoje na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, Diadema, a confraternização com os equipistas com os seminaristas.

Teve início com a celebração eucarística pelo padre Deivid às 19h00, seguido posteriormente com o jantar no salão paroquial.

Durante o jantar, além do padre Deivid, estiveram presentes o padre Márcio e o padre José Ailton. O padre Márcio deu seu bonito depoimento e testemunho sobre o que ser um Sacerdote Conselheiro Espiritual de uma Equipe de Nossa Senhora.

Queremos agradecer a todos de colaboraram para a realização deste evento.

Fotos cedidas e tiradas por Maurício Viana

FOTOS

 


23/11/2016 CONTRIBUIÇÃO DO MOVIMENTO PARA AS VOCAÇÕES NA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

O casal regional Neli e Jonh fizeram visita ao bispo Dom Pedro Carlos Cipollini na Mitra Diocesana, onde conversaram sobre o movimento e também aproveitaram para fazer a entrega de um cheque com a contribuição para as vocações.

Além da contribuição vinda anualmente por todos os equipistas da diocese de Santo André, que é entregue durante a festa de confraternização, este valor adicional vem da Super Região Brasil, que contempla duas regiões de nossa Provincia a cada ano.


03/11/2016 NOVO CASAL RESPONSÁVEL DO SETOR SÃO BERNARDO/DIADEMA

Com muita alegria anunciamos o casal Iris e Flávio como novo casal setor. Juntamente com o Padre Edvaldo, que também é da ENS Guadalupe, irão estar a frente do setor nestes próximos 3 anos

Agradecemos imensamente o trabalho realizado pelo casal Agda e Oliveira e do Padre Felipe. Que Deus derrame bençãos sobre eles e que lhes dê muito ânimo para caminhar em outros desafios que virão.

Neli e Jonh
CRR

Padre Isac
SCER


01/11/2016 PORTA SANTA - ANO DA MISERCÓRDIA

Estiveram reunidos neste dia 30 de Outubro os casais da nossa região, no Santuário Nossa Senhora da Aparecida, em São Bernardo, para juntamente com o Padre Alex, fazer a passagem pela Porta Santa.

Foi feita uma formação, seguida de missa às 10 horas. O Ano da Misericórdia compreende o período de 20/12/2014 a 20/11/2016


12/08/2016 NOSSO CASAL REGIONAL É HOMENAGEADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS

Na diocese de Santos, todo o ano acontece a Sessão solene em comemoração da Semana Nacional da Família, onde são homenageados casais envolvidos com a Pastoral Familiar e Movimentos ligados a família.

E para a alegria de nosso movimento, neste ano o casal escolhido foi Neli e Jonh. Como casal e família, sempre estiveram motivados e disponíveis para servir com alegria e amor a tudo o que lhes é solicitado no serviço e na missão. Uma justa homenagem para eles que levam a todos os que os rodeiam o testemunho de vivência do Sacramento do Matrimônio, como sendo um caminho para o amor, felicidade e santidade.

 


10/08/2016 UM POUCO DE HISTÓRIA DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

Do dia 25 de Agosto a 2 de setembro de 1973 acontecia pela primeira vez no Brasil, a semana da Família na cidade de Santos por iniciativa dos casais das Equipes de Nossa Senhora.

Em junho de 1976 a Comissão Episcopal do Regional Sul 1 da CNBB tornou este evento oficial.

A semana Nacional da Família é hoje uma realidade em todo o Brasil e em pouco tempo ganhou espaço em todo o Estado de São Paulo. O objetivo que se pretende atingir com este evento é mobilizar toda a sociedade brasileira, a comunidade universitária, profissionais liberais, políticos, pessoas de boa vontade, e de modo particular todo o mundo católico e cristão, no sentido de refletir, redescobrir e promover os verdadeiros valores e a dignidade da vida e da família.

Dentre eles destacam-se o amor, a amizade, a partilha, a solidariedade, mudança de hábitos pessoais e sociais em relação ao meio ambiente, e justiça e comunhão entre pessoas.

PORQUE UMA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA?

Em 1993, sob o incentivo e coordenação do Setor Família e Vida da CNBB, hoje Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família - CNBB e numa escuta às bases, constatou-se um grande descontentamento, inquietação e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores tem sido agredidos sistematicamente por alguns setores da conjutura internacional, principalmente dos Meios de Comunicação Social. Escolheu-se para isso a Semana seguinte ao Dias dos Pais, no mês de Agosto, por ser o mês vocacional. A família não é apenas a mais antiga instituição humana, mas é a mais preciosa que existe para cada ser humanl que a possui. É a maior perda para aqueles que dela ficam privados. É para defender esse tesouro da humanidade que surgiu e ganha corpo a cada ano, a Semana Nacional da Família.

A Pastoral Familiar, as Pastorais, os Movimentos, Serviços e Institutos Familiares são particulamente convocados a dares a sua contribuição.


08/08/2016 SESSÃO DE FORMAÇÃO NÍVEL II

Aconteceu nos dias 5 e 6 de Agosto esta sessão de formação, envolvendo os 4 setores do ABC da Região São Paulo Sul I, no salão da paróquia Santo Antonio em Santo André, tendo como orientador e celebrante o Padre Alex Sandro.

Tivemos a participação de 30 casais, que teve como tema os documentos da Igreja. O padre Alex conduziu a formação de maneira bastante prática, com exemplos e citações de documentos, tomando a atenção de todos, que interagiram nos momentos de reflexão e muitas dúvidas foram levantadas, discutidas e esclarecidas.

Muitos questionamentos acerca da Igreja e de vivência dos casais em suas paróquias foram debatidos, sempre a luz dos documentos citados. Os casais demonstraram muito entusiasmo em cada momento da formação, que foi muito dinâmica e produtiva.

Nosso agradecimento especial ao padre Alex por estar disponível, colocando seus dons a serviço de nosso movimento, por sua dedicação e amor aos casais.

Agradecemos também a todos que colaboraram para que o evento acontecesse: todos os CRS, os cozinheiros equipistas, que doaram seus talentos culinários e os responsáveis pelo salão da paróquia.

Que Nossa Senhora abençoe o Frei Geraldo e toda sua comunidada de paróquia Santo Antonio.

Vânia e Nivaldo
CRS Santo André B

FOTOS DO EVENTO


15/07/2016 Formação Crescer no Amor

No dia 15 de julho ocorreu na cidade de Mauá a Formação sobre o Projeto Crescer no Amor, para 16 casais de nossa Região. Estes casais foram convidados pelos CRS dos 6 setores que compõe nossa Região.

O projeto de evangelização é mais um serviço das ENS aos casais (não equipistas) que coabitam, vivem juntos, mas que não tem impedimento para o sacramento do matrimônio.

Um casa equipista será o acompanhador de um grupo d 5 a 7 casais, que receberão uma formação em 10 capítulos. Ao final dos encontros desfaz-se o grupo.

A idéia é que estes casais procurem uma pastoral de preparação ao matrimônio. Uma vez casados poderão ingressar nas ENS através da Experiência Comunitária.

Sempre com muito amor e zelo estaremos levando para outros casais, as maravilhas que o Senhor faz em nossas vidas

FOTOS DO EVENTO


11/07/2016 RETIRO - Ponto Concreto de Esforço

O retiro anual é, como todos sabem, um dos pontos concretos de esforço. Portanto um esforço que o casal faz não por obrigação mas por necessidade.

Necessidade anual, do casal se afastar do seu cotidiano e se colocar por 48 horas totalmente disponível, diante do Senhor.

Como está este ponto concreto?

Caso não tenham realizado ainda, acessem no link Retiros, deste site, e se inscrevam o mais breve possível


 

20/06/2016 ENCONTRO DE CASAIS LIGAÇÃO

Com muita alegria, estivemos reunidos no dia 4 de junho, na Mitra Diocesana de Santo André para este evento com Casais Ligações da Região Sul I.

Com 25 casais presentes, juntamente com os Casais Responsáveis pelos 6 setores e também a presença querida e constante do Padre Isac, SCE da Região.

Todos se prepararam com muita alegria e zelo para que este encontro acontecesse de uma forma tão produtiva e sempre com o objetivo de fortalecer o Movimento, presando sempre pela formação dos casais equipistas.

Com a dinâmica "Mesa redonda" bem preparada e estruturada em seu conteúdo sobre o Casal Ligação, tivemos uma tarde muito proveitosa nas discussões do Tema proposto, com testemunhos maravilhosos deste serviço. Com alegrias e dificuldades, muitos esclarecimentos e formação, tivemos a troca de experiências dos casais para lidarem com as diversidades e partilha de conhecimento.

Foram vários os pedidos para que esse encontro fosse inserido no Calendário Anual da Região.

Com carinho, nosso fraternal abraço a todos

Neli e Jonh
CR Região

Padre Isac
SCER

FOTOS DO ENCONTRO


07/06/2016 SESSÃO DE FORMAÇÃO NÍVEL I EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

No dia 30 de Abril foi realizado no Santuário Nossa Senhora Aparecida, Bairro Paulicéia, esta sessão de formação.

Estavam presentes 15 casais participantes, além dos palestrantes e casais de apoio.

TESTEMUNHO

Recebemos o convite desta sessão de formação que teve como tema: Plano de Deus - História da salvação e visão geral dos sacramentos.

A princípio pensamos em não participar devido a diversos compromissos, mas o chamado foi mais forte, graças a Deus, pois pudemos presenciar o amor e a doação dos casais de nossa região, que nos acolheram com muito amor, e prepararam tudo com perfeição e alegria.

Iniciamos o dia com a Santa Missa, e ao deixarmos a igreja tivemos a graça de passamos pela Porta Santa da Misercórdia, e passamos o restante do dia na compania do Padre Alex Sandro Camilo, que compartilhou conosco um pouco de seu muito conhecimento.

Padre Alex abordou a História da Salvação iniciando na escritura (Antigo testamento) com Abraão, Isac e Jacó, até o Novo testamento. Percebemos que temos muito a aprender. Nos mostrou as escrituras de uma forma que nunca tinhamos visto antes, nos fez participar, entrar na história. Ficou muito mais fácil entender a história da salvação.

É uma pena que muitos casais não puderam participar... Foi tão proveitoso que nem percebemos o dia passar.

Agradecemos a Deus pelo convite que nos foi feito a participar das ENS, tendo nos auxiliado como esposos e família.

Aprendemos ainda mais o amor em servir a Deus.

Lucimara e Marcos - ENS Fátima - Setor Santo André B


06/06/2016 SESSÃO DE FORMAÇÃO NÍVEL I EM SANTOS

Foi realizada esta importante formação no dia 16 de Abril na cidade de Santos, com a participação de 15 casais.

Agradecemos a participação de todos, incluindo além dos casais convidados, os palestrantes e os casais de apoio.



TESTEMUNHO

Respondendo ao chamado de Deus, com alegria participamos desta sessão de formação. Participamos das conferências e dinâmicas com o coração e mente abertas.

Com a rotina intensa que vivemos, entendemos o chamado como uma necessidade de reflexão do nosso cotidiano, onde o Senhor nos prepara para a missão evangelizadora de propagar Sua palavra e levar luz e sabor a outras pessoas.
É o amor maior de Deus operando em nossas vidas e que vem ao nosso encontro.

Deus se propõe a chegar a nós, nos permitindo alcança-Lo.

Revelou-nos todo o Vosso mistério, mostrando-nos o caminho, a verdade e a vida.

Jesus Cristo é a prova maior desse amor do Pai, que desce com o humano para nos ensinar:
"Amar ao próximo como a si mesmo, assim como eu vos amei".

Entregou sua própria vida, para nos redimir dos pecados e salvar-nos da morte.
Padre Henri Caffarel, o profeta do Matrimônio, entendeu bem esta proposta e ungido pela luz do Espírito Santo nos brindou com a criação das ENS.

A cada etapa que vivemos, sentimo-nos surpresos e gratificados por estar neste meio. Nos revigora e nos torna mais perseverantes, em entender os propósitos de Deus.

A fé é o dom de Deus e o nosso SIM para esse grande plano de amor, nos anima para sairmos em missão com alegria.

Marcia e Shigue Taminato - ENS Aparecida - Setor Santos A


05/05/2016 NOMEAÇÃO DO NOVO CASAL COORDENADOR DA PASTORAL FAMILIAR REGIONAL SUL 1

Com alegria informamos que na Assembléia Estadual da Pastoral Familiar, no dia 5 de Março, na cidade de Guarulhos, foi nomeado o casal Osmarina e Toninho, como novo casal coordenador.

Gostariamos em nome do movimento das Equipes de Nossa Senhora parabeniza-los por esta nova missão e desejar muito êxito.

Sabemos muito bem do seu grande entusiasmo na defesa da família e da vida. E também de seu amor e dedicação a todos os chamados feito pelo Pai ao serviço.

Particulamente no nosso movimento como casal equipista de base, sendo Casal Coordenador de Experiência Comunitária, Casal Piloto, Casal Ligação, Casal Setor e Casal Regional.

Neli e Jonh
Casal Regional

Padre Isac
SCE Regional

 


23/02/2016 ENCONTRO REGIONAL DE SACERDOTES CONSELHEIROS ESPIRITUAIS

É com alegria que informamos a realização deste importante encontro em nossa região.

Desde já todos os SCE, assim como os Acompanhador Espiritual Temporários da Região São Paulo Sul I estão convidados. Momentos de louvor a Deus pelas vocações e ação de graças pela união de dois sacramentos: Ordem e Matrimônio. Sinal marcante em nosso movimento.

A partilha de experiências apartir da presença dos SCE e AET é importantissima para o crescimento espirituais dos casais e como consequência o fortalecimento das ENS.

Será realizado em duas datas e por Diocese

DIOCESE DE SANTOS
Dia 12/03/2016 - Sábado com chegada às 9h30 e término às 12h00
Local: Seminário São José - Morro Nova Cintra - Santos

DIOCESE DE SANTO ANDRÉ
Dia 02/04/2016 - Sábado com chegada às 9h30 e término às 12h00
Local: Rua Albert Einstein, 4 - Vila Floresta - Santo André

Neli e Jonh
CRR

Padre Isac Carneiro da Silva
SCER


15/02/2016 EACRE 2016 VIVER A MISSÃO COM ALEGRIA

Com muita alegria estivemos reunidos no Espaço Anhanguera - SP, dias 13 e 14 de fevereiro de 2016 para o nosso EACRE - Região Sul I, com o tema "Viver a missão com alegria" e o lema " Não fostes vós que me escolhestes; mas fui Eu que vos escolhi" (Jo 15,16), vivenciamos momentos maravilhosos nestes dois dias

Em 2016, seguindo as orientações, as linhas de ação a serem seguidas serão:

Alegria e Misericóridia

1) O Encontro - Renovar todos os dias o Encontro pessoal e em casal com Cristo, através dos PCE, enfatizando o DDS

2) O Anúncio - Levar com alegria o Evangelho da Misericórdia a todos, sem exceção, através do estudo do tema

3) O Compromisso - Apelar ao compromisso evangelizador, comprometer-se

4) A Formação - Incentivar a formação dos casais em todas as dimensões, através da Formação Permanente

Queridos, desejamos que seja um ano de muito crescimento espiritual para o casal e em equipe

Pedimos intercessão do servo de Deus, Padre Caffarel para que todos tenham um ano alegre, misericordioso e de grande crescimento espiritual e em equipe

Neli e Jonh
CRR

Padre Isac
SCER

Fotos do evento

Mais fotos

Fotos cedidas pelo casal Agda e Oliveira (CRS São Bernardo/Diadema)


14/01/2016 ENCONTRO ANUAL DE CASAIS RESPONSÁVEIS DE EQUIPE (EACRE)

Queridos casais, SCEs e AETs

Durante o Encontro de Casais Responsáveis, padre Caffarel fez a seguinte indagação: "'Qual o objetivo nº 1 das ENS?". Ele disse: "Será o auxílio mútuo, será o estudo do pensamento cristão, será o aprendizado da oração?". (Objetivo nº 1 que inclui todos estes objetivos, os excede e os ultrapassa, é a união com Cristo, esse é o objetivo das ENS). E completa: "compreendem vocês agora porque eu lhes peço com tanta frequência considerar a sua participação nas ENS com algo de essencial nas suas vidas? Não é essencial associar-se ao clube alpino, aderir a uma associação de antigos alunos, etc. No entanto, se a união com Cristo é para vocês o essencial, e se as ENS lhes parecem ser um meio providencial para alcança-Lo, então eu lhes digo que as equipes devem ocupar um lugar essencial em suas vidas. O amadorismo está excluido." (Carta Mensal francesa - Fevereiro 1950).

Queridos irmãos, sua presença será uma luz a iluminar nossos estudos, celebrações, troca de idéias, convívio, nos dias 13 e 14 de fevereiro próximo.

Por isto, movidos pelo espírito peregrino, sem levar em conta superficialidades, e pela Fé em Cristo, convidamos todos a buscar o verdadeiro tesouro no encontro com os irmãos.

Será tempo de "Ousar o Evangelho", para bem vivermos a missão com alegria.

Nosso EACRE acontecerá no Espaço Anhaguera (Santa Fé - Perus - SP), Via Anhanguera Km 25,5 Jardim Britania, SP e terá início 7:30 hs do dia 13 de fevereiro. Apartir das 6:45hs estaremos acolhendo-os. O encerramento será no domingo às 13:30hs.

Queridos irmãos, esperamos contar com suas orações e animação de espírito, para que possamos "Fazer tudo o que Ele nos pedir", tornando nosso EACRE, terno e fraterno.

A Virgem Maria confiamos as ENS e sua específica missão de "Ousar o Evangelho", vivendo no cotidiano a busca do tesouro verdadeiro, sempre unidos a Cristo, recebam o abraço carinhoso de todo o Colegiado!

Neli e Jonh
CRR SP Sul I

Padre Isac Carneiro
SCER SP Sul I

 


24/11/2015 CONFRATERNIZAÇÃO COM OS SEMINARISTAS DA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ


24/11/2015 RETIROS EM 2016

Acessem o link "RETIROS" deste site, pois já foi atualizado para 2016.

Programem-se para realizar este importantissimo Ponto Concreto de Esforço


16/11/2015 POSSE DOS NOVOS CASAIS RESPONSÁVEIS DE SETOR DE NOSSA REGIÃO

No Encontro Provincial, ocorreu a posse dos novos Casais Responsáveis de Setor. Desejamos a todos eles muito êxito em sua nova missão, e que sejam abençoados por Deus

São eles

SETOR SANTO ANDRÉ B - Vânia e Nivaldo juntamente com o SCES Padre Márcio

SETOR SANTOS A - Ana e Adelino juntamente com o Padre Fernando

SETOR SANTOS B - Roselei e Waldir juntamente com o Frei Lino


15/11/2015 ENCONTRO PROVINCIAL 2015

Com muita alegria estivemos reunidos nos dias 6, 7 e 8 de Novembro no Espaço Anhanguera (Santa Fé - Perus) para o Encontro da Província Sul I,

Juntamente com o Casal Provincial, Sandra e Valdir e o SCEP Padre Octávio, mais 9 Casais Regionais, 30 SCES e os Casais Responsáveis de Setor, vivemos momentos fortes de celebração, formação e convivência com nossos irmãos equipistas.

Viver a missão com alegria é nos entregarmos às Graças e Bençãos de Deus.

Com carinho, nosso abraço e nosso muito obrigado

Neli e Jonh
Casal Regional

FOTOS DO EVENTO

Dia 6

Dia 7

Dia 8


08/08/2015 EVENTO COM O BISPO DIOCESANO DE SANTO ANDRÉ

 


 

02/09/2015 NOVA DATA A SER OBSERVADA

Queridos,

"A alegria do Senhor é a nossa força"

O dia 18 de setembro é aniversário de falecimento do Padre Henri Caffarel, e com instruções recebidas no Colegiado Nacional, que ocorreu neste final de semana, apartir deste ano, todos os equipistas e SCE/AET do mundo estarão unidos em oração pelo nosso fundador. Esta data será marcada como um dia especial para todos os equipistas.

A proposta é que se realize ou participem de Celebrações Eucarísticas, em sua intenção, terços e orações em casal e em equipe.

Com entusiamo e fé vamos rezar pedindo a interseção do Padre Caffarel em todas as nossas atividades e situações diárias de nossas vidas.

Com carinho, nosso abraço

Neli e Jonh
Padre Isac

 


(02/08/2015) SESSÃO DE FORMAÇÃO PARA CASAIS LIGAÇÃO

Aconteceu no dia 1 de Agosto em Santo André.

Conteúdo com fotos


(03/07/2015) II SESSÃO DE FORMAÇÃO NACIONAL

Em continuidade ao Encontro Nacional, alguns casais e sacerdotes foram convidado a participar da Sessão de Formação Nacional que se encerra no 5 de julho, no Seminário Santo Afonso em Aparecida

Representando nossa região estão o Padre Isac (SCER) e o casal Agda e Oliveira (CRS São Bernardo/Diadema) que gentilmente nos enviou as fotos no link abaixo.

https://plus.google.com/photos/113741013951132544670/albums/6167468049791887553


(03/07/2015) ENCONTRO NACIONAL DAS ENS EM APARECIDA

Foi realizado apartir dos dias 30 de junho a 3 de julho.

Videos com as palestras, animação, momentos de convivência: Acessem o site do encontro.

www.ensaparecida2015.com.br


(07/06/2015) SESSÃO DE FORMAÇÃO - NÍVEL III - DIAS 29, 30 E 31 DE MAIO

Sempre um encontro da ENS, vai além de receber informações; são verdadeiros momentos de transformação, de conhecimento, aprofundamento, muita espiritualidade e de grande integração entre os casais.

Fizeram parte desse momento, 14 casais dos 6 setores da região SP Sul I, os CRS, o CRR Neli e John, o CRP Sandra e Valdir e o Pe. Luiz Carlos, SCE do setor Santo André B, na casa de retiros Mary Ward, em Itapecerica da Serra.

Se aprofundar na história do movimento, nos estatutos, na forma de testemunhos sobre o carisma, mística e espiritualidade da ENS, destacando os pontos de unidade do movimento, reconhecendo nas palavras do Pe. Luiz Carlos, com muita simplicidade, a importância do SCE e a vivência da comunidade de fé, que é a ENS, confirma realmente que saímos de lá, bem diferentes de como entramos.

Os trabalhos em grupos bem participativos, como também nosso momento de convivência, “Cordel do Caffarel” teve grande entrosamento, muita criatividade e muita alegria nas apresentações.

“Estamos convencidos de que o Senhor colocou em nós os meios, os dons necessários, antes mesmo de nos chamar, não nos preocupemos, portanto, com o que vamos dizer ou fazer. É o Espírito do nosso Senhor que falará por nós. (Mt. 10,20)

Que sejamos como o vaso de barro nas mãos do oleiro.

Glaucia e Bianchi – CRS São Caetano

FOTOS - Agda e Oliveira - CRS São Bernardo/Diadema


(07/04/2015) PEREGRINAÇÃO À APARECIDA 2015

SEMPRE É FESTA DE ALEGRIA SE CONOSCO ELE ESTIVER, É MARIA QUEM NOS DIZ;
“FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER”. (JO 2,5)

“A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: ‘Mostrai-nos Jesus’ de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira deMaria. Queridos amigos, viemos bater à porta da casa de Maria. Ela abriu-nos, fez-nos entrar e nos aponta o seu Filho. Agora Ela nos pede: ‘Fazei o que Ele vos disser’ (Jo 2,5). Sim, Mãe, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria.” (Papa Francisco)

Imitando a Família de Nazaré que peregrinava anualmente, ao Templo de Jerusalém para encontrar-se com o Senhor, vamos nós também experimentar o Seu amor e a Sua misericórdia num lugar onde Ele escolheu para manifestar Sua glória e Sua presença através de Maria.
Queremos convidartodos os Casais, Conselheiros e familiares, ao tempo que,pedimos que se empenhem junto à sua Região,Setor, Equipe, para que tenhamos um bom número de equipistas para esta Peregrinação à Aparecida de 2015.A Peregrinação está sendo preparada com muito carinho e ficaremos muito felizes em recebê-los, como irmãos. Será também um momento especial para celebrarmos o aniversário dos 65 anos da presença do nosso Movimento no Brasil.

Data:16/05/2015 (sábado)


10:00 horas - Horário de Encontro, na Tribuna da Basílica.
10:45 horas - Horário da reza do TERÇO (todos juntos) no pátio da Basílica
12:00 horas - Celebração Eucarística
13:30 horas - Lanche Comunitário (após a Celebração)

Avisos:

1) Após o Terço,rezaremos todos juntos o Magnificat.
2) Entraremos, em procissão, para o interior da Basílica, às 11h30min, pois não poderáhaver atraso no horário de início da Missa, que será às 12:00 horas em ponto!

3) Não haverá lugar reservado no Santuário para nós, por isso entraremos mais cedo;
4) Por deliberação da Comissão Pastoral da Basílica, as leiturasserão feitaspor leitores, jácadastrados,e que seguem escalada Administração do Santuário;
5) Também as músicas ficarão a cargo do coral da Igreja que é formado porpessoaspresentesque gostam de cantar. Os Equipistas que assim o desejarem poderão fazerparte do coral e deverão ensaiar, chegando, meia hora antes, ao local. O Coral ficaposicionado logo à frente do nicho de Nossa Senhora.
6) Sugerimos que os equipistas venham,com a camiseta do Movimento, na cor da Província (AZUL ROYAL), e que tragam banners da Região ou Setor a que pertencem. No local serão distribuídas bandeirinhas azuis.

7) Haverá no subsolo da Basílica, um local para o lanche após a Santa Missa, momentoeste apropriado para nossa confraternização. O lanche ficará por conta de cada equipista,que deverá trazê-lo ou adquirir nas lanchonetes, lá existentes;
8) Os Sacerdotes Conselheiros Espirituais que quiserem concelebrar deverão estar naSacristia da Basílica até as 11h30min. Não é necessário trazer os paramentos, pois a Basílica tem de vários tamanhos para emprestar;

Com o nosso carinho e amizade,

Sandra e Valdir
CR Província Sul I

Pe Octávio Moscoso
SCE Provincial- SUL I


(28/03/2015) CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Quem não foi perdeu muito....

No dia 27 de março, no Edifício Sede de nossa Mitra Diocesana, nós, muitos casais das Equipes de Nossa Senhora do Grande ABC, inclusive nosso Casal Responsável por nossa Região SP Sul 1, Neli e John (Santos), estivemos presentes no encontro de reflexão sobre a CF 2015 – Igreja e Sociedade, “Eu vim para servir”; em que, Dom Nelson Westrupp, scj, nosso querido bispo diocesano, nos acolheu com muita alegria e o carinho de sempre para com as ENS, enquanto foi discorrendo sobre nosso compromisso cristão de estarmos no mundo para torná-lo um lugar melhor, mais parecido com o que Deus pensou para todos os seus filhos muito amados.

Nesta ocasião, Dom Nelson nos pediu para tomarmos cuidado para não adocicarmos o Evangelho e que desde 1963, a CF é uma oportunidade importante de reflexão através dos métodos do Ver, Julgar e Agir que nos ajudam a ter consciência sobre o mundo que nos cerca, para podermos interagir com ele, e nele, sermos autênticos discípulos-missionários.

Recordou-nos os 50 anos do Concílio Vaticano II e nos pediu especial atenção aos documentos Lumen gentium (Constituição dogmática sobre a Igreja) e o Gaudium et spes (Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo de hoje). Estes documentos do concílio podem ser encontrados em livretos da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil). Também lembrou que o Papa Paulo VI na abertura do Concílio questionava a Igreja sobre seu papel missionário> O que dizer dela mesma, a Igreja?

Na sequência, Padre Dayvid reforçou a fala de Dom Nelson, lembrando-nos de que somos Igreja e Sociedade. Que a Igreja não é a luz, mas reflete a luz. Que Cristo é o sol e a Igreja é a lua, ou seja, deve também refletir a luz do sol.

Para nós o recado é de que sejamos luz para o mundo e sal para a terra. Ou seja, enquanto Igreja, façamos nossa parte de levar luz e ser sal aos muitos ambientes por onde circulamos.

Padre Dayvid nos pediu atenção especial ao documento do Concílio Vaticano II, Apostolicam actuositatem (Decreto sobre o apostolado dos leigos), bem como à Exortação apostólica pós sinodal de São João Paulo II, Christifideles Laici, de 1988.

Lembrou-nos da preocupação de nosso querido Papa Francisco que quer uma Igreja em saída – ir até a pessoa para saber por que ela se afastou; do que ela precisa. Preocupar-se com o outro, pois quem corre sozinho atrás de Jesus, corre o risco de não encontrá-lo nunca. Jesus não só falava de misericória, mas vivia a misericórdia. Pediu cuidado para que não amemos o próximo sem servi-lo, e amemos a Deus, sem reconhecê-lo em nossa própria vida de cada dia.

Além de todo conhecimento que adquirimos neste importante momento de reflexão, pudemos estar com nossos irmãos dos quatro setores de nosso ABC. Poder abraçar tantos Irmãos que não víamos há algum tempo e que fazem parte desta nossa caminhada em busca de santidade.

Encontramos muita gente de mais tempo de equipes como nós, mas o que muito nos alegrou, foi ver tantos casais jovens de idade e de movimento, bebendo da água destas formações importantes e necessárias para nos fortalecermos enquanto sal e luz no mundo.

Que sejamos instrumentos para mostrar ao mundo, com nossa vida conjugal, de que o casamento criado por Deus e elevado a Sacramento pelo próprio Cristo “é a melhor garantia para o amor; é o lugar natural da felicidade e caminho para a santidade”- Pe. Henry Caffarel.

Noutra oportunidade falaremos do grande amor de Dom Nelson pelas Equipes de Nossa Senhora. Toda vez que ele se dispuser a estar conosco, façamos nossa parte em comparecer, pois recebemos sempre um carinho gostoso de um Pai amoroso para conosco equipistas de Nossa Senhora. Não dá para falar deste amor em poucas palavras; nem em muitas, pois há carinhos que as palavras não traduzem.

Osmarina e Toninho – ENS Imaculada Conceição – Setor Santo André A


(21/03/2015) Encontro Anual de Sacerdotes e Conselheiros Espirituais e AET das Equipes de Nossa Senhora.

Este encontro aconteceu no sábado, dia 21 de março de 2015, no Espaço Mirassol (buraco da onça) que fica na Rua Albert Einstein, 4 Vila Floresta, Santo André/SP, que nos foi gentilmente cedido pelo casal Equipista Maria José e Adelino da Equipe Nossa Senhora de Nazaré, Setor Santo André–B, ao qual fica aqui o nosso agradecimento. O encontro teve inicio as 09h30min com o café da manhã e o encerramento às 12h00 com o almoço.

Este encontro Anual tem a finalidade de reunir os Padres, Diáconos e Acompanhantes Espirituais para, juntos com o Colegiado Regional direcionar os trabalhos para o ano de 2015 propostos pelo Movimento no EACRE/2015.

Reunimos os quatro Casais Responsáveis de Setores da Região Sul I:

(Santo André-A/Diomar e Fernando),
(Santo André-B/Beti e Reinaldo)
(São Caetano do Sul/Gláucia e Bianchi)
(São Bernardo do Campo/Diadema/Agda e Oliveira).

Tivemos a presença do Bispo da Diocese de Santo André Dom Nelson Westrupp,scj, 11 Padres, 2 Freis, 1 Freira, e 2 Diáconos, sendo eles:
Dom Nelson Westrupp (Bispo Diocesano de Santo André)–Padre Isac(SCER-SUL-I) Freira/IrmãVera, Frei Edmar, (Frei Geraldo-SCES- Santo André–A),(Padre Luís Carlos-SCES-Santo André–B), (Padre Manoel -SCES-São Caetano do Sul), (PadreFelipe- SCES- São Bernardo do Campoe Diadema), Padre Cicero, Padre Dayvid, Padre Nelson Rosselli, Padre Vanderlei Ribeiro, Padre Eanes, Padre Béo, Padre João Paulo, Diácono Everson, e Diácono Francisco.

A abertura e a oração inicial foi feito pelo Bispo Dom Nelson, e na sequência a palavra do Casal Regional Neli e John, e o Padre Isac Carneiro, onde foi dadas as boas vindas a todos, e em seguida todos fizeram uma breve apresentação.

A apresentação dos temas foram feitos pelo Padre Isac e o Casal Neli e John que, abordaram e explanaram a importância dos seguintes assuntos:

- O Livro Tema de 2015, (Ousar o Evangelho - Discenir os sinais dos Tempos)
- A Preparação do roteiro para a reunião
- A Pilotagem

- O Encontro de Equipes Novas (EEN)
- A Formação Permanente
- A Missa Mensal
-
O Retiro Espiritual
- O livro "Crescer no Amor"
- O Encontro Anual com os Seminaristas.

Ao fim de cada apresentação, havia um tempo para que os Padres e Dom Nelson colocassem em partilha; sugestões, dúvidas e esclarecimentos, onde enriqueceu mais esse nosso encontro.

No encerramento Dom Nelson, agradeceu a presença de todos os Padres, e elogiou o serviço e carinho de cada um deles junto as Equipes de Nossa Senhora, e também elogiou a Irmã Vera por ser a Primeira Freira que é Conselheira Espiritual da Equipe Nossa Senhora das Famílias do Setor de São Caetano do Sul, e terminou dizendo;

“A Igreja não seria a mesma sem as Equipes de Nossa Senhora”

Finalizando também Neli e John e Padre Isac, agradeceram a participação de todos, e terminamos com a tradicional foto de recordação deste lindo momento de integração que foi muito importante e com certeza nos ajudará para os trabalhos de 2015, e como ninguém é de ferro ao final todos puderam apreciar o almoço preparado pela nossa querida Tita da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha de Diadema, que esta sempre disponível ao nosso chamado, e claro com a ajuda detodos nós do colegiado Sul-I.

Fica aqui o nossoabraço a todos os Padres, e ao Dom Nelson, que mesmo com sua agenda cheia sempre nos atende com muito carinho, fiquem com Deus, e na certeza que muitos frutos ainda serão colhidos.

Diomar e Fernando

FOTOS DO ENCONTRO


(20/03/2015) Ordenação Sacerdotal na Diocese de Santos

Diácono Renan já é AET de uma equipe do setor Santos B


(18/03/2015) SIMPÓSIO EM SÃO PAULO


(17/03/2015) FORMAÇÃO DA PF EM SANTO ANDRÉ


(16/03/2015) PRESENÇA DAS ENS NA ASSEMBLÉIA ESTADUAL DA PASTORAL FAMILIAR

Foi realizado no dia 14 a Assembléia da Pastoral Familiar em São Paulo, com representantes de todo o Estado de São Paulo.

Representando o movimento, esteve presente o casal Benita e Ruy, que divulgaram as atividades das ENS em favor da igreja como a Experiência Comunitária, a Comunidade Nossa Senhora da Esperança, as Equipes Jovem de Nossa Senhora.

Aproveitou também para divulgar o novo Projeto "Crescer no Amor" direcionado para casais que co-habitam, sem impedimento para o Sacramento do Matrimônio


(11/03/2015) FORMAÇÃO DE CASAL PILOTO - REGIÃO SÃO PAULO SUL I

Queridos Casais
A paz!

Estivemos reunidos com todo colegiado da Região com 18 casais participantes para a Fomação de Casal Piloto. Foi um dia repleto de bençãos!
Com casais comprometidos em assimilar todo conteúdo proposto para esta formação, com riquezas de trocas de experiências e testemunhos.

Com certeza teremos muitos frutos e os casais levarão para os novos casais toda motivação e amor ao serviço como Casal Piloto

com carinho, nosso abraço
Neli e John - Pe Isac

FOTOS DO EVENTO (Agda e Oliveira)

MATERIAL DO EVENTO


(10/03/2015) EVENTO EM SÃO PAULO DIA 26


(25/02/2015) FORMAÇÃO DE CASAL PILOTO - REGIÃO SÃO PAULO SUL I

"A formação como caridade, não tem limites e é guiado pelo Espírito Santo. Devemos ser casais evangelizadores e transformadores, através do nosso ardor missionário, da nossa expressão conjugal e de nosso testemunho com casal cristão".

FORMAÇÃO DE CASAL PILOTO

Data: 07 de março de 2015
Horário: 8:00 às 17:30 horas
Endereço: Rua Ester, 464 - Vila Alpina - Santo André

Fone: (11) 4436-5606

Nossas orações pelo sucesso deste evento

Neli e Jonh
CRR

Padre Isac
SCER


(22/02/2015) ENCONTRO COM OS SCE E AET DE SANTOS

Ocorreu no dia 21/2 o Encontro com SCE e AET SP SUL I da Diocese de Santos.

O CRR Neli e Jonh, juntamente com SCER Pe. Isac e CRS Santos A Márcia e Nei e Santos B Odete e Alfio , organizaram o Encontro, que foi muito proveitoso de trocas de experiências e testemunhos de todos.

Neste Encontro, foram apresentados as Orientações do ano de 2015, para o Movimento, bem como as Orientações do Estudo do Tema, o Aggiornamento - Reunião de Equipe e DVD de Hermelinda e Arturo - CSRB, testemunho sobre o Sínodo dos Bispos.

Foi uma manhã maravilhosa, onde estivemos mais próximos de nossos Conselheiros, terminamos com um saboroso e alegre almoço.
Saímos com um fruto de um novo encontro para o segundo semestre.

Nosso muito obrigado aos CRS de Santos e seus casais apoio
Abraços
Pe. Isac - SCER SP SUL I
Neli e John - CRR SP SUL I

MAIS FOTOS


(19/02/2015) CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Queridos Casais e SCE/AET

Convidamos a todos para o Evento: Campanha da Fraternidade 2015 com Dom Nelson e Pe. Deivid, dia 27/03 as 20hs na Mitra de Santo André.

com carinho, nosso abraço

Neli e John


(07/02/2015) RETIRO NA REGIÃO SÃO PAULO SUL I

No link retiros, temos as datas e as informações sobre a inscrição nos retiros de nossa região.

Não deixem para a última hora. Façam suas reservas.


(30/01/2015) EACRE 2015

Queridos Casais Equipistas da Região SP SUL I
“A Alegria do Senhor é a nossa força”

Estivemos reunidos no Espaço Anhanguera - Santa Fé, em S.P. dias 24 e 25 para o Encontro Anual de Casais Responsáveis de Equipe, juntamente com os Casais Ligação e Casais Piloto. Vivenciamos momentos únicos de aprendizado, testemunho, alegria, convívio, celebrações e oração.
Foram partilhados as experiências sobre a missão do CRE,troca de idéias bem como as Orientações transmitidas para o Movimento em 2015:

1.Amadurecimento da fé: Escuta da Palavra e Meditação;
2.Abrir a Espiritualidade Conjugal à sua propria missão: Estudo do Tema do Ano e leitura das obras do Pe.Caffarel;
3.Incentivar a unidade na diversidade: EEN Fomação Específica pra novos CRS e Crescer no Amor.

Com o Tema: Ousar e Evangelho, Discernir os sinais dos tempos e o Lema,”Estais sempre prontos a dar razão da vossa esperança”( 1Pd 3,15) vamos durante o ano :
Olhar para o mundo de forma positiva; Olhar para o mundo em transformação; Construir a “civilização do amor”; O respeito da pessoa humana: O pobre amado por Deus; Estar presente para o outro; Ser discípulo de Cristo hoje; A universalidade da mensagem de Cristo; Balanço final.
Queridos CRE, com carinho, reforçamos que a sua missão é das mais importantes nas ENS, pois a vocês cabem diretamente a animação dos casais a vocês confiados, a seguir no caminho da Santidade, na fidelidade ao carisma carisma e à mística do Movimento.
Juntamente com nosso Colegiado Regional, desejamos um abençoado caminhar em 2015.

Com carinho,nosso abraço

Neli e John
CRR- SP SUL I

Pe. Isac Carneiro
SCER – SP SUL I

FOTOS


(08/01/2015) ENCONTRO ANUAL DE CASAIS RESPONSÁVEIS DE EQUIPE - EACRE 2015

Data: 24 e 25 de Janeiro de 2015
Local: Espaço Anhanguera- Perús (São Paulo)

Querido Casal Responsável de Equipe, SCE e AET

Durante um encontro de Casais Responsáveis Pe Caffarel fez a seguinte indagação: “Qual é o objetivo nº 1 das ENS”?
Ele diz: “será o auxílio mútuo, será o estudo do pensamento cristão, será o aprendizado da oração”?

“O objetivo nº 1 que inclui todos esses objetivos, os excede e os ultrapassa, é a união com Cristo, esse é o objetivo das ENS”.

E completa: “Compreendem vocês agora porque eu lhes peço com tanta frequência considerar a sua participação nas Equipes como algo de essencial nas suas vidas? Não é essencial associar-se a um Clube Alpino, aderir a uma associação de antigos alunos, etc. No entanto, se a união com Cristo é para vocês o essencial, e se as Equipes de Nossa Senhora lhes parecem ser o meio providencial para alcança-lo, então eu lhes digo que as Equipes devem ocupar um lugar essencial nas suas vidas. O amadorismo está excluído” (carta Mensal francesa- fevereiro de 1950)

Queridos irmãos, sua presença será uma luz a iluminar nossos estudos, celebrações, trocas de idéias, convívio.
Por isso, movidos pelo espírito peregrino, sem levar em conta superficialidades, e pela FÉ em Cristo, convidamos todos a buscar o verdadeiro tesouro no encontro com os irmãos. Será tempo de “Ousar o Evangelho”.

Algumas considerações e recomendações de ordem prática:

O EACRE ocorrerá no Espaço Anhanguera (Santa Fé- Perus/SP) , Via Anhanguera Km 25,5 - Jd Britânia, SP e terá início às 7:30hs, do dia 24, com a Celebração Eucarística. A partir das 06:45hs, estaremos acolhendo-os. O encerramento será no domingo às 16:00hs.

Queridos irmãos esperamos contar com suas orações e animação de espírito para que possamos “fazer tudo que Ele nos pedir”, tornando nosso Encontro de Casais Responsáveis de Equipe, TERNO E FRATERNO.

À Virgem Maria, confiamos as Equipes de Nossa Senhora e sua específica missão de “ousar o evangelho”, vivendo no cotidiano a busca do tesouro verdadeiro.

Sempre unidos á CRISTO, recebam o abraço carinhoso de todo o Colegiado da SP SUL I

“A alegria do Senhor é a nossa força”(Ne 8,10)

Neli e John- CRR Pe Isac Carneiro- SCER


(21/12/2014) MENSAGEM DO CASAL REGIONAL


Queridos Casais e SCE/AET

“A alegria do Senhor é a nossa força”( Ne 8,10)

Natal, festa da vida! Tempo de celebrar a vida, encontro de amor, de paz , fraternidade, solidariedade e partilha.

Deus nos concedeu o dom da vida, e assim agradecemos a Ele a alegria de viver e poder ser feliz por tudo que Ele nos proporciona.

Desejamos a todos um abençoado Natal, que continuemos partilhando projetos, compromissos, doação, esperança , renovação, criatividade.....sempre na presença de Deus, com a abertura total dos nossos corações para o mandamento maior: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Desejamos que o Amor transborde nos corações de cada casal, assim seremos reconhecidos, seremos testemunhas de Cristo para o mundo.

Desejamos bençãos de Deus em abundância em 2015! E a proteção constante de nossa mãe Maria, os envolvendo todos os dias.

Com carinho,nosso abraço

Pe. Isac - SCER SP SUL I Neli e John - CRR SP SUL I


(19/12/2014) EQUIPISTAS DA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ SE CONFRATERNIZAM COM SEMINARISTAS

"Queridos Casais Equipistas e SCE/AET

A alegria do Senhor é a nossa força.

Com muita alegria o Movimento das ENS do ABCD, juntamente com D. Nelson , SCE e 20 Seminaristas da Diocese de Santo André, estiveram reunidos da Paróquia Santa Maria Goretti, em Santo André, no dia 5 de dezembro para celebrar juntos mais um ano de trabalhos e união de Sacramento.
Com momentos de acolhida, oração, testemunhos, ofertas e confraternização tivemos uma noite bem motivada.
Também salientamos que no momento do ofertório os CRE, doaram uma contribuição que voluntariamente cada casal equipista colaborou, para contribuir com o Seminário da Diocese para a formação de vocações.
Como momento final, D. Nelson, enfatizou a importância das ENS para as famílias e para a formação dos jovens Seminaristas, nos dirigindo palavras de estímulo à caminhada destes Seminaristas para que continuem perseverantes. Dom Nelson deu seu testemunho como SCE de equipe, no início de sua caminhada como padre em Santa Catarina. Disse também aos seminaristas, que todos eles deviam passar por esta rica experiência em sua futura vida sacerdotal.
Rezamos o Magnificat e saboreamos o lanche comunitário.

Agradecemos a presença dos padres Herculano (Anfitrião), Padre Deivid, Padre Rogerinho e da Irmã Maurineia, secretária episcopal

Com carinho, nosso abraço

Neli e John - Pe Isac

FOTOS DO EVENTO


(2/12/2014) MISSA DO SIM E SFCRE EM NOSSA REGIÃO

Queridos,
a paz!

Queremos transmitir pra vocês, nossa alegria de ter participado de cada Missa do Sim e das SFCRE, durante esse mês.

Foi um mês que vivenciamos momentos riquíssimos, de oração, de Unidade do Movimento, de superação, de colegialidade, de humildade e de acolhimento.

Agradecemos a todos pela acolhida, zelo e fidelidade ao que o Movimento nos pede.

Transmitam nosso abraço carinhoso a cada equipista de base e aos SCE/AET, bem como ao Colegiado e Equipe de Setor, pois em cada Setor que estivemos, em cada sorriso e em cada abraço, sentimos verdadeiramente, que somos uma grande família - A família SUL I.

Ressaltamos mais uma vez nossos agradecimentos a vocês, Casais Responsáveis de Setor e seus SCE no amor colocado nas Celebrações realizadas: Mayte e Zé Ricardo e Pe. Alex; Glaucia e Bianchi e Pe. Manuel; Márcia e Nei - Odete e Alfio e Pe. Isac; Agda e Oliveira e Pe. Felipe; Beti e Reinaldo e Pe. Luis Carlos ; Diomar e Fernando e Frei Geraldo.

Contem conosco! Que Jesus e Maria os cubra de bençãos.

Com carinho, nosso abraço

Neli e John
Pe Isac


(24/11/2014) ENCONTRO DOS EQUIPISTAS COM OS SEMINARISTAS DA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

Queridos casais

A paz!

Os Setores das Equipes de Nossa Senhora, que compõem a Região SP SUL I, dentro da Diocese de Santo André - Santo André A e B, São Bernardo do Campo/Diadema e São Caetano, estão prestes a encerrar mais um ano vivido no Movimento das Equipes de Nossa Senhora.

Com a presença do nosso Bispo, Dom Nelson Westrupp, scj. juntamente com os seminaristas da nossa Diocese de Santo André, em um Encontro Festivo, render graças ao Senhor pelas maravilhas que tem feito em nossas vidas.

Nosso Encontro está marcado para o dia 05/12/2014, no salão de festas da Paróquia Santa Maria Goretti, Rua Nova York, 20, Utinga, Santo André, às 20 horas.

Será uma alegria estarmos juntos

Que Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da nossa Região, nos cubra com seu Manto Sagrado.

Com carinho, nosso abraço.

Neli e John – CRR
Pe. Isac Carneiro – SCER


(14/10/2014) PALAVRAS DO CRSRB HERMELINDA E ARTURO NO SÍNODO DOS BISPOS

Tema: “A abertura dos cônjuges à vida”

Boletim da Santa Sé

Sua Santidade Papa Francisco
Eminentíssimos Senhores Cardeais
Excelentíssimos Senhores Bispos
Reverendíssimos Senhores Padres
Prezados Senhores e Senhoras

Inicialmente, queremos registrar nossa gratidão ao Santo Padre pela confiança em nós depositada ao nos convocar. Estamos imensamente honrados. Contudo, não escondemos nosso temor por tamanha responsabilidade. Desde já dizemos: estamos aqui como casal, trazendo nossa vivência familiar e pastoral. Não somos teólogos, nem especialistas no assunto. Somente a confiança em Deus nos tranquiliza.

Somos Hermelinda e Arturo, brasileiros, casados há 41anos. Temos 03 filhos, 01 nora e 01 neta. Pertencemos ao Movimento das Equipes de Nossa Senhora desde 1994, e atualmente estamos responsáveis pelo Movimento no Brasil, cujo carisma é a espiritualidade conjugal, existe desde 1938 e está presente em 70 países. Atualmente somos 137.200 membros no mundo, dos quais 45.500 estão em nosso país.

Foi-nos solicitado falar sobre “A abertura dos cônjuges à vida”, texto que consta da 3ª Parte do Instrumentum Laboris, capitulo I. Iniciamos com uma citação da Sagrada Escritura:

“Deus criou o ser humano à sua imagem. Homem e Mulher Ele os criou. E Deus abençoou-os e disse-lhes: Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a!” (Gn 1, 27-28)

Deus nos criou homem e mulher, para que nos unamos numa só carne, para que nos amemos com o amor que vem dEle mesmo, para que nos construamos mutuamente através desse amor e para que geremos vida1. A nenhum casal é permitido guardar para si as graças e os frutos maravilhosos da vida matrimonial. Relembrando a missão do nosso Movimento, ajudar os casais a se santificarem, Padre Henri Caffarel, nosso fundador, afirma: “nenhum casal tem o direitode ser estéril”2. Logicamente, esterilidade não se restringe a não gerar filhos. Nós a entendemos como uma postura deliberadamente fechada ao dom criativo de Deus, que se expressa nas diversas dimensões do amor conjugal. Ao transmitir a seus descendentes a vida humana, o homem e a mulher, como cônjuges e pais, cooperam de forma única na obra do Criador3.

O ato sexual é legítimo, querido e abençoado por Deus, e o prazer que dele decorre contribui para a alegria de viver e para a estruturação sadia da personalidade. É a expressão do amor, que no começo pode ser paixão,mas que deverá humanizar-se cada vez mais. Os casais que fazem amor são os que expressam com o corpo o que lhes vai ao coração. Para chegar à harmonia, é preciso saber cultivar o desejo e até mesmo um erotismo sadio. É preciso continuar apaixonados e estar atentos um ao outro4.

A maneira de administrar a vida sexual é muito importante para a humanização do ser humano. Padre Caffarel propõe um percurso fascinante: da sexualidade ao amor. O casal é o lugar onde se articulam as três funções da sexualidade: a função relação, a função prazer e a função fecundidade. O casal se constrói ao integrar de forma equilibrada essas três dimensões.

A sexualidade é vivida na relação com o próximo e com Deus. É chamada a tornar-se uma linguagem de amor, de comunhão e de vida5.

Algo se impõe: é absolutamente necessário guiar os casais para a perfeição humana e cristã da relação sexual. A sexualidade é um fator de santificação, e atualmente precisa ser salva do erotismo doente que reduz o ser humano a uma única dimensão6.

A geração de filhos é gesto sublime de amor pela doação da vida. É possibilitar a um novo ser a extasiante aventura da vida, do amor, da descoberta, do encontro e do mergulho final no coração de um Deus que é suprema realização de todo ser. O casal não é fecundo só porque gera filhos, mas porque se ama e, amando-se, abre-se à vida. Diferente dos que, por livre escolha, egoisticamente, decidem não acolher a vida7. “A tarefa fundamental do matrimônio e da família é estar a serviço da vida”8 e, por isso, “qualquer ato matrimonial deve permanecer aberto à transmissão da vida”9.

Por razões justas, sem egoísmo, os esposos podem querer espaçar o nascimento dos filhos, visando uma maternidade e paternidade responsáveis10. Continência periódica e regulação da natalidade com base em auto-observação estão em acordo com os critérios objetivos da moralidade11.

Dada a seriedade do ambiente no qual nos encontramos, temos que admitir sem medo que muitos casais católicos, mesmo os que procuram viver seriamente o seu matrimônio, não se sentem obrigados a usar apenas os métodos naturais. Nas Equipes de Nossa Senhora não é diferente. Devemos acrescentar ainda que geralmente não são questionados pelos confessores. Por um lado, os casais estão abertos à vida e rejeitam o aborto, isto é fato. Por outro, não percebemos nas pregações e atendimentos espirituais a insistência na doutrina da Humanae Vitae.

O controle da natalidade através dos métodos naturais teoricamente é bom; porém, na cultura atual nos parece carente de praticidade. Casais, principalmente jovens, vivem um ritmo de vida que não lhes permite praticar esses métodos, uma vez que demandam tempo para treinamento, e tempo é produto raro no mundo em que vivemos. E o pior: por ser superficialmente explicado e, por isso mesmo, mal utilizado, o método natural ganha a fama injusta de ser inseguro e assim muitas vezes ineficiente. Portanto, mais uma vez com sinceridade admitimos que não é seguido pela maioria dos casais católicos.

Como o controle da natalidade tem se mostrado uma necessidade, os casais, na sua grande maioria, não rechaçam o uso de outros meios contraceptivos. Em geral, não os consideram como um problema moral. Devemos considerar, ainda, que as relações sexuais estão orientadas à transmissão da vida, mas também ao serviço do amor conjugal. “Não há nisso nada de surpreendente, tendo em vista as exigências da lei quanto à força do instinto sexual. Mas o que não é normal é que um grande número de casais católicos está mergulhado nesta angústia”12.

O Movimento das ENS elaborou um tema de estudo, anos atrás, intitulado “Evangelizar a Sexualidade”. Nesse documento constatamos a disparidade entre a doutrina moral e a práxis do casal. Por se tratar de um assunto importante, iniciou-se no Movimento um estudo baseado nas catequeses da Teologia do Corpo, de São João Paulo II, intitulado “A Teologia da Sexualidade”.

Santo Padre, padres sinodais, senhoras e senhores, se pelo menos os casais encontrassem luz e suporte junto ao clero já seria um grande alento! Muitas vezes os conselhos contraditórios só agravam sua confusão. Pedimos, apresse-se o magistério em dar aos padres e aos fiéis as grandes linhas de uma pedagogia pastoral que ajude a adotar e observar os princípios acordados pela Humanae Vitae13.

É necessário e urgente a prolação de uma orientação fácil e segura, que responda às exigências do mundo atual, sem ferir o essencial da moral católica que precisará ser amplamente difundida.

Terminamos reiterando nossa total e incondicional fidelidade a Jesus Cristo, através do Santo Padre e da Igreja.

Fonte: ZENIT e Canção Nova


(13/10/2014) ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA FASE DE BEATIFICAÇÃO DO PADRE CAFFAREL

A paz e o amor de Cristo estejam com vocês e vossas Famílias!

Dia 18 de Outubro esta se aproximando e nos encaminhamos para o encerramento da primeira fase de Beatificação de nosso querido PADRE CAFFAREL.

Alegres e mostrando a UNIDADE com o MOVIMENTO do mundo inteiro, lembremos de em nossos Setores, Equipes de base e oração pessoal Celebrarmos juntos (Missas, Oração) este importante momento para as Equipes de Nossa Senhora.

Como Hermelinda e Arturo com a graça de Deus estão participando no Sínodo das Famílias ao qual as noticias estão sendo colocadas dia a dia no site das ENS, Cida e Raimundo foram merecidamente convidados para com o Casal Comunicação Externa, Cristiane e Brito representarem o BRASIL na Celebração que será realizada na França em Paris.

Façamos a nossa parte!!!

Com Carinho,

SANDRA E VALDIR
Casal Responsável Provincia Sul I


(08/10/2014) NOVO SETOR NA REGIÃO SÃO PAULO SUL I

Queridos Casais e SCE

Com muita alegria queremos acolher o novo Setor - Santo André A, vindo da multiplicação do Setor Santo André em setembro/14. Nossa Região SP SUL I, agora está composta de 06 Setores: São Caetano, Santos A, Santo André B, SBC/Diadema, Santos B, Santo André A. E tendo como primeiro CRS e SCE - o casal muito querido Diomar e Fernando e como SCE do Setor Frei Geraldo.
Eles tomarão Posse no próximo Encontro Provincial da Província SP SuL I, nos dia 7-9/ 11/2014, no Santa Fé, em SP.
Sempre em oração, para que o Espírito Santo, sempre os ilumine e os conduza na animação do novo Setor, e na fidelidade ao carisma do Movimento das ENS.
Bem Vindos!!!!
Com carinho, nosso abraço, Pe. Isac e de todo Colegiado da SUL I

Neli e John

O novo Casal Responsável de Setor Santo André A Diomar e Fernando e o SCE Frei Geraldo


(05/10/2014) Eleição do novo Casal Responsável de Equipe

QUERIDOS CASAIS AMIGOS,

Estamos nos aproximando de um momento muito especial do nosso Movimento:
a eleição do Casal Responsável de Equipe.

Este é um momento em que nós equipistas, devemos nos deixar abrir para a ação do Espírito Santo. É um tempo que cada casal equipista se doa e se coloca à disposição de seus irmãos.

A eleição do CRE é um momento de abandono, como a atitude de Maria, que se deixou conduzir pela ação do Espírito Santo.

Com um coração humilde que acolhemos a responsabilidade, num ato de fé e confiança da Palavra de Jesus: Vai, eu estou contigo.

Quando achamos que não estamos preparados para uma responsabilidade, nem para o serviço, é preciso crer que o Senhor se manifesta e faz crescer em nos os dons que nos confiou para que os partilhássemos.
É preciso crer que esses dons – cada casal tem os seus – serão aqueles que nos serão necessários no momento certo.

“.... no ano em que somos chamados a exer a missão de CRE é uma ocasião de graça. É a oportunidade de viver mais próximos de Deus, conhecer melhor o Movimento e servir mais intensamente a nossa pequena comunidade.”( Manual Casal Responsável de Equipe)

Que desde já seu coração esteja aberto ao SIM.

Com carinho, nosso abraço

Neli e John Pe. Isac
CRR SP SUL I SCER SP SUL I


(28/09/2014) Hoje é o dia Mundial de Oração pelo Sínodo da Família

Como uma grande Família nos unamos em oração para que o Espírito Santo esteja presente neste grande e importante momento da Igreja.

"A família é a fonte de toda a fraternidade, sendo por isso mesmo também o fundamento e o caminho primário para a paz, já que, por vocação, deveria contagiar o mundo com o seu amor." Papa Francisco

I - ORAÇÃO À SAGRADA FAMÍLIA PELO SÍNODO
Jesus, Maria e José em vós nós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor, a vós dirigimo-nos com confiança.
Sagrada Família de Nazaré, faz também das nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração,
autênticas escolas do Evangelho e pequenas igrejas domésticas.
Sagrada Família de Nazaré, nunca mais nas famílias se vivam experiências de violência, fechamento e divisão:
quem quer que tenha sido ferido ou escandalizado receba depressa consolação e cura.
Sagrada Família de Nazaré, o próximo Sínodo dos Bispos possa despertar de novo em todos a
consciência da índole sagrada e inviolável da família, a sua beleza no desígnio de Deus.
Jesus, Maria e José escutai, atendei a nossa súplica.

II - ORAÇÃO UNIVERSAL
Irmãos e irmãs!

Como família dos filhos de Deus e animados pela fé, elevemos as nossas
súplicas ao Pai, a fim de que as nossas famílias, sustentadas pela graça de Cristo,
se tornem autênticas igrejas domésticas onde se vive e se dá o testemunho do
amor de Deus.
Oremos e, juntos, digamos:
Senhor, abençoai e santificai as nossas famílias
Pelo Papa Francisco: que o Senhor, que o chamou a presidir à Igreja na caridade,
o sustente no seu ministério ao serviço da unidade do Colégio episcopal e de
todo o Povo de Deus, oremos:
Pelos Padres sinodais e pelos outros participantes na III Assembleia Geral
Extraordinária do Sínodo dos Bispos: que o Espírito do Senhor ilumine as suas
mentes, a fim de que a Igreja possa enfrentar os desafios sobre a família, em
fidelidade ao desígnio de Deus, oremos:

Por aqueles que têm responsabilidades no governo das Nações: que o Espírito
Santo inspire projetos que valorizem a família como célula fundamental da
sociedade, segundo o desígnio divino e sustentem as famílias em situações
difíceis, oremos:

Pelas famílias cristãs: que o Senhor, que pôs na comunhão esponsal o selo da
sua presença, faça das nossas famílias cenáculos de oração, íntimas
comunidades de vida e de amor, à imagem da Sagrada Família de Nazaré,
oremos:

Pelos cônjuges em dificuldade: que o Senhor, rico em misericórdia, os
acompanhe mediante a ação maternal da Igreja, com compreensão e paciência,
no seu caminho de perdão e de reconciliação, oremos:
Pelas famílias que, por causa do Evangelho, devem deixar as suas terras: que o
Senhor, que com Maria e José experimentou o exílio no Egito, os conforte com
a sua graça e lhes abra caminhos de caridade fraternal e de solidariedade
humana, oremos:

Pelos avós: que o Senhor, que foi recebido no Templo pelos Santos anciãos
Simeão e Ana, os torne sábios colaboradores dos pais na transmissão da fé e na
educação dos filhos, oremos:
Pelas crianças: que o Senhor da vida, que no seu ministério os acolheu, fazendo
deles modelos para entrar no Reino dos Céus, suscite em todos o respeito pela
vida nascente e inspire programas educativos em conformidade com a visão
cristã da vida, oremos:

Pelos jovens: que o Senhor, que santificou as bodas de Caná, os leve a
redescobrir a beleza da índole sagrada e inviolável da família no desígnio divino
e sustente o caminho dos noivos que se preparam para o matrimónio, oremos:
Ó Deus, que não abandonais a obra das vossas mãos, escutai as nossas
invocações:

Enviai o Espírito do vosso Filho para iluminar a Igreja no início do caminho
sinodal a fim de que, contemplando o esplendor do verdadeiro amor que
resplandece na Sagrada Família de Nazaré, dela aprenda a liberdade e a
obediência para enfrentar com audácia e misericórdia os desafios do mundo de
hoje.

Por Cristo nosso Senhor.


(26/09/2014) ORAÇÃO EM PROL DO SÍNODO DOS BISPOS

Queridos Casais
A PAZ!

Com muita alegria, pedimos que chegue em cadeia a todos os equipistas este pedido da SRB.
Vamos iniciar a partir deste final de semana, momentos de oração,podendo ser missas, vigílias, terços, etc, em prol do Sínodo dos Bispos - 05 a 19 out. 2014 - com o Tema:"Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização".
Enfim que este momento tão importante esteja no coração de cada equipista.
Importante lembrar que foram convidados apenas 14 casais no mundo e um deles são os nossos queridos Hermelinda e Arturo - CRSRB, que representarão todas as famílias da America latina, uma grande honra para o Brasil e principalmente para o Movimento das ENS".

Reportagem

"A alegria do Senhor é a nossa força"

com carinho, nosso abraço
Neli e John - CRR e Pe. Isac - SCER


(17/09/2014) CAUSA DE BEATIFICAÇÃO DO PADRE HENRI CAFFAREL

"Queridos Casais, Com muita alegria informamos que a partir do dia 18/10 a causa de beatificação do Pe Henri Caffarel entra em uma nova fase.
Unidos em momentos de vigílias, missas e terços, estaremos em oração para o exito desta nova fase."

Carta enviada pelo casal ERI

com carinho, nosso abraço
Neli e John e Pe Isac


(05/09/2014) HERMELINDA E ARTURO, NOVO CASAL RESPONSÁVEL PELA SUPER REGIÃO BRASIL ESTARÁ PRESENTE NO SÍNODO DOS BISPOS

Queridos Casais

Com muita alegria nos juntamos a todos os casais equipistas com a Indicação de Hermelinda&Arturo para representarem o Brasil e as ENS no Sínodo dos Bispos pela Família, na qualidade de Auditores.

Pedimos a Deus e Nossa Senhora Aparecida que sempre os proteja e abençoe.

Recebam com carinho, um abraço de todos os casais da Região SP SUL I

http://www.news.va/pt/news/a-beleza-da-familia

(...)
Por que razão hoje se publicam três páginas de nomes no diário da Santa Sé? Porque a estes nomes correspondem os rostos de pessoas provenientes de todo o mundo, que de 5 a 19 de Outubro participarão na assembleia geral extraordinária do Sínodo dos bispos sobre os desafios pastorais da família no contexto da evangelização. A finalidade do encontro é propor ao mundo de hoje a beleza e os valores da família, que sobressaem do anúncio de Jesus Cristo que afasta o medo e sustém a esperança.

(...)

II: Auditori e Auditrici
Sig.ri As Zamberline
Sig. Arturo e Sig.ra Hermelinda As Zamberline, Responsabili dell’«Équipe Notre-Dame» per la super regione del Brasile (Brasile)

http://www.ovale.com.br/casal-de-s-o-jose-e-eleito-pelo-vaticano-para-sinodo-1.557498


(05/09/2014) NOVO BISPO COAJUTOR

A Regiao SP SUL I das Equipes de Nossa Senhora , acolhe com muito carinho na Diocese de Santos o Bispo coadjutor Dom Tarcisio Scaramussa, SDB


(13/08/2014) CARTA DOS DIREITOS DA FAMÍLIA

Link para o site


(11/08/2014) INTEREQUIPES

Com muita alegria estamos próximos de vivenciar as Interequipes na nossa Região. Assim estamos enviando nossa carta convite e Texto do Tema.
Desejamos, sob a luz do Espírito Santo, que os casais vivenciem e cresçam cada vez mais na espiritualidade e santidade.

Nosso abraço
Neli e John

Carta convite

Tema


(05/08/2014) SESSÃO DE FORMAÇÃO NÍVEL II EM DIADEMA

Ocorreu nos dia 01 e 02 de agosto de 2014 , na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, em Piraporinha.
Horário: 19:30hs (Dia 01) e 7:30 - 17hs (Dia 02)

Agradecemos a Deus, por ter nos abençoado com momentos maravilhosos de aprendizado, formação catequética, momentos de oração, convivência, acolhida, risos, gestos de carinho e finalizando com a celebração eucarística, ponto mais alto para todos nós!
Mais uma vez queremos agradecer as palavras e disponibilidade dos formadores desta formação nivel II, Pe. Dayvid e Pe Felipe. Que Jesus e Maria os abençoe e os proteja, na missão.

Com carinho, nosso abraço

Neli e John

Fotos do evento (Colaboração do CRS São Bernardo/Diadema Agda e Oliveira)


(16/07/2014) NOVO BISPO COADJUTOR DA DIOCESE DE SANTOS

O papa Francisco nomeou hoje, 16, dom Tarcísio Scaramussa como bispo coadjutor da diocese de Santos (SP), transferindo-o da sede episcopal de “Segia” e do ofício de auxiliar da arquidiocese de São Paulo.

Dom Tarcísio é natural de Vargem Alta (ES). Foi ordenado presbítero em dezembro de 1977 e nomeado bispo em janeiro de 2008. Recebeu a ordenação episcopal em abril do mesmo ano, em sua terra natal.

É formado em Teologia, Filosofia, Pedagogia, Ciências e Letras. É, ainda, especialista em Orientação Educacional.

Atualmente, dom Tarcísio é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação e secretário geral do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

"Os Casais das Equipes de Nossa Senhora, saúdam Dom Tarcísio Scaramussa , nomeado hoje pelo Papa Francisco, como bispo coadjutor da Diocese de Santos - SP"'.

Que o amor de Jesus e Maria o ajude na nova missão junto a Diocese de Santos.

Neli e John
CRR SP SUL I

Pe. Isac Carneiro
SCER SP SUL I


(15/07/2014) RETIROS NA REGIÃO SÃO PAULO SUL I

Queridos Casais e SCE/Acompanhante Espiritual Temporário - AET

Neste ano, seguindo as Orientações do Movimento, os Pontos Concretos de Esforçopara serem bem vivenciados, é a Escuta da Palavra e o Retiro.Com carinho, nossas palavras são dirigidas ao Retiro.

“Aprendei a estar vazios de todas as coisas, tanto interiores como exteriores, e vereis como eu sou Deus”.( São João da Cruz)
No novo Documento elaborado pela Equipe da Super-Região Brasil, “O Retiro nas ENS, 2013, nos diz: “As Equipes de Nossa Senhora oferecem o Retiro Espiritual, não simplesmente como um Ponto Concreto de Esforço a ser cumprido, mas como um tempo privilegiado de deserto, um tempo para que tenhamos uma forte experiência deDEUS, e uma oportunidade de avançarmos em nosso caminho de santificação”. Um tempo “de jejum de palavras para ser fartura de escuta da voz de Deus, que fala no silêncio”.(Pe. Frei Avelino Pértile).

No conteúdo e vivência do Retiro, o pregador levará em conta: o Tema do Ano, o Carisma e a Mística do Movimento; o Matrimônio e a Espiritualidade Conjugal, como elementos presentes em todos os momentos, enfatizando e dando destaque à Palavra de Deus.

Entrando no 2º semestre teremos 6 Retiros na nossa Região, cujas datas são:

Setor SÃO CAETANO: 25 A 27/07 (com vagas)
Setor SANTO ANDRÉ: 15 A 17/08( vagas preenchidas)
Setor SANTOS A: 29 A 31/08 (vagas preenchidas)
Setor SANTOS B: 05 A 07/09 (com vagas)
Setor SBC/DIADEMA:19 A 21/09 (vagas preenchidas)
Setor SANTO ANDRÉ:17 A 19 /10 (com vagas)

Maiores informações e detalhes, conversem com os Casais Responsáveis de Setor.
Considerando algumas dificuldades reais, que possa ocorrer por parte de algum casal equipistas, para ter sua participação no Retiro, as soluçõesserão administradas em nível de Região/Setor.

Assim, desejamos que o Retiro vivido em casal, seja um momento único de revitalização do crescimento espiritual, com o “propósito de falar pouco para escutar muito; para escutar mais que palavras humanas, para escutar a voz do Espírito Santo”.

Com carinho, nosso abraço.

Neli e John
CRR SP SUL I

Pe. Isac Carneiro
SCER SP SUL I


(08/07/2014) NOVO CASAL RESPONSÁVEL DO SETOR SÃO CAETANO APARTIR DE 2015

Queridos Casais do Setor Caetano e Região SUL I

Com muita alegria comunicamos o SIM dado pelo casal Glaucia e Bianchi, para estar a serviço a frente do Setor São Caetano, como CRS - 2015 a 2017
Na certeza e confiança que o Espírito Santo está presente no caminhar do casal e que Maria os conduzirá ao serviço com humildade e alegria.
com carinho.



Nosso abraço do Colegiado da Região SUL I
Neli e John e Pe Isac


(07/07/2014) CONVITE PARA A POSSE DO PADRE ISAC - SCE REGIÃO SUL I

Queridos equipistas,

No próximo dia 13/07/2014, inicia-se uma nova etapa na vida do Padre Isac. Ele assume a Paróquia São João Batista, no morro da Nova Cintra, em Santos. Vamos prestigiar este momento marcante na vida daquele que tanto se faz presente em nossas vidas, auxiliando nosso movimento tanto a nível Região, como a nível Setor. Aproveitemos para festejar o amor de Deus para com a messe, ao enviar tão iluminado pastor para conduzir seu rebanho. Gostaríamos também que todo o clero de nossa Diocese, em especial nossos SCE's, sintam-se prestigiados na figura do nosso Sacerdote Conselheiro Espiritual de Setor.



Fiquem com Deus e a proteção de Maria.
Marcia e Nei - CRS Santos A


(30/06/2014) MENSAGEM DE DOM EDUARDO


(30/06/2014) MISSA MENSAL DAS ENS DO MÊS DE JULHO


(29/06/2014) HORA SANTA PELAS FAMÍLIAS NA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ


(26/06/2014) JUBILEU DE OURO SACERDOTAL DE DOM NELSON

Seguem as datas reforçando as celebrações do Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Nelson:

Missa solene no Santuário Nacional de Aparecida

28/06 (sábado), às 9h, com transmissão pela TV Aparecida.

Na Diocese com todos os Padres, Diáconos, Seminaristas, Convidados e Povo de Deus:

Catedral Nossa Senhora do Carmo
03/07 (Quinta-feira), às 20h

Sua presença será motivo de alegria para nosso Pastor!
Convide seus paroquianos e amigos!

Ir. Maurinéa - Secretária Episcopal


(25/06/2014) JUBILEU DE DIAMANTE DA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

"Há 60 anos construindo o reino de Deus no Grande ABC"

No próximo dia 09 de julho, a nossa Diocese estará em festa comemorando 60 anos de existência e para marcar esta data, teremos uma celebração especial no Ginásio de Esportes (Poliesportivo da Av. Kennedy) de São Bernardo do Campo, as 9:00 hs.

Nosso bispo Dom Nelson Westrupp, que presidirá esta celebração, conta com a presença de todos as pastorais e movimentos da Diocese neste evento.

Em nome do nosso Movimento, já recebemos o convite e queremos retransmiti-lo a todos os casais para que participem deste momento importante da nossa Diocese e da nossa igreja. Vamos marcar nossa presença neste evento com nossas camisetas azuis.

Contamos com presença de todos vocês.
Colegiado da Região São Paulo Sul I


(23/06/2014) SEMANA DA FAMÍLIA NA DIOCESE DE SANTOS

 


(10/06/2014) SESSÃO DE FORMAÇÃO PARA CASAIS COORDENADORES DE EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA

Foi realizado no dia 7 esta formação, com casais de nossa região.

Seguem as fotos cedidas pelo casal Agda e Oliveira

https://plus.google.com/photos/+AgdaeOliveira/albums/6022618869329488161?authkey=CNWf3ouPs9PLwAE


(01/06/2014) FORMAÇÃO COM DOM NELSON

A paz de Jesus e o Amor de Maria
Segue o link com as fotos, video e audio da Formação com nosso Pastor
Dom Nelson Westrupp utilizando o tema: EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELII GAUDIUM DO PAPA FRANCISCO.
QUEM NÃO FOI PERDEU!!!

https://plus.google.com/photos/+AgdaeOliveira/albums/6019641843916550961?authkey=CJGk_Y22_9ufhwE


(27/05/2014) 64 ANOS DO MOVIMENTO NO BRASIL

Queridos,
" A Alegria do Senhor é a nossa força".

Antes de mais nada, queremos agradecer a Deus, os momentos e graças recebidas com a nossa Peregrinação.
Agradecemos a todos vcs, pela dedicação e motivação em animar seus Setores, para esse encontro tão lindo que vivenciamos, na casa da nossa Mãe.
.....cansaço....frio.....soninho... chuva.......trânsito.....tanta gente..... muitas filas.....enfim....várias situações que fazem parte do momento....
Mas, quando juntos, nos concentramos para o Terço dos Casais e para a Celebração Eucarística!!!!!!!.......as palavras Pe. Geraldo sobre as ENS, em sua homilia....o Magnificat que rezamos juntos.....a imagem de Nossa Senhora Aparecida nas mãos da Sandra e Valdir, juntamente com Hermelinda e Arturo! ....nossos pedidos e sentimentos, entregues em oração para nossa mãe , naquele momento!.
Realmente, " O Senhor faz maravilhas em nossas vidas".
Deus abençoe a todos, pelo zelo e carinho que tiveram com tudo e com todos os irmãos equipistas. Nosso abraço

Neli e John

Link das fotos (Colaboração do casal Agda e Oliveira - CRS São Bernardo/Diadema)


(20/05/2014) EQUIPISTAS DE SANTOS PARTICIPAM DE PEREGRINAÇÃO AO MONT SERRAT

Queridos amigos

A paz

No último sábado (dia 17) as Equipes de Nossa Senhora da Diocese de Santos participaram da Peregrinação ao Monte Serrat.
Evento diocesano da Pastoral Familiar.
A subida a pé transpôs os 415 degraus. Com alegria, músicas e orações em cada parada das estações na escadaria.
Lá em cima, na capelinha, foi realizada uma missa muito festiva e participativa das famílias presentes.
Uma benção de Deus.

Com entusiasmo no coração aguardamos a próxima.

Nosso abraço.
Neli John


(13/05/2014) MENSAGEM DO CRP NO ANIVERSÁRIO DAS ENS NO BRASIL
(03/05/2014) RETIRO NO SETOR SÃO BERNARDO/DIADEMA

(19/04/2014) MENSAGEM DE PÁSCOA
(15/04/2014) PEREGRINAÇÃO À APARECIDA - INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES


(14/04/2014) NOVO CASAL RESPONSÁVEL PELA PROVÍNCIA SUL 1

Informamos que foi chamado para o serviço o casal Sandra e Valdir de Rio Claro.

Queremos parabeniza-los e unirmos a eles nas orações, para que seja feita a vontade do Pai em sua missão


(08/04/2014) NOVO ENDEREÇO DO SECRETARIADO NACIONAL
02/04/2014) CANONIZAÇÃO DO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
(27/03/2014) IGREJAS ESTARÃO ABERTAS 24 HORAS - Orientações para a Confissão
(21/03/2014) PEREGRINAÇÃO ENS PARA APARECIDA E SIMPÓSIO DA PASTORAL FAMILIAR

(20/03/2014) SESSÃO DE FORMAÇÃO NIVEL II EM SANTOS
(19/03/2014) ORAÇÃO PARA O SÍNODO DOS BISPOS SOBRE A FAMÍLIA E A NOVA EVANGELIZAÇÃO
(14/03/2014) RETIRO DO SETOR SÃO CAETANO
(12/03/2014) SESSÃO DE FORMAÇÃO NÍVEL II EM SANTOS
(11/03/2014) O USO DA CRUZ DE SANTO ANDRÉ NO ANO JUBILAR

(10/03/2014) PRESENÇA DAS ENS NA ASSEMBLÉIA DA PASTORAL FAMILIAR

(25/02/2014) COMEMORAMOS HOJE 75 ANOS DA PRIMEIRA REUNIÃO DE EQUIPE

(18/02/2014) MAIS ORIENTAÇOES PARA PREPARAÇÃO DAS REUNIÕES DE EQUIPE
(17/02/2014) Papa no Angelus: "Casa e família estão unidas''
(12/02/2014) RECOMENDAÇÕES SOBRE O ESTUDO DO TEMA 2014
(07/02/2014) SITE DO SETOR MOGI A DA REGIÃO LESTE III

(30/01/2014) EACRE NA REGIÃO LESTE III
(29/01/2014) CAMPANHA DA FRATERNIDADE
(28/01/2014) EACRE 2014
(27/01/2014) MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
(20/01/2014) MENSAGEM DO CASAL REGIONAL E DO SCE REGIONAL


Noticias anteriores a 2014