ÚLTIMAS NOTICIAS DA REGIÃO

(A RESPONSABILIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE, SÃO DOS CASAIS INFORMATIVO DOS SETORES E DOS CASAIS RESPONSÁVEIS DE SETOR, QUE NOS ENVIAM AS MATÉRIAS).

 


(24/11/2013) MENSAGEM DO CASAL REGIONAL E DO SCE REGIONAL

Queridos Casais e SCEs

“A alegria do Senhor é a nossa força”( Ne 8,10)

“Ele está no meio de nós”! Jesus, filho de Maria, Deus, humanamente está no meio de nós.Nos dando amor, luz  e paz!  vindo ao nosso encontro e também nos levando ao seu encontro.

Desejamos  união, amor, fidelidade, unidade, perseverança, caridade, saúde física e espiritual, criatividade,  compromisso, renovação,  alegria, enfim.... bençãos de Deus em abundância em 2014! E a proteção constante do manto de nossa mãe Maria, os envolvendo todos os dias.

Nosso abraço,

Neli e John    /        Pe. Isac
CRR SP SUL I        SCER SP SUL I


(24/11/2013) EQUIPISTAS SE CONFRATERNIZAM COM SEMINARISTAS DA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

Nesta última sexta feira (dia 22) tivemos momentos de oração, alegria, formação, amizade, dos equipistas do três setores e os seminaristas. Como já é tradicional, foi realizado na Paróquia Santa Maria Goretti, em Utinga, Santo André. O Padre Herculano iniciou dando as boas vindas.

Contamos com a presença de Dom Nelson, que nos falou sobre o encerramento do ano da Fé, e do Sínodo dos Bispos que acontecerá em 2014, sobre a família.

A apresentação do evento foi conduzida pelo casal Luiza e Sandro, que aproveitaram o momento para apresentar o novo casal Regional Neli e Jonh, que estavam acompanhados do Padre Isac, novo SCER. O casal Benita e Ruy agradeceram em seu nome e do padre José Ailton, todo o apoio e oração neste últimos 4 anos.

Todos seminaristas se apresentaram sendo que o Guilherme falou sobre a experiência de ter participado da JMJ, a agradeceu imensamente a ajuda das ENS, para viabilizar a viagem. O seminarista Almir testemunhou a sua experiência no início deste ano, onde esteve em missão, juntamente com outros seminaristas e o Padre Rogerio em Porto Velho.

Este ano, como gesto concreto, cada equipe ofertou uma ajuda neste trabalho de missão, que ocorrerá em janeiro de 2014

Fotos do evento com a colaboração do Casal Agda e Oliveira


(07/11/2013) ENCONTRO DA PROVÍNCIA SUL I

Vivenciamos  juntamente com nosso casal provincial Hermelinda e Arturo, os CRS e SCE das Regiões da Província SP Sul I  no  último final de semana, dias 8, 9 e 10 de novembro,no Espaço Anhanguera (Centro Pastoral Santa Fé) , o Encontro Provincial 2013. Neste encontro celebramos, compartilhamos,convivemos e aprofundamos nossa fé, através do nosso Movimento, nós estimulando a caminhar com as Orientações para 2014, no crescimento à maturidade espiritual, com o tema: Ousar o Evangelho - Acolher e Cuidar dos Homens.  .Sem dúvida, foram momentos entusiasmantes de espiritualidade, formação e alegria.

Lema da Região SP SUL I: "A Alegria do Senhor é a nossa força"( Ne 8,10)

Neste encontro celebramos também a posse do novo CRS Agda e Oliveira, juntamente com Padre Felipe como SCES

fff

Neli e Jonh - Casal Regional
Padre Isac - SCER


(07/11/2013) EQUIPES DE NOSSA SENHORA PARTICIPAM DE ENCONTRO COM ARCEBISPO DOM VICENZO PAGLIA NO BRASIL

No dia 5 de novembro, no auditório das Paulinas, tivemos em São Paulo a visita do Presidente do Pontifício Conselho da Família, o Arcebispo Dom Vincenzo Paglia, de Roma.

Foi uma ótima oportunidade para ouvir dele uma palavra orientadora e esclarecedora sobre as atuais preocupações da Igreja e do Papa em relação à família e seus desafios. De fato, no próximo ano (outubro de 2014), haverá uma assembléia extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre “os novos desafios da família para a evangelização”.

Algumas considerações do Dom Vicenzo Paglia:

- " A família está no centro do coração do Papa Francisco "
- "A sociedade exalta o Eu, o culto do egoísmo. E no altar do Eu se sacrificam os mais próximos"
- " Esta é a luta do mundo ocidental e contemporâneo. Ao mesmo tempo a cultura do individualismo alimenta a cultura do Eu".
- " É importante refletir sobre a crise. Deus nos salva em família, não sozinho, ELE é 3 pessoas - Pai - Filho e Espírito Santo, e nós somos a imagem e semelhança de Deus."
- " O evangelho do mundo quer convencer q é melhor estar sozinho. Isso não é de Deus. Por isso que precisamos defender o Nós, que vem da família."
- "O Matrimônio cristão é a resposta que precisamos dar a sociedade contemporânea. A Igreja é chamada para anunciar a família cristã. "
- "A solidariedade se aprende em casa e não na escola."
- "O amor cristão não é só sentimento é dar a vida. O amor conjugal não é amizade qualquer, enquanto dura. Por sua natureza, ele dá a vida , é para sempre".
-"A renovação da Pastoral Familiar, parte da celebração Eucarística do Domingo.Só em volta do altar, nos tornamos fermento para a sociedade."

As 38 questões

Após a palavras de Dom Vicenzo, foi aberto um espaço para perguntas dos presentes

Palestra de Dom Vicenzo

As ENS fizeram presentes pelos casais de nossa região e da Capital e também pelos SCE equipistas (Padre José Ailton, Padre Leandro de Santo André e Padre Almiran de Santos)

pp


(05/11/2013) DATAS DOS RETIROS DA REGIÃO

Queridos equipistas

A página com as datas do retiros em 2014 já está atualizada. Reserve em sua agenda.

Aguardem maiores informações sobre as inscrições

Neli e Jonh

 


(29/10/2013) ENCERRAMENTO DO ANO DA FÉ NA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

A passos largos caminhamos para o final do Ano da Fé. Em comunhão eclesial com o Papa Francisco, sinto-me feliz em poder convidá-los a participar da Celebração Eucarística Diocesana de encerramento do Ano da Fé. A Celebração será realizada no próximo dia 24 de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, às 15h30, na Catedral Nossa Senhora do Carmo. Seria louvável que cada Paróquia enviasse uma pequena Delegação a participar dessa Celebração na Catedral.

Além da Celebração Eucarística Diocesana de encerramento do Ano da Fé, convido insistentemente todos os Párocos e Administradores Paroquiais a organizarem esta mesma Celebração (segundo consta no ABC Litúrgico da Diocese do dia 24.11.2013) na própria Paróquia, no horário da Missa com maior afluência de fiéis.

Tornemos o Ato de encerramento do Ano da Fé em ocasião única de participação e comunhão. Vamos todos juntos agradecer ao Pai de toda misericórdia as incontáveis graças recebidas ao longo do Ano em que fomos convidados a aumentar a nossa fé.
Nossa Senhora da Fé conta com Você.

Um grande abraço amigo e uma especial bênção.

Dom Nelson Westrupp, scj
Bispo Diocesano de Santo André


(03/10/2013) INSCRIÇÕES PARA O 3º ENCONTRO NACIONAL 2015 - APARECIDA

Queridos Casais

Vamos juntos participar deste momento do nosso Movimento, que será marcante para todos nós equipistas!

Até às 11 hs de hoje, dia 3, foram 896 inscrições realizadas.

Provincia Nordeste 350
Provincia Norte 50
Provincia Centro Oeste 141
Provincia Leste 103
Provincia Sul I 100
Provincia Sul II 124
Provincia SuI III 28.

Vamos a Aparecida ! Já passou dos 26 % do total de vagas.
Inscrições começaram dia 1 de outubro no site www.ens.org.br

Acesse e faça a sua inscrição.

Para a inscrição é necessário o número de seu cadastro nas ENS. O número está na etiqueta da Carta Mensal. Caso tenha dúvida, fale com o CRS de seu setor

Forte abraço

Neli e John
CRR SP SUL I

logo


(03/10/2013) PRIMEIRO ENCONTRO DE EQUIPES NOVAS EM NOSSA REGIÃO

As Regiões SP SUL I e Leste III ,realizaram com muito entusiasmo, juntamente com os casais formadores e a permanência ininterrupta do Pe. Flávio Cavalca, o Encontro

das equipes novas, que no Movimento é uma continuação do caminho de formação após o período de pilotagem dos novos casais equipistas.

Nos dias 28 e 29 de setembro de 2013, em Santos o Colégio Liceu Santista, foi local onde muitos casais se encontraram e aprenderam sobre o Movimento das Equipes de Nossa Senhora.
O encontro teve seu inicio em meses anteriores, com a organização , convites , preparação de temas, palestrantes, momentos litúrgicos preciosos de espiritualidade, local do evento, entre os detalhes, sempre na busca de oferecer o melhor aos casais equipistas.
O primeiro módulo que foi ministrado brilhantemente por Pe.Flávio C. Cavalca sobre " O que nos guia", falou a busca de santidade do casal. A busca da vida integralmente cristã - viver com Cristo, em Cristo, para Cristo, em casal". Indicou também para os casais a leitura do " Discurso de Chantilly" do fundador do movimento Pe. Henry Caffarel.

O segundo módulo foi ministrado de forma bem esclarecedora pelo casal Sônia e Antônio Carlos: "Para onde vamos?", no qual enfatizaram a missão, serviço e testemunho:
1. A busca assídua da vontade de Deus;
2. Busca da verdade sobre nós mesmos e
3. Experiência do Encontro e da Comunhão
4. De como viver as três atitudes, a gradualidade, a personalização e o esforço continuado.
O terceiro módulo "O que levamos conosco?" ministrada de forma sucinta e simpática pelo casal que também fez a animação do encontro : Dô e Chico.
Iniciou com a frase do Pe.Henry Caffarel " Ajudar os casais a caminhar a santidade, nem mais, nem menos"
Os pontos " concretos de esforço e partilha"


• escutar assiduamente a Palavra de Deus;
• encontrar-se todos os dias com o Senhor- numa prece silenciosa- a meditação
• oração conjugal
• dever de sentar-se
• regra de vida
• retiro

Para alcançar esses pontos concretos de esforço é necessário atitude de Fé, atitude de Lealdade.
Foi muito bem explicado que a Partilha é a razão de ser da equipe.
Todos assistiram a produção de um filme, DVD preparado pela Província SUL I , titulado " A história das Equipes de Nossa Senhora ", produzido com detalhes e de entrevistas com a nossa querida Nancy Moncau.
O casal Hermelinda e Arturo, responsável pela Província Sul I nos agraciaram com a palestra sobre o "Significado do compromisso"
Recordando e informando que a reunião mensal é uma celebração em que Cristo se faz presente; nosso Movimento é "Cristocêntrico" , isto é , estamos reunidos em nome de Cristo, com Nossa Senhora sendo intercessora.
Orientou sobre o pronto "Sim" a ser respondido pelos casais equipistas aos chamados do Movimento.
Para encerrar as atividades foi realizada a oração das Vésperas da Liturgia das Horas, oração feita em todos os cantos do mundo.
Os casais foram recebidos e acolhidos nas residências de outros casais equipistas da baixada Santista, que estavam ou não participando do encontro.
Dia 29, a agenda iniciou as 7 horas e quinze minutos, com todos cantando : " Vem, vem louvar encher este lugar de glória......", assim cantando ao Senhor Deus, na capela rezou-se as Laudes da Liturgia Horas com Padre Flávio Cavalca.
Logo após o café, houve a explanação e instruções sobre o " Dever de sentar-se" por Padre Flávio C. Cavalca.
Foi também explicado e informado sobre a organização de um setor, e a vida do Movimento.
Entre as palestras ministradas houve um período para os grupos formados por novos casais e acompanhados por um casal formador, para discussão e levantamento de questões relacionados aos assuntos abordados durante o encontro.Os casais formadores dirigiram a Plenária de forma esclarecedora, respondendo as perguntas e esclarecendo dúvidas possíveis.
O encontro foi encerrado com a santa missa presidida por Padre Flávio C. Cavalca, foi renovado o compromisso com o Movimento dos casais a mais tempo de equipe e proferido o sim de compromisso pelos novos casais.
Muitas experiências trocadas, muito amor compartilhado, a acolhida dos casais nas residências, o sorriso das meninas no bazar, a indicação dos livros, o carinho nos momentos das refeições e tantos outros detalhes que seria pouco as palavras á serem utilizadas para expressar os bons momentos deste encontro .
Agradecemos á Deus por todos que participaram, ajudaram, rezaram, cuidaram dos filhos e dos que pacientemente aguardaram o retorno dos seus aos lares.
Ficamos com o gosto de aguardamos, o próximo encontro e com a certeza, o Movimento das Equipes de Nossa Senhora aprendem muito com os novos casais e os casais com mais tempo de equipe muitas experiências transmitirão ao novos casais.
Terminamos com a oração do Magnificat.

FOTOS DO EVENTO


(01/10/2013) SITE DA REGIÃO CAPITAL 1

Informamos que está em funcionamento o site da Região Capital I, cujo CRR no momento é o casal Rachel e Fernando

Parabéns pela iniciativa

www.enscapital1.com.br


(30/08/2013) SESSÃO DE FORMAÇÃO NÍVEL I EM SANTOS

Realizou-se em Santos, dias 23 e 24 ago. a SFNÍVEL I , com os Setores A e B . Com 21 casais, Pe. Isac e o seminarista Jair, fizeram dessa Formação, mais um momento muito abençoado, que nosso Movimento proporciona aos casais. Com grupos, testemunhos, troca de idéias , dinâmicas, os casais se aprofundaram e sairam mais abastecidos e esclarecidos da importância do " Ser Cristão ".
Agradecemos a equipe de trabalho e os CRSs que organizaram tão bem a Formação.

Contando em estes casais, tivemos este ano em nossa região um total de 70 casais participando desta formação. Isto somente foi possível devido a realização de uma formação em cada diocese e aberto, o que diminui consideravelmente os custos de hospedagem.

Neli e John
CRR SP SUL I

Material utilizado nesta formação

História da Salvação - Texto
Ser Cristão e os Sacramentos
Vida em Comunidade
Espiritualidade
Espiritualidade Conjugal

fff


(26/08/2013) 1º ENCONTRO DOS EQUIPISTAS DO SETOR ARUJÁ COM OS SEMINARISTAS

Foi com muita alegria que na sexta-feira de 23 de agosto de 2013, tivemos nosso primeiro encontro com os Seminaristas Diocesanos, através de um jantar oferecido pelos nossos equipistas. Os contatos para que esse encontro se realizasse começaram em junho, através do Casal Cecilia e Reis, que com muita alegria aceitarou essa missão de serviço, qual seja, organizar encontros do Movimento das ENS com os seminários das proximidades. O encontro foi maravilhoso, com muito bate papo, cantorias e refeição saborosa. Nossas cozinheiras Cecilia e Felisa deram conta do recado mais uma vez. O encontro iniciou-se com uma oração de agradecimento pela acolhida e pela refeição e encerrou-se também com oração, a do Magnificat, oportunidade em que o Padre Leandro agradeceu o encontro, lembrando que será o primeiro de muitos e também quando se apresentou como SCE da Região. Tivemos também na ocasião o anúncio da Padroeira de Nossa Região, Nossa Senhora da Assunção. Agradecemos a todos os Equipistas que colaboraram e participaram do Jantar, ao Padre Leandro pela abertura desse espaço e a todos os seminaristas, que nos receberam com imenso carinho e com uma alegria contagiante. Tomara que em breve estejamos todos juntos novamente.

Estavam presentes 37 seminaristas, e dentre eles 8 irão se ordenar diácono no dia 4 janeiro de 2014. Todos estão convidados

Prestigiaram também este evento o CRR anterior Benita e Ruy

Marcia e Agnaldo
CRR SP LESTE III

en


(26/08/2013) A REGIÃO LESTE III TEM O SEU SACERDOTE CONSELHEIRO ESPIRITUAL

Queridos casais,
a paz!

Queremos com muita alegria, anunciar o SIM do Padre Leandro, SCE da ENS Rosário, Setor Mogi B.

Padre Leandro foi SCE do setor e atualmente está a frente do seminário diocesano de Mogi das Cruzes

Marcia e Agnaldo
CRR SP LESTE III

enen


(26/08/2013) POSSE DOS NOVOS CASAIS REGIONAIS SUL I E LESTE III

Queridos casais,
a paz!

Estivemos nos dias 16 a 18 ago., no Encontro do Colegiado Nacional - Itaici, juntamento com Pe Isac. Neste encontro, realizou-se a nossa posse de CRR SP SUL I bem como do SCERegião . Foram momentos plenos do amor de Deus em nossas vidas.Ricos de formação, aprendizado, convivência, alegria e amor.
Estar a serviço, nas ENS é nos entregarmos ao "amor", nos doar, nos deixarmos envolver pelo que Deus quer de nós: "faça a sua vontade".
Também tivemos o lançamento dos Documentos: "Retiro"e "O Espírito e as grande linhas do Movimento". Bem como o lançamento do Tema dos idosos: "Colhendo os frutos do amor" -- Pe. Cavalca. Além da escolha e lançamento do logo do 3.Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora 2015 em Aparecida.
Mais uma vez vez contamos com as orações de vcs, para juntos, darmos testemunhos de amor, felicidade e santidade.
forte abraço
Neli e John
CRR SP SUL I

enen

Queridos Amigos

Após um período de insegurança, misturado com ansiedade, vimos no dia 16 de agosto a assumir o serviço de Casal Regional de São Paulo Leste III, ocorrido no Encontro do Colegiado Nacional, em Itaici ( Boituva-S.P.), que encerrou-se em 18 de agosto. O Encontro iniciou-se com a missa de posse, as 17 horas de sexta-feira, na qual emocionados dissemos mais um Sim ao movimento que tanto nos ensina e tantas alegrias nos proporciona. Nossa região é a caçulinha da Super Região Brasil e conta atualmente com os setores de Arujá, Mogi A e Mogi B, com um grande desafio pela frente, qual seja, levar o movimento e a espiritualidade que ele oferece aos casais das cidades de Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano. Para isso, precisamos da ajuda e apoio de todos vocês, com suas orações, serviço e testemunho. Maria, nossa mãe nos guiou até o Seminário Diocesano, dois dias antes de assumirmos o serviço, mais precisamente no dia 14 de agosto, numa noite fria de 4ª feira, às vésperas da comemoração da Igreja da Assunção de Nossa Senhora, e nos deu um presente, o Sim do Padre Leandro, reitor do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, para o convite de ser nosso orientador espiritual nesse serviço, assumindo assim a função de Conselheiro Espiritual da nossa Região. Em agradecimento a Nossa Senhora e também por sugestão do Padre Leandro, foi decidido pelo Colegiado da Região, numa reunião em 19 de agosto, que Nossa Senhora da Assunção será a Padroeira de nossa Região. Assim, roguemos a ela proteção a todos nós. Um grande abraço...

Marcia e Agnaldo

CRR SP LESTE III

enen en

 


(21/08/2013) ENCONTRO NACIONAL DAS ENS EM APARECIDA 2015

Queridos Casais,

A paz!

Com muita alegria, a casa da nossa mãe Aparecida - a cidade de Aparecida do Norte , sediará o " 3º Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora"
As incrições começam em breve! Vamos abrir nossos corações, e nos deixar envolver pelo sentimento de peregrinos missionários, irmos ao encontro de Cristo e ao encontro de tantos irmãos.

Vamos motivar nossas Equipes de Base. Será uma benção nos prepararmos para nos encontrarmos lá!

Forte abraço, Fiquem com Deus e a proteção de Maria

Abaixo o endereço do site. Vejam o video de divulgação

Neli e John
CRR SP SUL I

www.encontronacionalaparecida2015.com


(13/08/2013) MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO NA SEMANA DA FAMÍLIA

Papa envia benção aos brasileiros pela Semana Nacional da Família

O Papa Francisco enviou uma benção apostólica para os fiéis, comunidades e paróquias que participam, no Brasil, da Semana Nacional da Família. A programação, que começa neste domingo, 11, vai até 17 de agosto, faz a reflexão do tema “Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”. O evento é animado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

A seguir, a íntegra da mensagem do Papa Francisco:

Vaticano, 6 de agosto de 2013

Queridas famílias brasileiras,

Guardando vivas no coração as alegrias que me foram proporcionadas durante a recente visita ao Brasil, me sinto feliz em saudá-las por ocasião da Semana Nacional da Família, cujo tema é “A transmissão e a educação da fé cristã na família”, encorajando os pais nessa nobre e exigente missão que possuem de ser os primeiros colaboradores de Deus na orientação fundamental da existência e a segurança de um bom futuro. Para isso, “é importante que os pais cultivem as práticas comuns de fé na família, que acompanhem o amadurecimento de fé dos filhos” (Carta Enc. Lúmem Fidei, 53). Neste sentido, os pais são chamados a transmitir, tanto por palavras como, sobretudo pelas obras, as verdades fundamentais sobre a vida e o amor humano, que recebem uma nova luz da Revelação de Deus. De modo particular, diante da cultura do descartável, que relativiza o valor da vida humana, os pais são chamados a transmitir aos seus filhos a consciência de que esta deva sempre ser defendida, já desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade, mas também na atenção aos mais velhos, especialmente aos avós, que são a memória viva de um povo e transmissores da sabedoria da vida. Fazendo votos de que vocês, queridas famílias brasileiras, sejam o mais convincentes arautos da beleza do amor sustentado e alimentado pela fé e como penhor de graças do Alto, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a todos concedo a Benção Apostólica.

Francisco


(23/07/2013) NOVO CASAL RESPONSÁVEL DO SETOR MOGI B

Encerrando o processo de discernimento na Região São Paulo Sul I, informamos o SIM dado pelo casal Alzemy e Álvaro, para Deus e para o movimento, ao aceitarem a responsabilidade de continuidade dos trabalhos no setor Mogi B.

Desejamos a este casal toda a alegria nesta nova missão que lhes foi confiada.

Agradecendo imensamente a dedicação de casal Helena e Ciro neste últimos 3 anos e tudo o que fizeram pelo movimento.

Assim como para o Frei Nestor todo o aprendizado e convivência fraterna.

f
f
f


(12/07/2013) PRORROGADO O PRAZO DO CONCURSO DE CRIAÇÃO DA LOGOMARCA

Foi prorrogado o prazo para o envio de sugestões da logomarca para o 3º Encontro Nacional das ENS em Aparecida

a) As propostas deverão ser encaminhadas para o endereço abaixo até o dia 31de julho de 2013, quando se encerra o prazo de entrega. Valerá para conferência, a data da postagem que deverá ser no máximo dia 31de julho de 2013.
b) Endereço:
Logomarca- III Encontro Nacional das ENS- 2015
A/C: Vera e José Renato Luciani
Rua Belém, 401 – Bairro Brasil
CEP 13301-453 – Itu/SP


(10/07/2013) NOVO CASAL RESPONSÁVEL DO SETOR ARUJÁ

É com grande alegria que informamos o SIM dado pelo casal Marta e Elson para o serviço de CRS Arujá nos próximos 3 anos.

A mesma alegria que nos demonstraram quando foi feito o chamado.

Parabéns ao casal e que Deus os ilumine neste nova missão

simsimsim


(25/06/2013) TEMA PARA A REUNIÃO DE INTEREQUIPES 2013

Como já é de conhecimento de todos, no segundo semestre é realizada a reunião de interequipes, sendo organizado pelos setores.

É realizado no mês de Agosto ou Setembro e é a oportunidade de convivermos e trocarmos experiências com casais diferentes de nossa equipe de base.

Para cada reunião, um casal é convidado a ser o Casal Responsável pela Interequipes e é convidado também um padre para ser o Sacerdote Conselheiro Espiritual, sendo de preferência equipista

Segue abaixo o link para acessar o tema de estudo

Tema de 2013

Fonte de consulta - Porta Fidei (Porta da Fé)

Excelente reunião a todos

Benita e Ruy


(24/06/2013) CONCURSO PARA A CRIAÇÃO DE LOGOMARCA DO 3º ENCONTRO NACIONAL

A Super Região Brasil, lançou o Concurso para a criação da logomarca do 3º Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora.

REGULAMENTO

1. Introdução
A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora no Brasil, que se realizará em Aparecida- SP, de 30 de junho a 03 de julho de 2015, apresenta aos CRP o Regulamento do Concurso para a criação da logomarca do Encontro. Este Regulamento deverá ser encaminhado aos equipistas indicados pelas Províncias para participarem do concurso conforme regras abaixo:

2. Objetivos do Encontro
a) Reafirmar a unidade e o sentido de pertença ao Movimento.
b) Possibilitar o encontro fraterno e a troca de experiências entre os participantes
c) Formação
d) Oração e Celebração em comum.
e) Testemunho público da vivência do amor e da espiritualidade conjugal.

3. Lema do Encontro
“Fazei tudo o que Ele vos disser”. (Jo 2,5)

4. Tema do Encontro
“Matrimônio Cristão: festa da alegria e do amor conjugal”.

5. Objetivo do Concurso
O concurso visa à criação de uma logomarca a ser estampada nos documentos e publicações do III Encontro Nacional das ENS e do Movimento.

6. Habilitação
O concurso está aberto às indicações de candidatos a serem feitas em cada Província através dos CRP/CRR/CRS, devendo ser até duas indicações por Província.

7. Normas de apresentação das peças gráficas

a) As propostas de logomarca deverão retratar o Tema do III Encontro Nacional, conforme descrito no item 4. As imagens da logomarca devem expressar a espiritualidade do Movimento, o local onde será realizado o evento e o espírito de Peregrinação do Encontro Nacional.

b) A logomarca deverá ser apresentada em cores.

c) Os equipistas candidatos deverão apresentar uma cópia da arte nas medidas 14 cm x 12 cm, da proposta da logomarca imprimindo em sistema digital em papel branco sulfite ou couchê, tamanho A4 (29,7 cm x 21,0 cm). Será avaliada a arte quanto a viabilidade de sua utilização em tamanhos reduzidos e ampliados sem que perca a originalidade da identidade visual da proposta do autor.

c1) Deverá vir acompanhada da cópia da arte um texto explicativo da ideia apresentada, justificando o significado de cada item da logomarca.

d) O candidato deverá enviar para o endereço indicado no item 8 deste Regulamento um envelope grande contendo dois envelopes menores com as seguintes características:
d.1- Um envelope fechado com a cópia da logomarca, identificado pelo PSEUDÔNIMO do autor.
d.2- Um envelope fechado com os seguintes dados:
Nome do casal equipista
Nome da Província
Nome da Equipe e o número que vem na etiqueta da CM
Identificação do Setor
Endereço
Cidade
Telefone
e-mail

8. Prazo das propostas

a) As propostas deverão ser encaminhadas para o endereço abaixo até o dia 10 de julho de 2013, quando se encerra o prazo de entrega. Valerá para conferência a data da postagem que deverá ser no máximo dia 10 de julho de 2013.
b) Endereço:
Logomarca- III Encontro Nacional das ENS- 2015
A/C: Vera e José Renato Luciani
Rua Belém, 401 – Bairro Brasil
CEP 13301-453 – Itu/SP

9. Propriedade
Todas as logomarcas inscritas passarão a ser propriedade das Equipes de Nossa Senhora- Brasil.

10. Comissão Julgadora
As propostas serão julgadas por uma Comissão a ser indicada pela SR Brasil.
A logomarca vencedora deverá ser enviada pelo seu autor, após a comunicação oficial da escolha, em arquivo JPEG ou outro formato a critério da Comissão Organizadora.

11. Premiação
O autor da logomarca vencedora receberá um Certificado da Comissão Organizadora do III Encontro Nacional, a inscrição de uma pessoa, com hospedagem, para participar do III Encontro Nacional das ENS. O prêmio não inclui o transporte de ida e volta da cidade de origem do candidato escolhido até a cidade de Aparecida- SP. A divulgação do resultado da escolha será feita na Carta Mensal de outubro de 2013.

12. Esclarecimentos
As dúvidas relativas ao concurso deverão se formuladas até o dia 30 de junho de 2013 e enviadas via e-mail para o seguinte endereço eletrônico:
renatoluciani@uol.com.br com cópia para: ens.imprensa@gmail.com

Comissão Organizadora do III Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora

TEXTO EM WORD


(23/06/2013) SESSÃO DE FORMAÇÃO PARA CASAIS PILOTO

Foi realizado neste sábado a formação para casais piloto seguindo a programação recomendada pela Equipe Satélite Formação da ERI.

Acolhida foi feita pelos casais de Mogi das Cruzes e Arujá no Instituto Ana de Moura na cidade de Mogi das Cruzes e contamos com a participação de 40 casais dos 8 setores. A organização deste evento esteve sob a responsabilidade do colegiado regional.

Iniciamos com o café da manhã, seguido da Santa missa celebrada por Frei Vasco.

Foram apresentadas cada um dos 4 módulos através de palestras

Módulo 1 - A Missão e o Espírito do Casal Piloto - Benita e Ruy - CRR - Apresentação
Módulo 2 - A Pedagogia da Pilotagem - Zilda e Wagner - Setor Santo André - Apresentação
Módulo 3 - A Organização da Pilotagem - Vera e Clóvis - Setor São Caetano - Apresentação
Módulo 4 - A Pilotagem e Ligação ao Movimento
- Neli e Jonh - Setor Santos A - Apresentação

Na parte da manhã formaram-se grupos de reflexão, assim como na parte da tarde

No encerramento foi feita uma plenária com a conclusão de cada um dos grupos

Somos gratos a Deus por estarmos reunidos em Teu nome e partilhamos sobre esta importante missão em nosso movimento

Fotos fornecidas pelo setor Mogi A

ffffffffffffffffffffffff


(18/06/2013) CAMPANHA VIDA PELA VIDA (NESTE MOMENTO INICIAL, SOMENTE PARA A CIDADE DE SANTO ANDRÉ)

sangue

UM GESTO CONCRETO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO

Pensando na Campanha da Fraternidade de 2013 e na Jornada Mundial da Juventude, o Projeto JEDA, a Diocese e a Prefeitura de Santo André suscitam um “ato concreto” dos jovens na conscientização e valorização da vida.

Assim sendo, instigando os sentimentos de solidariedade, caridade, partilha e unidade e unindo a necessidade com a vontade de servir, propomos aos jovens e a toda sociedade salvar a vida do próximo, isto é, doar seu sangue.

Buscamos também, através deste projeto, tornar a campanha de doação permanente através do envolvimento, conscientização e compromisso assumido, continuar a divulgar a campanha mesmo após este período.

Maiores informações:http://www.diocesesantoandre.org.br/newsite/?p=11786

A campanha acontecerá entre os dias 24/6 e 06/07 e locais de coleta são: Hospital Mário Covas, Hospital Municipal e Hospital da Mulher

Neste período, de hora em hora, dois ônibus saíram de pontos estratégicos, conduzindo a população gratuitamente, até os centros de doação da cidade e retornando-os até o destino inicial. Roteiro dos ônibus, caso o doador não tenha condução própria. Roteiro

Formulário para cadastro (Inclusive para quem não possa doar no momento). Formulário


(17/06/2013) FORMAÇÃO SOBRE O ANO DA FÉ COM DOM NELSON

Neste sábado, dia 15, foi realizado, conforme ocorre anualmente uma formação com Dom Nelson Westrupp, scj Bispo da Diocese de Santo André.

O evento foi realizado na nova sede da Mitra Diocesana na Praça do Carmo, no auditório com a presença de 150 equipistas

Este ano o tema foi "O ano da fé" e antes de iniciarmos a palestra foi passado um filme muito interessante sobre a história do Concílio Vaticano II e os documentos conciliares, pois este ano comemoramos 50 anos de sua finalização e também os 20 anos da publicação do texto final do Catecismo da Igreja Católica.

São momentos importantes para a reflexão sobre a nova evangelização e em que contexto se insere o movimento das Equipes de Nossa Senhora.

Ao final foram dadas as benção pelo Bispo e pelo padres presentes (Padre José Ailton - SCER, Padre Felipe e Padre Márcio) aos casais aniversariantes presentes:
- Dora e Cesar (50 anos)
- Luiza e Sandro (25 anos)
- Neuza e Rossini (31 anos)
- Diomar e Fernando (35 anos)

Nesta oportunidade, foi anunciado o novo casal responsável do setor São Bernardo/Diadema, que assumirá em novembro, no Encontro Provincial

Foi também apresentado aos casais do ABC o novo Casal Regional Sul I Neli e Jonh de Santos, que assumirão em Agosto próximo

Parabéns ao casal Agda e Oliveira nesta nova missão, que juntamente com o Padre Felipe, irão continuar o serviço realizado neste últimos 3 anos por Luiza e Sandro, juntamente com o Padre Ademir, que agradecemos muito em sua dedicação e disponibilidade.

domnelsonpfagda

Fotos cedidas pelo casal Agnes e Ivan (Setor São Bernardo/Diadema)


(10/06/2013) NOVO CASAL RESPONSÁVEL DO SETOR MOGI A

Neste final de semana foi realizado o retiro do setor Mogi A no sítio Rosa Mística. Nesta oportunidade, foi anunciado o novo casal responsável de setor, que assumirá em novembro, no Encontro Provincial.

É o casal Luciene e Marcelo, que aproveitaram para agradecer o SCE de sua equipe, Padre Thiago Cosmo, que irá acompanha-los nesta missão

PARABÉNS

f

Agradecemos de forma especial o casal Cláudia e Lourival, a dedicação nestes últimos 3 anos. Foram momentos de fortacelecimento da nossa fé, amizade e conhecimento de Deus e da grandeza do movimento das Equipes de Nossa Senhora

Benita e Ruy


(06/06/2013) ENCONTRO DO PAPA COM AS FAMÍLIAS

Nos dias 26 e 27 de Outubro, estará acontecendo o Encontro do Papa com as Famílias, na cidade de Roma.

Informamos que os equipistas desta cidade se ofereceram para acolher os casais equipistas de outros paises presentes neste evento.

Portanto restaria as despesas com a passagem aérea ao casal peregrino.

Quem estiver interessado, informe o casal responsável de seu Setor, o mais breve possível


(29/05/2013) FORMAÇÃO SOBRE O ANO DA FÉ COM DOM NELSON

Convidamos todos os equipistas para este importante evento

domnelson

Pedimos a todos a leitura do

Documento A porta da Fé


(29/05/2013) EQUIPES DE NOSSA SENHORA PRESENTES NOVAMENTE NA FEIRA VOCACIONAL

A Diocese de Santo André, promoveu através da Pastoral Vocacional mais uma edição da Feira Vocacional, e trouxe aos fieis do ABC 18 stands entre congregações, movimentos e comunidades. Foi realizado no dia 26 de Maio na Igreja Matriz de Mauá, onde o pároco é o Padre Nelson Rosselli e o vigário, Padre Márcio, ambos equipistas.

O objetivo é de mostrar aos jovens, os caminhos de santidade oferecidos pela nossa igreja. Foi visitado por aproximadamente 500 pessoas e sempre prestigiado pelo nosso bispo diocesano Dom Nelson Westrupp, scj.

Maiores informações: http://www.diocesesantoandre.org.br/newsite/?p=11557

vvvvv

A presença das Equipes de Nossa Senhora se faz necessária, para mostrar que também podemos ter uma vida voltada aos valores cristãos, dentro do Sacramento do Matrimônio, e o movimento auxilia os casais, juntamente com o sacerdote conselheiro espiritual, nesta incansável busca.


(2/05/2013) NOVOS CASAIS REGIONAIS APARTIR DA MULTIPLICAÇÃO DA REGIÃO SUL I

Com muita alegria informamos o SIM dos novos Casais Regionais para o período de 2014 a 2017

Desejamos a eles todo o êxito na missão que Deus lhes confiou. Parabéns pelo SIM dado a Ele e a movimento das ENS

A Região São Paulo Sul I ficará composta de 5 setores:

Santo André
São Bernardo/Diadema
São Caetano
Santos A
Santos B

O casal que assumirá esta região será Neli e Jonh do setor Santos A, juntamente com o Padre Isac

neli

A nova região, denominada Região Leste III, será composta 4 setores, que contarão também com novos CRS

Arujá
Mogi A
Mogi B

O casal que assumirá a nova região será Márcia e Agnaldo do setor Arujá

marcia

Que todos os casais levem a mensagem do nosso XI Encontro Internacional de Brasília "Ousar o Evangelho"

Benita e Ruy


(2/05/2013) REUNIÃO DO COLEGIADO PROVINCIAL

Nos dias 27 e 28 de Abril, o colegiado da Provincia Sul 1 esteve reunida em São José dos Campos, e muito bem acolhidos pelas irmãs da Casa de Retiros Cura D'Ars.

Estavam presentes os 8 Casais Regionais, o Casal Provincial e os Padres Paulo Renato (SCEP) Padre José Ailton (SCER SP Sul I). No domingo a celebração foi presidida pelo Padre Tiago, SCE da EJNS de São José dos Campos

Foram partilhados os momentos das regiões, orientações para os EACREs, Sessões de Formação, Peregrinação à Aparecida, e outros assuntos

Foi apresentada a finalização da proposta de multiplicação da Região São Paulo Sul I e o SIM de seus novos Casais Regionais, assim como da Região Leste I.

f


(20/04/2013) CONVITE PARA A PEREGRINAÇÃO À APARECIDA

Queremos convidar a todos os equipistas e familiares a participarem da tradicional peregrinação, onde comemoramos o aniversário do movimento no Brasil. Há 63 anos se realizava a primeira reunião de equipe, trazida pelo casal Nancy e Pedro Moncau, através de muitos contatos com Padre Henri Caffarel na França

Dia 18 de Maio com a seguinte programação.

8:00 hs Acolhida aos casais e padres
10:45 hs TERÇO DAS ENS - Todos se reunem na parte de trás da Basílica (Próximo ao estacionamento)
11:40 hs Entrada de todos em procissão
12:00 hs Santa Missa
13:30 hs Lanche comunitário no sub solo
15:00 hs Retorno para a cidade de origem (Pode variar conforme programação de cada setor ou ônibus)

aparecida

Os oito setores de nossa região estão organizando caravanas. Procurem o Casal Responsável de seu setor para maiores informações

Os padres que quiserem cocelebrar, se dirigir a sacristia às 11:30hs. Não é necessário levar os paramentos, pois a organização da Basílica poderá fornecer.

Venham todos participar deste momento de fé e de alegria pelo encontro com nossa Mãe Maria Santíssima e com outros casais de nossa Província.


(20/04/2013) SESSÃO DE FORMAÇÃO NÍVEL I EM NOSSA REGIÃO

Neste mês de abril, foram realizadas duas sessões de formação nível I em nossa região.

Esta formação tem como objetivo dar consciência aos casais a respeito do SER CRISTÃO, iniciando pela caminhada do povo de Deus, passando pela história de nossa Igreja, os sacramentos, e chegando até os dias de hoje. Tivemos além das palestras, reuniões de grupos, momentos de convivência e oração.

Em Mogi das Cruzes tivemos 25 casais dos setores de Arujá, Mogi A e Mogi B. E nos dias 6 e 7 partilharam conosco os seus conhecimentos o Padre Rodrigo (Arujá) e Padre Claudionir (Mogi B).

Os alimentos foram preparados pelos casais dos três setores no local, Centro Ana de Moura, que está com uma ótima infra estrutura.

História da Salvação
Sacramentos
Igreja e Espiritualidade

FOTOS DO EVENTO DE MOGI

No ABC tivemos 24 casais dos setores de Santo André, São Bernardo/Diadema e São Caetano. E nos dias 12 e 13 partilharam conosco os seus conhecimentos o Padre Filipe, Padre Edvaldo e Padre Deyvid.

Desta vez utilizamos as dependências do Centro Comunitário da Paróquia São João Batista, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo.

O encerramento foi na missa mensal, juntamente com a comunidade e os casais dos ABC. A celebração foi presidida pelo Padre Felipe, fez questão de apresentar o movimento, que tanto ajuda o casal e os padres nesta busca pela santidade, em ter como modelo Jesus Cristo.

Uma alegria muito grande foi ver a Igreja lotada.

Agradecemos a Deus pela realização destas formações e a todos que de uma forma direta ou indireta estiveram a serviço. Deus os recompense largamente

Os padres palestrantes, casais auxiliares, CRS, ao pessoal das casa que carinhosamento nos acolheram. Acreditamos que teremos muitos frutos destes eventos, no casal participante, na família, na equipe, na comunidade.

Benita e Ruy


(26/03/2013) BLOGS DOS SETORES - NOVO BLOG DO SETOR SANTOS A E ATUALIZAÇÃO DOS ENDEREÇOS

Queremos informar a todos que já estamos com 7setores de nossa região com blogs ativos

Setor São Caetano - http://enssaocaetano.blogspot.com.br/
Setor São Bernardo/Diadema - http://www.enssetorsaobernardodiadema.blogspot.com.br/
Setor Santo André - http://www.setorsantoandre.blogspot.com.br/
Setor Arujá - http://www.enssetoraruja.blogspot.com/
Setor Mogi A - http://ensmogia.blogspot.com/
Setor Mogi B - http://ensmogib.blogspot.com/

E agora o mais novo em atividade

Setor Santos A - http://enssantossetora.wordpress.com/

Parabéns a todos pela iniciativa, e contarmos com mais um meio de informação desta comunidade viva de casais.


(19/2/2013) MULTIPLICAÇÃO DA REGIÃO SÃO PAULO SUL I

Foi anunciado no EACRE, através do Casal Responsável Provincial Hermelinda e Arturo, o projeto de multiplicação da região, cujo estudo e consultas vem sendo realizado desde 2010. Várias regiões no Brasil estão passando por este processo de multiplicação ou de readequação, onde alguns setores foram remanejados para outras regiões vizinhas

O objetivo deste processo em andamento é uma melhor redistribuição das equipes, visando a qualidade no atendimento e acompanhamento. São consideramos como critério, a quantidade de equipes/casais, a localização geografica, se tem casais para a formação quadros e se tornar auto sustentável (CL, CP, Coordenadores de Experiência Comunitária, Capacidade financeira)

A Região São Paulo Sul I, com 8 setores composto no total em 106 equipes, 624 casais, 84 Sacerdotes, se tornou a 3ª maior região do Brasil em número de pessoas envolvidas. E este fato, trás aspectos positivos, pois mostra o crescimento do movimento. Mas por outro lado é motivo de preocupação, pois além do número de casais, temos ainda a questão das distâncias a serem percorridas nos eventos e atendimento pelo Casal Regional. A questão o trânsito, nas grandes metrópoles, está cada vez mais preocupante.

Neste estudo que pode se concretizar ainda este ano, seria criado a Região São Paulo Leste III, com os setores Arujá, Mogi A e Mogi B.

A região São Paulo Sul I, ficaria então composta pelos setores Santo André, São Bernardo/Diadema, São Caetano, Santos A e Santos B

Que as orações feitas a nosso movimento, sejam também dirigidas a todos os envolvidos neste processo. Que sejam derramadas bençãos sobre os novos casais que cuidarão destas regiões formadas

Benita e Ruy


(16/2/2013) EACRE 2013

FOI REALIZADO O ENCONTRO ANUAL DE CASAIS RESPONSÁVEIS DA REGIÃO SÃO PAULO SUL COM A PRESENÇA DE

> 101 Casais Responsáveis de Equipe
> 44 Casais Ligação
> 9 Casais Piloto
> 8 Casais Responsáveis de Setor
> 10 Casais de apoio/serviço

Totalizando 172 casais

LOCAL INSTITUTO SAGRADA FAMÍLIA
R. MANDURI, 68 – JD PARAÍSO – SANTO ANDRÉ

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA – PRESIDIDA POR DOM NELSON WESTRUPP SCJ
ABERTURA E OBJETIVOS DO ENCONTRO(CRR E SCER)
APRESENTAÇÃO DOS SETORES
ORIENTAÇÕES PARA 2013 –HERMELINDA&ARTURO - Apresentação
FLASH SOBRE A BEATIFICAÇÃO DE PADRE CAFFAREL
TEMA DO ANO 2013- PADRE PAULO RENATO - Apresentação
REUNIÃO DE GRUPOS DE REFLEXÃO COM CASAIS
REUNIÃO DOS SCES - PRESENÇA DE 15 PADRES
ANO DA FÉ – PADRE JOSÉ AILTON
3º ENCONTRO NACIONAL – VERA & JOSÉ RENATO - Casal Coordenador do Encontro
JMJ – RIO 2013 – SEMINARISTA GUILHERME – COMISSÃO JMJ DIOCESE STO ANDRE
CONVIVÊNCIA / CONFRATERNIZAÇÃO

FOTOS DO SÁBADO

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

ORAÇÃO DA MANHÃ
PRIORIDADES NAS ENS - BENITA E RUY - Apresentação
TESTEMUNHO - CRIS E BETÃO - CAPITAL
EJNS – IVETE E JOSÉ EVANIL E PRISCILA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE – PADRE RINALDO – SCES SANTO ANDRÉ
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA – ENVIO

FOTOS DO DOMINGO

Fotos tiradas e cedidas pelo casal Agda e Oliveira do setor São Bernardo/Diadema


(14/1/2013) ENTREGA DA CONTRIBUIÇÃO EQUIPISTA PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

No dia 13 de Janeiro, o CRR esteve com o Padre Herculano, responsável pela Propedêutico, para a entrega do cheque destinado à vocações sacerdotais. Uma contribuição feita anualmente, como sinal de apoio do movimento para as três casas de seminaristas da Diocese de Santo André: Propedêutico, Filosofia e Teologia.

O movimento das ENS em seus estatutos exige a presença do sacerdote conselheiro espiritual em cada uma das equipes de 5 a 7 casais. Esta ajuda representa a consciência dos casais na necessidade urgente de padres, não somente para a própria equipe, como para a nossa sociedade, cada vez mais pagã e portanto mais desumanizada. Acreditamos que um mundo melhor somente será possível com a presença de Deus no meio do casal, no meio da família.

Particulamente este ano, uma parte desta ajuda será direcionada para auxiliar na viagem dos seminaristas na Jornada Mundial da Juventude, em Julho no Rio de Janeiro, com a presença do Santo Padre Papa Bento XVI.

peherculano
Entrega do cheque pelo CRR Benita e Ruy para o Padre Herculano


(14/1/2013) MENSAGEM DE ANO NOVO

Queridos equipistas

Paz

Gostariamos de iniciar desejando que em todas as equipes, a reunião de balanço tenha sido um momento muito proveitoso este ano e que as conclusões a que chegaram os aproxime cada vez mais em sabedoria da vontade de Deus sobre cada casal e sobre cada uma das equipes. Esperamos que todos tenham compreedido bem todas as questões (e que foram muitas), não no trabalho em responde-las, mas no seu espírito, que foi trabalhar os mais diversos aspectos de nossa caminhada equipista.

Queremos desejar a todos um abençoado 2013 e particulamente aos novos CRE eleitos muito êxito em sua missão, lembrando que as respostas deste balanço são um excelente guia a nos conduzir durante o ano.

Nâo nos esqueçamos que o que nos leva a reunirmos em equipe é o reconhecimento de nossas fraquezas. Será que sem o movimento das ENS, sem a ajuda de outros casais e conselheiros, teriamos força para perseverar no caminho da santidade? “Felizes os pobres”(Mt 5,3) Os pobres das Bem aventuranças são aqueles que se entregam totalmente à Providência de Deus. Aqueles que confiam totalmente n’Ele. O pobre é aquele que, segundo São Paulo, reconhece sua própria fraqueza. “Quando me sinto fraco, então é que sou forte”(2 Cor 12,10). Quando reconheço a minha fraqueza ponho toda a confiança no Senhor, entregando-me totalmente à Ele. Feliz aquele que não se orgulha do que recebeu, dos dons que o Senhor colocou nele, mas que o leva naturalmente ao louvor. “A minha alma glorifica o Senhor, e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador...porque Ele fez em mim maravilhas”(Lc 1, 46-49). Portanto em nossa equipe de base, seja ela nova ou experiente, busquemos incessantemente a descoberta de Cristo, na ajuda mútua e testemunho, e abrir-se a vontade de Deus, no casal, na família, nas ENS, na Igreja e no mundo.

Fazendo agora um balanço do movimento no ano de 2012 em nossa região, temos a destacar o fortalecimento dos eventos realizados. A nível de Provincia, a ótima presença na Peregrinação à Aparecida e também a participação de 15 padres no Encontro dos SCE no Centro Pastoral Santa Fé. Todos as SFCRE (Antigo Pré-eacre) sendo realizado em período integral. O primeiro EACRE realizado com a presença em tempo integral dos CRE, CL e CP (320 participantes). As duas Sessões de Formação Nível III, uma em Santos e outra em Mogi das Cruzes num total de 77 casais. Quantos belos testemunhos de acolhida, uma atitude cristã um pouco esquecida. Tivemos em todos os setores as missas mensais, com os setores reunidos por diocese, sendo realizados em locais tradicionais e também novos como Guarujá, Salesópolis, Ribeirão Pires, Santa Isabel, e o movimento ficou mais conhecido. Em março realizamos o Encontro da Expansão, com a presença dos casais expansão e os CRS.

Na Diocese de Santo André, tivemos o Encontro do Bispo com as Famílias, que além da participação das ENS, tivemos juntos com o ECC, Mãe Rainha, MFC, e a Pastoral Familiar. A inauguração do edifício sede da mitra diocesana, onde tivemos a colaboração dos equipistas, na aquisição do metro quadrado, na compra de convites para os jantares, na ajuda nos eventos em prol da construção, e outras ações isoladas. Tivemos um estreitamento no contato com Pastoral Vocacional, na participação na Gincana (Maio) e da Feira (Setembro) Vocacional. Todo o apoio dado ainda é pouco, perante a necessidade urgente que temos de padres, cujo convívio, o equipista em o privilégio de ter no mínimo uma vez ao mês. A confraternização dos equipistas com os seminaristas já se tornou um costume, com apoio de Dom Nelson, com sua presença e palavras sempre marcantes. Este ano concentramos nossa ajuda no envio dos seminaristas para a JMJ no Rio de Janeiro. Na diocese de Santos, os casais colaboraram intensamente na tradicional festa de Nossa Senhora de Mont Serrat, sem falar do apoio de Dom Jacyr, Bispo de Santos e equipista.

Em Mogi das Cruzes, tivemos a graça do anúncio de Dom Pedro Luiz Strighini como bispo, que foi equipista em São Paulo, por 12 anos. Os equipistas se empenharam na preparação da missa de posse, e muito também na Festa do Divino Espírito Santo, uma tradição centenária nesta cidade. Onze retiros maravilhosos foram realizados e não temos como não lembrar do Padre Mário (Arujá) que nos deixou repentinamente para a casa do Pai. Aproveitamos para agradecer a todos os sacerdotes conselheiros de nossa região, os que já pertenciam ao movimento e aqueles que deram seu SIM neste ano. Sua disponibilidade junto conosco e sua insubstituivel presença. Nós em particular, queremos destacar a participação de nosso SCER Padre José Ailton, com presença amiga, palavras que nos orientam na condução deste serviço e muita oração. Aprendemos cada vez mais o significado da palavra "COLEGIALIDADE", pois cada CRS de nossa região soube dar sua contribuição, e mostrar como a diversidade de dons inerentes de cada pessoa, de cada casal, torna o grupo fortalecido quando sempre relembramos o motivo de nossa reunião, a presença de Cristo.

Agradecemos a cada equipista de nossa região, através do seu CRS. Obrigado de coração, Mayte e Ricardo, Luiza e Sandro, Maria José e Adelino, Márcia e Agnaldo, Claudia e Lourival, Helena e Ciro, Vanessa e Ary, Zulmira e Rollo e aos novos casais Beti e Reinaldo, Márcia e Nei, Odete e Alfio. Aos casais Ligação da região, Mônica e Sergio (Mogi) e Neli e Jonh (Santos). Agradecemos a Deus todos os momentos vividos neste ano e a todos que permitiram que a Tua graça agisse. Particularmente nós, pelas palavras e orações no mês de abril, período em que o Ruy esteve hospitalizado. Como é importante saber que tantas pessoas se preocupam por nós e que todos estamos unidos em oração. .

Benita e Ruy
Região São Paulo Sul I


(11/12/2012) DATAS DOS RETIROS EM NOSSA REGIÃO EM 2013

Acessem o link Retiros neste site para saberem quais as datas dos retiros em 2013.

Lembrando que a pergunta que o casal deve fazer não é: "Vamos ou não fazer o retiro este ano?".

A pergunta correta é: Qual o retiro que vamos fazer?

É a necessidade de deixarmos nossa rotina, nosso dia a dia para o encontro com o Senhor. Não é uma obrigação e sim uma necessidade, um alimento espiritual.

Caso estejam impossibilitados de participar nas datas dos retiros de seu setor, procurem em outro setor, pois serão muito bem acolhidos

Caso o casal esteja com alguma dificuldade na participação, busquem a ajuda mútua em sua equipe de base. Caso não tenham como socorrer, busquem ajuda do setor via Casal Ligação. Mas não deixem de fazer este Ponto Concreto de Esforço.

Passaremos brevemente as informações detalhadas sobre as inscrições.

Benita e Ruy


(09/12/2012) COLEGIADO DA PROVÍNCIA SUL I SE REUNE EM SÃO PAULO

Nos dias 8 e 9, os Casais Responsáveis das 8 Regiões, estiveram reunidos com o Casal Provincial Hermelinda e Arturo, para a reunião de final de ano no Centro Missionário José Allamano no Horto Florestal - São Paulo - Capital.

Foi feito um balanço sobre as atividades deste ano com muitos pontos positivos a destacar:

1) Todos os EACREs tiveram pela primeira vez a participação integral dos CRE, CL e CP.
2) Maior participação na Peregrinação à Aparecida em comemoração ao aniversário das ENS
3) Foi consolidada a readequação das Regiões Centro I, Centro II e Sul II
4) Todos Pré-EACREs estão sendo realizados em um dia inteiro
5) Boa participação dos equipistas da Província no Encontro Internacional de Brasília
6) O bom trabalho dos CRRs focando a unidade e a formação
7) Ótimo retorno no conteúdo e forma do Encontro Provincial
8) A realização do primeiro Encontro de SCE da Província com a participação de 97 Conselheiros (as)

Tivemos as celebrações e um momento de formação, conduzido por Padre Camilo, equipista na cidade de São Paulo. Agradecemos muito sua disponibilidade.

Foram tratados vários assuntos: AET (Acompanhador Espiritual Temporário), Colegialidade, Chamado ao Serviço nas ENS (Escolha do CRS), EEN Encontro de Equipes Novas, Sistema Magnificat, Carta Mensal, Projeto Vocacional, Encontro Nacional de CRS em 2014, JMJ 2013. Além de momentos de partilha das regiões.

Nos momentos litúrgicos agradecemos as Deus pelas maravilhas realizadas e intercessão de Maria pelas obras a ser realizar no nome do Senhor no ano de 2013 para valorizar o Sacramento do Matrimônio, juntamente com os Sacerdotes Conselheiros Espirituais, amigos impressindíveis nesta missão..

fff

Que Padre Caffarel continue a interceder por todos nós

ff

Colegiado da Província Sul I


(09/12/2012) SFCRE (Antigo Pré EACRE) DO SETOR MOGI B

A SFCRE foi realizada na cidade de Mogi das Cruzes n salão da Paróquia São Maximiliano Kolbe

Iniciou-se às 8:00 hs encerrando no final da tarde com a celebração da Missa por Frei Nestor

O CRS Helena e Ciro agradeceram todos que colaboraram no evento. Ao casal Mônica e Sérgio (Casal Ligação Regional - Mogi), ao colegiado do setor.

Comentou que esta nova formação, praticada desde o ano passado, de um dia inteiro, ficou mais eficiente, com a troca de experiências e um tempo mais adequado para repassar tantas informações importantes e fundamentais para este serviço no movimento. Neste grupo tivemos 6 casais que assumem como Responsáveis de Equipe pela primeira vez.

Maiores detalhes vejam no blog http://ensmogib.blogspot.com.br/


(02/12/2012) SFCRE (Antigo Pré EACRE) DO SETOR MOGI A

A SFCRE foi realizada na cidade de Mogi das Cruzes no Instituto Ana de Moura

Iniciou-se às 8:00 hs encerrando no final da tarde com a celebração da Missa por Padre Dioclécio

O CRS Cláudia e Lourival agradeceram a presença de todos os participantes, palestrantes, animadores, pessoal que ajudou na cozinha, enfim a todos os que colaboram espontaneamente para que este dia fosse abençoado.


(02/12/2012) SFCRE (Antigo Pré EACRE) DO SETOR ARUJÁ

Este ano, a SFCRE foi realizado na cidade de Santa Isabel

Iniciou-se com a Santa Missa dominical celebrada na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, às 8:00 hs juntamente com a comunidade local

Em seguida todos os equipistas se dirigiram para o salão paroquial para o início dos trabalhos que durou o dia todo.

O CRS Márcia e Agnaldo contou com a colaboração do seminarista do Sion, o Humberto, para a animação e cantos.


(01/12/2012) SFCRE (Antigo Pré EACRE) DO SETOR SANTOS A E SANTOS B

Foi realizado em período integral com as presenças dos casais dos dois setores na cidade de Santos

O local escolhido foi o Instituto Imaculada Conceição, e aproveitamos para agradecer a acolhida que as ENS sempre encontram por parte das Irmãs.

O novo CRS Odete e Alfio comentou sobre a continuidade desta unidade criada entre os dois setores. Disse também que nesta formação existem momentos onde os casais são separados por setor para tratar de assuntos do próprio setor

O novo CRS Márcia e Nei em suas palavras de encerramento, juntamente com o Padre Isac, se emocionou ao sentir as maravilhas que o Senhor nos reserva no serviço, agradecendo a todos que de uma forma ou outra colaboraram na realização deste abençoado dia.


(01/12/2012) SFCRE (Antigo Pré EACRE) DO SETOR SÃO BERNARDO/DIADEMA

Foi realizado neste dia 1 em período integral no Espaço Mirassol em Santo André.

Foram realizadas palestras, reuniões de grupo e iniciou-se com a Santa Missa

Todos tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas, mesmo aqueles mais experientes, destacaram o CRS Luiza e Sandro.

Disseram como o aprendizado nas ENS é rico e não tem fim.


(30/11/2012) Inauguração e Bênção do Edifício-Sede da Mitra Diocesana de Santo André

No dia 30 de novembro, Festa de nosso Padroeiro Santo André, aconteceu a tão esperada inauguração do Edifício-Sede da Mitra Diocesana de Santo André.

Foi um acontecimento marcante que coroou a longa trajetória dos cinco anos de construção. Quanto esforço, quanta luta, quanta energia, quantas campanhas, quanto envolvimento, quanta coragem e vontade! Valeu a pena!

Ver erguido o majestoso prédio em plena Praça do Carmo, Centro de Santo André, é motivo de especial orgulho e profunda gratidão a Deus e a tantos quantos colaboraram financeiramente e incentivaram esta obra.

Quem acompanhou a construção desde a demolição da antiga e querida casa da Cúria que abrigou a Diocese por cinquenta anos; quem viu a imensidão de água barrenta sair do subsolo quando da fixação dos primeiros alicerces, quanta terra e quanto barro teve de ser removido..., depois as sapatas, os ferros, as colunas, as paredes... Meu Deus! É impossível não se emocionar com a conclusão do prédio.

A noite iluminada da festa de inauguração foi maravilhosa. Quem esteve presente pode contar.

Mereceu destaque a presença de nosso Bispo Dom Nelson Westrupp, scj. Vestido com as vestes corais festivas, Dom Nelson foi a figura mais importante da noite, pois sua coragem e sua audácia envolveu, desde os Padres, até os mais simples dos diocesanos e diocesanas. Era difícil encontrar alguém, nos recantos da Diocese, que não soubesse da construção ou que não perguntasse: quando será a inauguração?...

Parabéns, Dom Nelson! Deus conceda-lhe saúde e coragem para continuar sua linda missão episcopal. Seu espírito empreendedor e sua coragem envolvem a todos. deus o proteja!

Foi tocante também a alegria dos presentes, a participação de todos nesta vitória. A noite da inauguração foi uma noite de gala e de confraternização. As luzes e os fogos que embelezaram a festa foram expressão de nossa alegria.

A presença amiga e solidária dos queridos Bispos: Dom Cláudio Cardeal Hummes, Dom Airton José dos Santos e de Dom Manuel Parrado Carral tornou nossa festa mais imponente e significativa.

Os Bispos e os Padres, com sua túnica e estola, acompanhados por um seminarista, aspergiram as paredes de todo o prédio, pavimento por pavimento. E são 13 pavimentos! Obrigada, Senhor, pela graça de Tua bênção!

Os Padres, os Diáconos, a juventude representada pelos queridos Seminaristas, encheram de alegria e de esperança nossos corações.

Após a celebração da bênção, os amigos e as amigas, acompanhados pelos Funcionários da Mitra, visitaram, andar por andar do grandioso prédio, isso foi maravilhoso! Todos admiraram e voltaram maravilhados para casa.

Senhor, que o Edifício-Sede da Mitra Diocesana de Santo André seja a casa que acolhe e que evangeliza. Que todos encontrem carinho e aconchego nesta que é a casa-mãe de nossa Igreja Católica Apostólica Romana no Grande ABC.

Santo André, 30 de novembro de 2012
(Irmã maurinea)

f


(25/11/2012) MISSA DO SIM SETOR MOGI A

Aconteceu às 16:00 hs, na cidade de Mogi das Cruzes, a Missa do Sim, onde os novos CRE tomaram posse.

Foi na paróquia Nossa Senhora do Socorro

Foi presidido pelo Padre Dioclécio SCE do Setor.

Maiores informações no blog: http://ensmogia.blogspot.com.br/


(25/11/2012) MISSA DO SIM SETOR ARUJÁ

Aconteceu às 10:00 hs, em Arujá, a Missa do Sim, onde os 10 novos CRE tomaram posse

Foi presidido pelo Padre Wanderlei Malaquias SCE do Setor.


(24/11/2012) SESSÃO DE FORMAÇÃO PARA CASAIS RESPONSÁVEIS DE EQUIPE DO SETOR SANTO ANDRÉ

O antigo Pré eacre, com nova formatação, já utilizada desde o ano passado, contando com um dia inteiro de duração foi realizado na Paróquia São José em Mauá, onde o pároco é o nosso querido Sacerdote Conselheiro Espiritual de duas equipes e Região Padre José Ailton.

O novo CRS Bete e Reinaldo destacaram o nível das palestras, sinal de maturidade dos casais na caminhada equipista e de testemunhos espontâneos que tiveram e abrilhantaram mais ainda este evento

Foram momentos ricos de formação e troca de experiências.


(24/11/2012) MISSA DO SIM SETOR SÃO BERNARDO/DIADEMA

Aconteceu às 16:00 hs, na Paróquia Nossa Senhora Piraporinha, São Bernardo, a Missa do Sim, onde os 14 novos CRE tomaram posse

Foi presidido pelo Padre Ademir SCE do Setor.


(24/11/2012) DOM PEDRO LUIZ STRIGHINI TOMA POSSE EM MOGI DAS CRUZES

Com um ginásio de esportes do Clube Náutico Mogiano completamente lotado, tomou posse o novo Bispo para a Diocese de Mogi das Cruzes.

A celebração iniciou-se às 16:00hs com a presença de diversos bispos: Dom Airton José dos Santos (Arquidiocese de Campinas), Dom Nelson Westrupp (Diocese de Santo André), Dom Joaquim Carrera (Diocese de Guarulhos), Dom Emilio, Dom Paulo Mascarenhas entre outros

Homilia de Dom Pedro Luiz

ffffff


(24/11/2012) MISSA DO SIM DOS SETORES SANTOS A E SANTOS B

Aconteceu às 9:30 hs, na Igreja Matriz de Santos, a Missa do Sim, onde os novos CRE tomaram posse

Foi presidido pelo Padre Isac SCE do Setor Santos A e por Frei Lino, SCE do setor Santos B

Ao final tivemos uma alegre confraternização no salão paroquial, onde foram feitas merecidas homenagens aos casais Vanessa e Ary e Zulmira e Rollo, que com muito carinho e amor conduziram o setor neste últimos 3 anos

ffff


(23/11/2012) MISSA DO SIM SETOR SÃO CAETANO

Aconteceu às 20:30 hs, na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, São Caetano, a Missa do Sim, onde os 14 novos CRE tomaram posse

Foi presidido pelo Padre Wanderson SCE do Setor.


(21/11/2012) CONFRATERNIZAÇÃO DAS ENS COM OS SEMINARISTAS DA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

Com a presença de Dom Nelson Westrupp SCJ os equipistas do ABC estiveram reunidos na Paróquia Santa Maria Goretti, Utinga, Santo André, para juntos com os seminaristas, comemorar mais um ano de muitas bençãos e realizações.

Um evento que iniciou com um pequeno grupo de casais e que hoje em seu terceiro ano de realização, conta com a colaboração e presença dos equipistas de nossa diocese. Todos levam um prato para que no final possamos alegremente partilhar os alimentos.

Tradicionalmente os casais levam até o seminaristas um simples presente como sinal de amizade e se comprometem a rezar um pelos outros durante o ano seguinte.

Mas este ano foi feito de forma diferente em razão da Jornada Mundial da Juventude 2013 no Rio de Janeiro. Foi feito um momento onde os casais representantes de cada uma das 45 equipes ofertaram em um envelope, um valor espontâneo em espécie, para ajudar a viabilizar a ida dos seminarista e este evento único.

No encerramento Dom Nelson dirigiu palavras a todos, baseado em uma leitura de Lucas e incentivou os seminaristas a aceitarem com carinho o convite para acompanhar uma equipe, assim que se ordenarem. O nosso bispo testemunhou como foi importante para a sua vida sacerdotal ter sido conselheiro de uma Equipe de Nossa Senhora

f


(18/11/2012) MISSA DE POSSE SETOR MOGI B

Aconteceu às 15:00hs na Paróquia São Maximiliano Kolbe, em Mogi das Cruzes, onde os novos CRE tomaram posse

Foi presidida pelo SCES Frei Nestor

Maiores detalhes vejam no blog http://ensmogib.blogspot.com.br/


(10/11/2012) MISSA DO SIM SETOR SANTO ANDRÉ

Aconteceu às 16:00hs na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres, em Diadema, a Missa do Sim, onde os 17 novos CRE tomaram posse

Foi presidido pelo Padre Gonise e concelebrado por Padre Rinaldo, novo SCE do Setor.

Que todos sejam iluminados pelo Espírito Santo na condução de suas equipes em 2013


(05/11/2012) ENCONTRO DE SCE DA PROVÍNCIA

Aconteceu no dia 5 de Novembro, no Centro de Pastoral Santa Fé, o Encontro Províncial de SCE.

Este evento ocorrerá a cada 5 anos e seu objetivo é a troca de experiência entre os SCE.

Com grande expectativa foi preparado este momento, que dos 102 inscritos, tivemos a ótima participação efetiva de 97 conselheiros (as)

Um momento especial foi a plenária, onde estavam participando da bancada os padres Paulo Renato, Padre Flávio Cavalca, Dom João Evangelista e o casal Provincial Hermelinda e Arturo. Foi aberto um espaço para perguntas a todos, e assim tiveram a oportunidade de esclarecer certos dúvidas e ao mesmo tempo um espaço para colocarem sugestões.

f


(05/11/2012) ENCONTRO DA PROVÍNCIA SUL I

Aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de Novembro, no Centro de Pastoral Santa Fé, o Encontro Províncial.

Foram momentos de formação, oração, partilha e alegre convivência dos Casais Responsáveis pelos Setores, juntamente com os Casais Regionais e Provincial.

Tomou posse do setor Santo André, o casal Bete e Reinaldo juntamente com o Padre Rinaldo

f

ffffffffffffff


(13/10/2012) REUNIÃO DE NOVEMBRO, REUNIÃO DE BALANÇO

“A reunião de balanço é um momento de partilha e entreajuda que a equipe deve viver em clima de oração, verdade e comunhão”. (Documentos das ENS)

De quando em quando há de parar e compreender que cada dia deve ser vivido como um dom de Deus. Assim, o Movimento vai levando os casais a fazer uma caminhada ao longo do ano que termina com a Reunião de Balanço.

Esta reunião deve ser vivida como um dever de sentar-se em equipe. Sob inspiração do Espírito Santo, o balanço da equipe oferece a oportunidade de refletir com transparência e avaliar com espírito cristão o estado em que se encontra a equipe, sua trajetória, seus progressos e as dificuldades sentidas no ano que termina. A partir dessa reflexão, pode-se decidir que caminhos tomar para que a vida de equipe possa progredir nos planos da oração, do estudo e da amizade fraterno.

É importante que cada membro examine seu progresso e estabeleça metas para melhorar sua vida espiritual como pessoa e como casal. Também deve ser examinada a forma como as diferentes partes da reunião foram vividas durante o ano e identificar maneiras de aperfeiçoá-las para o ano seguinte.

A Reunião de balanço será então uma grande celebração, onde todos farão um esforço comum para encontrar Jesus Cristo. Assim, será um tempo não só para contar as maravilhas que o Senhor realiza, mas também para projetar a caminhada de casal, de equipe e de Movimento, com muito entusiasmo e esperança.

TEXTO PARA A REUNIÃO DE BALANÇO 2012


(07/10/2012) A REGIÃO SÃO PAULO SUL I ACOLHE OS CASAIS DA PROVÍNCIA EM REUNIÃO

No dia 6 de Outubro, esteve presente em Santo André, o Colegiado da Província Sul I, para a reunião preparatória do Encontro Provincial e do Primeiro Encontro de Sacerdotes Conselheiros Espirituais da Provincia.

No Encontro Provincial tomarão posse os novos CRS. De nossa região são: Márcia e Nei (Setor Santos A) juntamente com Padre Isac, Odete e Alfio (Setor Santos B) e Bete e Reinaldo (Setor Santo André) juntamente com Padre Rinaldo. O Encontro está marcado para os dias 2, 3 e 4 de Novembro e será realizado na Centro Pastoral Santa Fé, em Perus, São Paulo..

Nesta reunião tivemos a oportunidade de participar da Santa Missa presidida pelo Padre Ademir (SCE Setor São Bernardo/Diadema) e contamos com a importante presença de Dom Nelson para o almoço, onde dirigiu algumas palavras de incentivo a todos. Tivemos também a compania amiga da Irmã Maurineia, secretária episcopal

f

Casais presentes: Hermelinda e Arturo (Casal Provincial), Rachel e Fernando (CRR Capital I), Iriane e Vander (CRR Capital II), Benita e Ruy (CRR SP Sul I), Katia e Alexandre (CRR SP Sul II), Márcia e Rubens (CRR Centro I), Sandra e Valdir (CRR Centro II), Cristiane e Brito (CRR Leste I) e Conceição e Nelson (CRR Leste II).

Agradecemos imensamente os casais de apoio: Maria José e Adelino (CRS Santo André) e Luiza e Sandro (CRS São Bernardo/Diadema)


(01/10/2012) ALTERAÇÃO DOS NOMES DOS SETORES NA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

Em alinhamento ao trabalho de readequação dos setores/região, que está ocorrendo em toda a Super Região Brasil, os nomes os setores foram alterados.

O setor ABC I- Passará a se chamar setor São Caetano

O setor ABC II- Passará a se chamar setor São Bernardo/Diadema

O setor ABC III - Passará a se chamar setor Santo André

A composição das equipes permanece inalterada e a mudança ocorrerá efetivamente na posse do novo CRS Bete e Reinaldo no Encontro Provincial em Novembro

Estas mudanças, que no momento é a simples troca de nomes, se devem aos seguintes fatos:

a) Estes setores são um dos únicos no Brasil que permanecem com nome regiões metropolitanas e não nome de cidades
b) Com o pensamento na futura expansão, as novas equipes a serem formadas devem procurar estar mais próximas. Os deslocamentos nas cidades estão ficando cada vez mais difíceis, e esta mudança favorece que as equipes formadas estejam juntas na mesma cidade.
c) Equipes de outras cidades como Mauá, Ribeirão Pires, e de Santo André (que estão no setor São Caetano), formarão um novo setor assim que tiverem condições para isto. (pelo menos 10 equipes, todas com padres e com casais para preencherem os quadros de serviço)
d) Mais setores na mesma cidade receberão a denominação complementar. Por exemplo, Santo André A, Santo André B e assim por diante.


(19/09/2012) NOMEADO O NOVO BISPO PARA A DIOCESE DE MOGI DAS CRUZES

Dom Pedro Luiz Stringhini nasceu em 1953, na cidade de Laranjal Paulista (SP). Foi ordenado em 2001, como bispo auxiliar de São Paulo, Região Belém, onde ficou ate 2009, quando foi nomeado bispo de Franca. Além disso, dom Stringhini foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz (2007 a 2011). Na diocese de Mogi das Cruzes, dom Pedro Stringhini sucederá a dom José Airton dos Santos, transferido para a arquidiocese de Campinas (SP), em fevereiro desse ano.

Quando esteve em São Paulo foi SCE de uma equipe por 12 anos.

As Equipes de Nossa Senhora de nossa região saudam o novo bispo diocesano de Mogi das Cruzes.

f

Dom Pedro Luiz Stringhini, envia uma mensagem acolhendo o Administrador Diocesano, o Colégio dos Consultores, os Padres, os Diáconos, os religiosos, as religiosas e todos o povo da Diocese de Mogi das Cruzes

Mensagem


(07/09/2012) SESSÃO DE FORMAÇÃO NÍVEL III EM MOGI DAS CRUZES

Nos dias 1 e 2 de setembro, foi realizada no Centro Familiar Maria Medianeira, com a participação de 37 casais. Foram momentos de muita oração, reflexão, convívio fraterno, estudo, troca de experiência e um aspecto que tem se destacado é o resgate a atitude cristã de acolhida, assumida desde o EACRE deste ano.

Desta vez os casais de Mogi das Cruzes e Arujá, hospedaram em suas casas os casais do ABC e de Santos. Nada como se sentir um equipista, acolhendo e sendo acolhido, interagindo com as realidades da vida. Resgate de uma atitude muito comum no início da vida do movimento no Brasil.

f

As palestras formam de uma riqueza muito grande e maior ainda a sua compreensão com a reflexão nos grupos de estudos

> Responsabilidades nas ENS - Padre Flávio Cavalca
> O SCE e as ENS - Padre Flávio Cavalca
> O sentido da Ligação - CRP Hermelinda e Arturo - Apresentação e Lição do fogo
> Mística dos PCE - Osmarina e Toninho - Apresentação
> Experiência Comunitária e Pilotagem - CRP Hermelinda e Arturo - Apresentação
> Visão histórica e Estrutura do movimento das ENS - CRP Hermelinda e Arturo - Apresentação e Motivação
> Prioridade nas ENS - CRR Benita e Ruy - Apresentação
> Colegialidade - Mônica e Sérgio - Setor Mogi A - Apresentação

Nesta oportunidade foi anunciado também a alteração dos nomes do setores do ABC para nomes de cidades, assim como ocorre na grande maioria dos setores do Brasil. Desta forma a nova designação passará a ser, apartir de Novembro:

Setor ABC I - Passará para Setor São Caetano
Setor ABC II - Passará para Setor São Bernardo/Diadema
Setor ABC III - Passará para Setor Santo André

Neste primeiro momento, a única alteração será de nomes, mantendo-se a composição das equipes, dentro dos setores, exatamente a mesma. As consequências seriam a médio e longo prazo, para um projeto de expansão melhor organizado.

Mais fotos


(25/08/2012) O COLEGIADO NACIONAL SE REUNE EM ITAICI

Nos dias 24, 25 e 26 de Agosto se reuniram para as orientações do movimento para 2013. Tomaram posse 2 novos Casais Provinciais (Nordeste e Leste), e demais Casais Regionais. Desejamos a todos muito crescimento nesta jornada de serviço aos irmãos equipistas.

ecn

Agradecemos a Deus os momentos de oração, formação e convivência com casais de todo o Brasil

Benita e Ruy


(27/07/2012) A REGIÃO SÃO PAULO SUL I NO XI ENCONTRO INTERNACIONAL

Ùltimos dias deste inesquecível evento.

fffffffffff


(24/07/2012) A REGIÃO SÃO PAULO SUL I NO XI ENCONTRO INTERNACIONAL

Acompanhem mais fotos de hoje

TIvemos palestras e Celebração Eucarística na parte da manhã e à tarde o ato público, com a participação de todos com um dever de sentar-se realizado na Esplanada dos Ministérios, encerrando-se ao por do sol da cidade de Brasília.

ffffffffffffffffffffffff


(22/07/2012) A REGIÃO SÃO PAULO SUL I NO XI ENCONTRO INTERNACIONAL

Após as missas de envio realizadas nas três dioceses, os casais de nossa região marcam presença neste evento, que além de marcar os rumos a tomar nestes próximos 6 anos, marca também o início dos trabalhos do novo casal ERI Casal Moura Soares (Portugal) e o novo colegiado.

Como divulgado no nosso EACRE, todos os equipistas estarão presentes fisicamente ou pelas orações conforme a escala abaixo, em uma oração recíproca, por parte dos casais que estão presentes e os que estão em suas casas

Dia 20 - Setor ABC I (Pelos casais em viagem de ida)
Dia 21 - Setor ABC II
Dia 22 - Setor ABC III
Dia 23 - Setor Arujá
Dia 24 - Setor Mogi A
Dia 25 - Setor Mogi B
Dia 26 - Setor Santos A
Dia 27 - Setor Santos B (Pelos casais em viagem de volta)

Acompanhem o conteúdo das palestras no site do evento www.brasilia2012.com.br/ens/index-pt.php?page=dia-a-dia.

ffffffffffffffffffff

 


(01/07/2012) ENCONTRO DO BISPO E PADRE ZEZINHO COM AS FAMÍLIAS NA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

Com início as 16 horas foi realizado o Encontro do Bispo e Padre Zezinho com as Familias da diocese de Santo André.

Tradicionalmente uma formação com Dom Nelson Westrupp era realizado anualmente, somente com os equipistas. Como a prioridade pastoral de 2012 na diocese é a familia, Dom Nelson achou por bem, convidar o Padre Zezinho e realizarem este evento juntamente com os outros movimentos e pastorais ligados a família.

Para a animação foram convidados os Padres Vanderlei Nunes (Assessor da Pastoral Familiar Diocesana) e Padre Vanderlei Ribeiro (Coordenador da Comissão do Anúncio da diocese e também SCE de três Equipes no setor ABC III)

Tivemos também a presença dos SCE Padre Paul (Setor ABC III) e Padre Nivaldo (Setor ABC II)

Na primeira parte (16:00 hs) foram apresentadas as pastorais e movimentos ligados a familia na diocese (10 minutos cada). Falaram a Pastoral Familiar (Edmes e Roberto casal coordenador), depois nós (ENS), em seguida o ECC (Beto e Rosana), depois o movimento da Mãe Rainha e finalmente o MFC Movimento Familiar Cristão.

Em seguida tivemos rica palestra com Dom Nelson, falando sobre a realidade atual da família e a proposta da caminhada dos casais cristãos na evangelização e a mudança desta realidade.

No intevalo, os presentes puderam se utilizarem dos stands montados: Livraria Paulus, Livraria Ave Maria, Milicia da Imaculada, barracas de alimentos, e outros

Às 19:00 hs teve início a palestra seguida de show musical com Padre Zezinho, com ênfase também a família e os desafios da educação cristã para os filhos, nos dias de hoje. As belas músicas do Padre Zezinho foram cantadas por todos os presentes e foram momentos emocionantes.

Neste evento, os três setores do ABC se reuniram e auxiliaram na distribuição de convites, cuidaram da decoração do palco, o conjunto musical era formado por equipistas e ficaram responsáveis pela barraca do churrasco

Queremos agradecer o empenho e esforço de todos os envolvidos para o sucesso deste evento, que demonstrou a unidade de nossa Igreja. Apesar de ser realizado no período junino, com muitas pessoas envolvidas nas quermesses das paróquias, tivemos a presença de aproximadamente 3000 pessoas

Benita e Ruy

ffffffffffffffffff


(28/05/2012) MENSAGEM DO CASAL ERI

CHEGAMOS A BRASÍLIA!

A nossa viagem, que começou em Janeiro de 2009 em Roma com a decisão de organizar o XI Encontro Internacional em Brasília, já se aproxima do ponto de chegada: dentro de poucas semanas encontrar-nos-emos, milhares de casais e padres equipistas, no coração do Brasil. Foi uma viagem longa e nem sempre fácil de organizar porque muitas razões, entre elas a actual crise económica, a tornaram mais difícil do que outras.
Mas o entusiasmo, a confiança, o desejo do encontro, o empenhamento e a disponibilidade ao serviço de tantos equipistas permitiram ultrapassar as várias dificuldades, e, de 21 a 26 de Julho, a cidade de Brasília será invadida por quase 8 000 equipistas. O nosso primeiro pensamento é de agradecimento a todos os que, nestes três anos, dedicaram tanto do seu tempo e das suas energias para a realização deste projecto; agradecemos também a todos aqueles que, embora com dificuldade, optaram por participar neste acontecimento para testemunhar o valor de se encontrarem para este tempo de reflexão, de amizade e de oração; agradecemos ainda a todos os que generosamente contribuíram para a solidariedade internacional, permitindo que casais com maiores dificuldades económicas pudessem estar presentes em Brasília; finalmente, agradecemos a todos os equipistas do mundo que, durante aqueles dias de Julho, se sentirão unidos a todo o Movimento em amizade fraterna e na oração.
Este XI Encontro Internacional dar-nos-á consciência e coragem para OUSAR O EVANGELHO, e estamos certos de que um novo sopro do Espírito saberá guiar-nos nos anos que nos esperam.
Ousar o Evangelho, porque o homem de hoje, desorientado e confuso, tem, mais do que nunca, fome de encontrar um sentido mais profundo para a sua vida, e nós podemos testemunhar que Deus pode saciar essa fome.
Ousar o Evangelho, porque a realidade social de hoje, desagregada nos valores e nos ideais, tem necessidade de verdade e de justiça, e nós podemos testemunhar que as palavras de Deus são palavras de verdade e de justiça.
Ousar o Evangelho, porque o mundo de hoje, atormentado pela violência e pela guerra, anseia no mais fundo do coração pela paz, e nós podemos testemunhar que o Evangelho é a Boa Notícia da Paz para toda a humanidade.
Ousar o Evangelho, porque nele está presente a única palavra que faz viver e que nós, cristãos, somos chamados a testemunhar em todos os momentos e em todas as situações da nossa vida: a Esperança!

f

Carlo e Maria Carla e Pe. Angelo

Maio 2012


(27/04/2012) EVENTO COM DOM NELSON E PADRE ZEZINHO EM JUNHO

f


(02/04/2012) SESSÃO DE FORMAÇÃO NÍVEL III EM SANTOS

Foi realizado nos dias 30 e 31 de Março e 01 de Abril a sessão de formação Nível III, no CEFAS na cidade de Santos.

Contamos com a presença de 40 casais participantes, sendo 5 de cada um dos oito setores. Fomos muito bem acolhidos pelos casais anfitriões, que cuidaram com todo o carinho das acomodações, alimentação e toda a infra estrutura necessária.

Agradecemos imensamente os padres Alex (SCES Santos B) e Padre Isac (SCES Santos A) pelas celebrações e a presença de Dom Jacir, bispo diocesano de Santos.

Este evento teve como objetivo a formação de quadros, com parte expositiva, através de palestras, e troca de experiências e reflexões, nas reuniões de grupo. As palestras proferidas foram:

História e estrutura do movimento - CRP Hermelinda e Arturo - Apresentação
Responsabilidades nas ENS e na Igreja - Padre Flávio Cavalca - Resumo
O Sacerdote Conselheiro Espiritual nas ENS - Padre Ademir - Setor ABC II - Resumo
Experiência Comunitária e Pilotagem - Frei Lino - Setor Santos B
Tema de Estudo e Reunião Preparatória - Ruth e Luis Walter - Apresentação
Mística dos PCEs e Partilha - Osmarina e Toninho - Apresentação
O Espírito da Ligação - CRP Hermelinda e Arturo - Apresentação e texto
Prioridades nas ENS - CRR Benita e Ruy - Apresentação
Reunião de Equipe - Testemunho - Bete e Reinaldo - ENS Esperança - Setor ABC III - Apresentação

Fotos


(25/03/2012) ENCONTRO DA EXPANSÃO 2012

No último sábado (17 de Março) estivemos reunidos em Santos como colegiado da região e os casais expansão da região São Paulo Sul I no Encontro da Expansão. Tivemos a abertura e a oração inicial feita na capela pelo Padre Alex (Santos) seguido do café da manhã. Em seguida, na sala de palestras, o nosso CRR Ruy da Benita falou a respeito da expansão sustentada dentro da nossa região com a preocupação da melhor forma de difundir nosso movimento nas comunidades, de nos colocarmos a disposição para experiências comunitárias, de formarmos casais aptos a este serviço e das prioridades da expansão do movimento. Ficou clara a preocupação da busca da unidade e do fortalecimento do nosso movimento. Neste sentido foi muito bem lembrada a frase do Pe. Caffarel: “Mais valem 500 equipes fortes do que 5000 medíocres.” Frei Lino falou sobre a necessidade de uma boa acolhida aos novos casais, tendo em vista as novas realidades que encontramos na família hoje. Terminamos nosso encontro com um delicioso almoço.
Neste ensolarado sábado nem chegamos a ver a cor do mar, mas o momento que Deus nos proporcionou neste encontro nos saciou muito mais que qualquer água de coco na areia da praia.
Agradecemos a todos de Santos pela calorosa acolhida.

Vania e Nivaldo
ENS Desatadora de Nós
Setor ABCIII

Apresentação


(15/03/2012) Missa de posse de Dom Airton

f


(14/03/2012) Encontro Internacional é destaque na Câmara dos Deputados

O Deputado Pe. José Linhares realizou na Sessão Ordinária da Câmara dos Deputados do dia 07 de março de 2012, um pronunciamento anunciando a realização do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora, em Brasília, em julho próximo.

O parlamentar destaca o imenso significado do evento e frisa a importância do movimento para espiritualidade conjugal da comunidade católica.

Confira a íntegra do discurso:

O Sr. JOSÉ LINHARES (PP-CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, é com muita alegria e entusiasmo que comunicamos a realização do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora, em Brasília, de 21 a 28 de julho deste ano. O evento deverá apresentar imenso significado para a comunidade católica no Brasil, com profunda repercussão no conceito contemporâneo do matrimônio e na vida cotidiana dos casais obedientes aos desígnios de Deus.

As Equipes de Nossa Senhora têm origem na iniciativa do padre francês Henri Caffarel, que, em 1938, formou o primeiro grupo de jovens casais, interessados no aperfeiçoamento da vida matrimonial, de acordo com os princípios cristãos. O lugar do matrimônio na doutrina católica tornou-se o centro dos debates e, mais do que isso, o próprio suporte espiritual dos cônjuges, pelo que atraiu gradativamente um sem-número de novos casais.

A ideia da formação das equipes surge em 1947, em razão da multiplicação dos núcleos e da necessidade de unidade e estruturação dos trabalhos. A prece conjugal e familiar, os encontros mensais e a adoção das regras pessoais e espirituais tornam-se a base do funcionamento das equipes. A partir da década de 50, os núcleos se multiplicam pelo mundo e estabelecem métodos universais de funcionamento.

Senhor Presidente, de acordo com o próprio movimento, a razão de ser das Equipes de Nossa Senhora é ajudar os casais a descobrirem a riqueza do sacramento do matrimônio e a viverem a espiritualidade a dois. Como testemunhas do matrimônio cristão na Igreja, esses casais permanecem fiéis às promessas do batismo, baseiam suas vidas no Evangelho de Cristo, divulgam Sua mensagem, e se mantêm ligados à Igreja e ao clero; em suma, fazem de suas atividades uma colaboração com Deus e um serviço ao próximo. Oficialmente reconhecidas pelo Conselho Pontifício em 2002, caracterizam-se como um movimento de fiéis leigos, que realizam trabalho apostólico voltado para a preservação dos valores cristãos da família e da sociedade, difundindo a importância de viver o casamento nos parâmetros da religião, e desse modo contribuindo para a consolidação de famílias e grupos sociais mais equilibrados, mais seguros, mais fraternos e espiritualizados.

Devemos lembrar, a propósito, Senhor Presidente: a fundação da primeira Equipe fora da França deu-se exatamente no Brasil. Ao longo do tempo, em um país tão grande e diversificado, multiplicou-se a adesão de interessados; hoje, são mais de 18.600 casais comprometidos, sob orientação de 1.900 Sacerdotes e Conselhos Espirituais.

Daí a importância do evento de julho próximo, que evocará a figura de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil. O próprio logotipo do evento apresenta a pesca milagrosa do Rio Paraíba, onde foi encontrada a imagem da Virgem, juntamente com a cruz, símbolo máximo da cristandade, e o casal de mãos dadas, como síntese do trabalho das Equipes de Nossa Senhora.

Senhor Presidente, Nobres Colegas, temos a felicidade de anunciar desde já a realização do XI Encontro Internacional das Equipes, na certeza de a Capital Federal será abençoada pelo acontecimento. Esperamos que a adesão de casais católicos corresponda à inegável vocação cristã de nosso povo, a ser aperfeiçoada e vivenciada de modo cada vez mais profundo, na esteira dos ensinamentos de Jesus Cristo, na luz do exemplo incomparável de Maria, nossa santa mãe de amor e misericórdia.

Muito obrigado, Senhor Presidente.


(27/02/2012) Vídeo e letra do HINO DO XI ENCONTRO INTERNACIONAL (Frei Luiz Turra, OFMcap)

Ousar o Evangelho é ir além do programado!
Ousar o Evangelho é acolher o inesperado!

É de Cristo testemunho um casal que sabe amar.
Ama em casa, nos caminhos, ama aquele que encontrar,
Pois o amor sempre revela outro amor muito maior.
Proclamemos pela vida: “nosso Deus é o Deus amor”.

Nas estradas, onde andamos, há caídos a sofrer.
O Deus vivo se revela onde o amor vem socorrer.
São casais samaritanos, sempre abertos a servir,
Onde a vida mais precisa, onde a vida quer sorrir.

Pelos campos e cidades o Evangelho é nossa luz.
Ao encontro dos feridos, Jesus Cristo nos conduz.
“Faze o mesmo”: cura e salva, na descida a Jericó,
Pois o mundo está doente, muita gente vive só.

Ouvir

Letra com partitura


(22/02/2012) MAIS UM BLOG INICIA SUAS ATIVIDADES

Informamos a todos o início das atividades do novo blog do setor ABC I.

http://ensabc1.blogspot.com/

Este novo meio de se comunicar pertence a todos, portanto solicitamos aos equipistas do setor o envio de material para publicação

Nosso muito obrigado

Mayte e José Ricardo - CRS ABC I


(04/02/2012) EACRE 2012

Com a presença de 91 CRE, 32 CL, 3 CP, 8 CRS, o Casal Regional, o Casal Provincial, Casal Super Região, 18 Padres e convidados, totalizando 294 pessoas, realizou-se o Encontro Anual de Casais Responsáveis de Equipe.

Queremos agradecer inicialmente ao bom Deus pela obra realizada neste final de semana no EACRE de nossa Região.

Foram momentos marcantes, que trarão muitos frutos, dentro das promessa de nosso batismo, no trabalho de evangelização, de levar a Palavra de Deus a todas a criaturas.

Obrigado a todos que colaboraram para o sucesso deste evento, com seu trabalho inscansável e esforço.

Nas celebrações, no sábado celebrada por Padre Isac (Santos), co-celebrada por Padre José Ailton (SCER), Padre Rogerio e Padre Márcio (ABC II) e no domindo Dom Nelson Westrupp, bispo da diocese de Santo André, a irmã Maurinéia e do diácono Everson na celebração do envio

Ao colegiado regional, pelo carinho e empenho em cada detalhe, na organização dos serviços de alimenção, acolhida, apresentação, secretaria, tesouraria, bazar, cantos, confraternização, imagem e som.

A todos os palestrantes e equipes que se apresentaram: CRP Hermelinda e Arturo, Padre José Ailton, Padre Gonise, CRSRB Cida e Raimundo, Osmarina e Toninho, ENS Graças (Mogi A e Santos A), Comunidade Nossa Senhora da Esperança, EJNS.

Ao casal Anivaldo e Eva, pela animação

A todos os 18 padres presentes em nossa Reunião com os Sacerdotes Conselheiros Espirituais

Ao pessoal que preparou os alimentos

Ao Colégio Ábaco, através de seus colaboradores que trabalharam diretamente no evento e a Rose, com que tratamos dos ajustes iniciais.

A todos os participantes, CRE, CL e CP, razão principal deste evento.

A todos os casais auxiliares

A todos que ficaram com os filhos, para que os pais pudessem participar

A todos que contribuiram de alguma forma

Que Deus lhes retribua com graças, tudo o que ajudaram a realizar

Benita e Ruy

Fotos e palestras

Orientações 2011 - CRP Hermelinda e Arturo TEXTO e APRESENTAÇÃO

O sentido da Ligação - CRSRB Cida e Raimundo TEXTO

Prioridades no movimento das ENS - CRR Benita e Ruy APRESENTAÇÃO

Beatificação Padre Caffarel - CRS Maria José e Adelindo APRESENTAÇÃO

Equipes Jovens de Nossa Senhora APRESENTAÇÃO

Pastoral Familiar - Osmarina e Toninho APRESENTAÇÃO

Fotos


(25/01/2012) O EACRE SERÁ EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

Informamos que está confirmado o local, assim como a data de realização do EACRE 2012

Será no Colégio Ábaco, localizado na Av. João Firmino, 1099 – Bairro Assunção – São Bernardo do Campo.
Site: www.colegioabaco.com.br

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, com início às 7:30hs com Celebração Eucarística

Com muita alegria, nós do colegiado Regional, aguardamos a todos os participantes: CRE (Casais Responsáveis de Equipe), CL (Casais Ligação) e CP (Casais Piloto), Casais convidados e Palestrantes.

Todos os SCE (Sacerdotes Conselheiros Espirituais) estão convidados para a reunião no dia 4, neste mesmo local, às 11:00 hs, seguido do almoço. Solicitamos confirmar presença para o CRS.

Vamos orar para o êxito deste evento e que atinja os objetivos de animar os casais para a sua missão, neste ano tão especial.


NOTICIAS DE 2009 A 2011